dcsimg

Como funciona o EAD


Por Marcele Chinarelli
As graduações tradicionais, ministradas de forma presencial nas universidades continuam em maior número no país, embora o crescimento da modalidade de Educação à distância, o EaD, tem se tornado uma opção bastante atraente para alguns vestibulandos. Existem muitas dúvidas sobre o assunto, principalmente sobre a legalidade dos cursos e comparações entre as duas modalidades. O portal Passeiweb informa neste artigo algumas dicas úteis como forma de orientação aos vestibulandos sobre o ensino à distância.


Stockvault

Segundo definição do Ministério da Educação (MEC), a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

O EAD tem como característica o ensino por intermédio de tecnologias como a Internet, para a interação entre os alunos e os professores.

O ensino na modalidade EAD tem como vantagem a flexibilidade, pois não é necessário que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar à mesma hora, ou seja, é possível montar os horários de acordo com a sua disponibilidade. Em geral, estudantes que necessitam dividir o tempo de estudo com trabalho ou outras atividades, veem no ensino à distância a oportunidade de fazer um curso de nível superior.

É importante ressaltar que tanto na graduação presencial quanto no EAD são exigidas as mesmas cargas horárias, bem como não há diferença entre as modalidades na emissão do diploma.

De acordo com o MEC, os cursos mais procurados na modalidade EAD são: Pedagogia, Administração, Serviço social, Competências gerenciais, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Administração Pública e outros cursos de formação de professores.


Diferenças

Confira as principais diferenças entre os cursos presenciais e EAD:

  Presencial EAD
Ingresso É necessário participar de um processo seletivo para ingressar na faculdade. Algumas faculdades fazem processos seletivos distintos para graduação presencial e EAD. Assim como nos cursos presenciais, é obrigatório participar de um processo seletivo. Algumas faculdades fazem processos seletivos distintos para graduação presencial e EAD.
Aulas As aulas são presenciais, ou seja, ministradas em salas de aulas na faculdade. As aulas são visualizadas via satélite ou Internet, sem horário determinado. Boa parte da carga horária é cumprida à distância, mas requerem aulas e avaliações presenciais com determinada frequência.
Horário Fixo: em dias e horários estabelecidos. Flexível: o aluno pode assistir quando desejar.
Frequência por atividades e trabalhos. registrada pela presença do aluno em sala de aula.

Universidade Aberta do Brasil

O programa UAB (Universidade Aberta do Brasil), implantado em 2007, é um sistema integrado por universidades públicas de todo o país, que oferecem ensino superior por meio do uso da metodologia da educação a distância em cursos de licenciatura, formação pedagógica, bacharelado, tecnólogo e sequenciais.

Existem duas modalidades para ingresso de estudantes nos cursos ofertados no âmbito do Sistema UAB: pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social. O ingresso para a demanda social é feita pela aprovação o em processo seletivo organizado pela instituição de ensino ofertante.


Referências bibliográficas

* * *

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13105&Itemid=879

http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/05/30/pedagogia-e-o-curso-de-graduacao-a-distancia-mais-procurado-do-brasil-veja-a-lista.htm

http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1

http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/curso-distancia-ead-ou-presencial-697316.shtml


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: