dcsimg

Dicas para uma boa redação no Vestibular e Enem


prova-do-enemA cada ano, os vestibulandos preparam-se para os processos seletivos das faculdades em busca de uma vaga no curso que escolheu para seguir carreira. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, também tem sido fundamental na conquista por uma colocação nas universidades públicas ou particulares do país.

Além das disciplinas básicas ministradas durante o Ensino Médio, como Matemática, Física, Língua Portuguesa, Biologia e História, por exemplo, a redação assume um papel muito importante tanto nos vestibulares quanto no Enem, que é ser um instrumento de avaliação do conhecimento do candidato, suas habilidades linguísticas, como suas ideias são organizadas e seus argumentos em relação ao tema proposto. Um bom desempenho na redação pode muitas vezes garantir um diferencial na nota geral.

Muitos estudantes consideram tarefa árdua fazer uma redação, principalmente diante do nervosismo e ansiedade que antecedem os exames como o vestibular e o Enem.

Escrever uma boa redação requer treino e atenção a detalhes que podem enriquecer o texto. Pensando nisso, a equipe Passeiweb preparou uma série de dicas que poderão ajudar na elaboração de um texto com qualidade.

Leitura

Ler frequentemente é uma boa forma de familiarizar-se com a norma culta da Língua Portuguesa.

Além disso, jornais e revistas são fontes de informação dos acontecimentos da atualidade. Assim, a leitura também fornece conhecimento e base para argumentos sobre o assunto, que pode ser tema de redação.

Atenção ao enunciado

O enunciado da proposta de redação contem as informações para que o candidato possa elaborar sua redação. Portanto, é necessário ler com muita atenção e interpretar o que está sendo solicitado.

Letra legível

A letra do candidato, escrita de forma cursiva ou de forma, deve ser legível. Isso garante limpeza e compreensão do texto.

Norma culta

O texto deve ser escrito de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Evite erros de grafia, concordância, uso de coloquialismo, gírias ou clichês.

Cuidado para não fugir do Tema

O tema é o assunto, a referência para a escolha dos argumentos. Fugir do tema pode ser motivo suficiente para zerar a nota da redação.  Uma boa dica é ler a proposta e grifar as palavras mais importantes.

A prova de redação do Enem é do tipo dissertativo-argumentativo e o tema, geralmente é de ordem social, científica, tecnológica, ambiental, cultural ou política.

Título

O título da redação é uma referência vaga ao assunto, não devendo ser confundido com o tema. Deve ser escrito na primeira linha da redação com letras iniciais maiúsculas.

Dissertação

O texto dissertativo-argumentativo é utilizado na prova do Enem e é o mais solicitado em muitos vestibulares. É nesse tipo de redação que o candidato deve manifestar e defender uma opinião sobre o tema em forma de prosa, ou seja, escrito em parágrafos.

Uma boa dissertação é dividida em:

- Introdução: é o início do texto, que menciona uma ideia-núcleo de forma simplificada sobre o que será apresentado no desenvolvimento.

- Desenvolvimento: é a parte do texto onde, através dos argumentos, é feita a defesa da ideia, abordando perspectivas relacionadas ao tema.

- Conclusão: é o encerramento do texto, onde é feita a ratificação do tema em outras palavras, sem repetição do que já foi exposto no texto. A conclusão deve começar com expressões que dão ideias conclusivas, como: Concluindo, Diante da argumentação, Diante do exposto, etc.

Treino

Criar textos regularmente garante mais confiança e experiência para escrever uma boa redação. É possível treinar com temas de vestibulares ou Enem anteriores para exercitar a capacidade de escrever e argumentar sobre os diversos assuntos.

Referências

* * *

http://blogunesp.vunesp.com.br/?p=168

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/guia_participante_redacao_enem2012.pdf

http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/confira-dicas-como-escrever-boa-redacao-enem-690498.shtml

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/01/saiba-quais-sao-os-dez-erros-mais-comuns-na-redacao-do-vestibular.html

http://noticias.r7.com/educacao/noticias/redacao-no-vestibular-exige-saber-relacionar-conteudos-veja-dicas-20110704.html


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: