dcsimg

inscrições abertas para o Vestibular 2012; Engenharia Civil e Estatística são as novidades


A PUC-SP oferecerá duas novas graduações no Vestibular Unificado PUC-SP 2012: Engenharia Civil e Estatística. “A criação destes dois cursos explicita a renovação de áreas de conhecimento consolidadas na Universidade. Inovar a partir de campos já tradicionais é um movimento fundamental para o desenvolvimento acadêmico de uma instituição de ensino superior, e uma marca de nossa PUC-SP”, observa a professora Marina Graziela Feldmann, pró-reitora de Graduação.

Engenharia Civil – O curso de Engenharia Civil é o mais recente na renovação promovida pela PUC-SP no campo das Engenharias, e responde a uma necessidade do mercado de trabalho. De acordo com o professor Francisco Sevegnani, coordenador do curso, há consenso, entre especialistas, de que o Brasil enfrentará escassez de mão de obra de engenheiros nos próximos anos. “Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que, se a economia brasileira apresentar um crescimento médio de 3,5% ao ano, o estoque de profissionais não será suficiente para atender a demanda por engenheiros já em 2012”, afirma Sevegnani. “O mercado de trabalho está altamente aquecido e necessita de profissionais bem formados”, complementa.

Com a nova graduação, a Universidade pretende contribuir com sua qualidade acadêmica para ampliar a formação e a oferta de engenheiros para o desenvolvimento do país. Para tanto, o profissional graduado pela PUC-SP terá caráter generalista – ou seja, estará preparado para atuar em qualquer uma das principais áreas de trabalho da área: construção civil, de estruturas, fundações e obras de terra, hidráulica, saneamento e transportes. Além disso, a graduação em Engenharia Civil da PUC-SP utilizará a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Baseado na realização de projetos, o método pressupõe maior participação do aluno, desenvolvendo no graduando o interesse pela pesquisa, e o faz entrar em contato, desde cedo, com habilidades que serão exigidas em seu futuro espaço de trabalho (como a capacidade de inovar e trabalhar em grupo).

- Clique para conhecer em detalhes o curso de Engenharia Civil.

Estatística – O curso de Estatística da PUC-SP enfatizará a formação na área financeira, especificidade que a diferenciará das graduações já oferecidas por outras instituições. Métodos estatísticos são utilizados em praticamente todos os campos do conhecimento, mas os mercados de trabalho nas áreas financeira e bancária têm apresentado demanda crescente por estatísticos com formação acadêmica sólida e de qualidade.

“A atuação do estatístico vem se tornando cada vez mais importante no mercado financeiro. A complexidade dos problemas enfrentados pelas instituições vem aumentando, exigindo respostas embasadas numa metodologia estatística. Além disso, os resultados e conclusões obtidas a partir do emprego de métodos estatísticos são de suma importância para a tomada de decisões”, afirma o professor Luís Patrício Ortiz, docente da nova graduação.

De acordo com Ortiz, os 25 cursos de Estatística em funcionamento no país (apenas dois, um público e um particular, são oferecidos na cidade de São Paulo) apresentam uma grade horária e disciplinas com conteúdos generalistas. “O diferencial proposto pelo curso da PUC-SP consiste, exatamente, na conjugação de aspectos teóricos e práticos, de forma a preparar o profissional para ocupar postos de trabalho de destaque na área financeira. O aluno será familiarizado com softwares e tecnologias de informação já utilizados no mercado financeiro, voltados à solução e simulação de problemas de Estatística Financeira. A teoria será apresentada, sempre, dentro de um contexto aplicativo”, explica.

- Clique para conhecer em detalhes o curso de Estatística.

Vestibular

No total, o Vestibular Unificado PUC-SP 2012 oferecerá vagas para 48 cursos da Universidade. As inscrições para o processo seletivo estão abertas de 11/10 a 10/11, pelo site www.vestibular.pucsp.br.

A prova se realiza no dia 20/11, a divulgação da primeira chamada ocorre dia 15/12, e as matrículas, dias 19 e 20/12.

As obras literárias cuja leitura é exigida no exame são: O Cortiço (Aluísio de Azevedo), Capitães da areia (Jorge Amado), Antologia poética (com base na 2ª edição aumentada, Vinícius de Moraes), Dom casmurro (Machado de Assis) e Vidas secas (Graciliano Ramos).

A PUC-SP pretende usar o Enem, da mesma forma que em anos anteriores, caso os resultados sejam divulgados em tempo hábil.

Os participantes do processo seletivo da PUC-SP concorrem a dois tipos de bolsas de estudo: a primeira, de valor integral, será concedida ao primeiro colocado de cada curso, em primeira opção, em todos os campi; a segunda, de valor parcial (50% da mensalidade), beneficiará os primeiros classificados entre os estudantes que tenham cursado pelo menos os dois últimos anos do ensino médio em colégios públicos, em todos os cursos da PUC-SP.

Fonte: PUC-SP


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: