dcsimg

Língua estrangeira no vestibular: Inglês ou Espanhol?

  • author Marcele Chinarelli

Prestar o Vestibular ou inscrever-se no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em um curso de nível superior é, hoje em dia, uma das principais preocupações dos estudantes e também daquelas pessoas que já concluíram o nível médio e desejam voltar a estudar para seguir uma carreira.

O conteúdo dos processos seletivos é vasto, exigindo dedicação aos estudos e exercícios. Entretanto, as questões de Língua Estrangeira não costumam ser prioridade nos estudos, enquanto disciplinas como Matemática, Física, Biologia e Química geralmente são as mais temidas. Já matérias como Língua Portuguesa, Literatura, História e Geografia possuem amplas informações a serem assimiladas.

Uma dúvida comum dos candidatos é em relação a optar por qual Língua Estrangeira no vestibular. A maioria das universidades e o Enem exigem que o vestibulando escolha entre Inglês ou Espanhol. Embora sejam minoria, há universidades que também tem provas optativas de Francês, Italiano e Alemão.

Na hora da escolha sobre a Língua Estrangeira do vestibular ou Enem, o estudante deve levar em consideração qual idioma ele domina, tem mais capacidade de compreensão de textos e regras gramaticais. Na dúvida, é possível estudar os dois e verificar com qual se sente mais confortável.

Como nem sempre o conteúdo dado nas escolas é suficiente para ter conhecimentos em um processo seletivo, uma dica é procurar na Internet por artigos, simulados e cursos online (gratuitos ou não) que possam ser utilizados como exercício e complemento para realização de uma boa prova.

Inglês é o idioma mais comumente escolhido, pois está culturalmente inserido em nossas vidas através de filmes, músicas, jogos de videogames e a Internet. Embora seja mais simples que o Português, é necessário ter cuidado para saber interpretar corretamente o sentido do texto.

O Espanhol foi inserido na grade curricular das escolas a menos tempo. Apesar de ser parecido com o Português, o estudante não deve confundi-lo com nossa Língua, pois há diversas palavras com sentidos muito diferentes que poderão confundir e causar erro na interpretação.

O essencial para ter sucesso nas questões de Língua Estrangeira, seja ela qual for, é não só saber traduzi-la para a Língua Portuguesa, mas também ter condições de interpretar a mensagem do texto apresentado, que pode ser jornalístico, publicitário, literário ou de divulgação científica. Muitas vezes, o tema é sobre Atualidades e, portanto, a leitura sobre fatos do cotidiano é um fator relevante para compreensão do assunto.

As questões costumam apresentar perguntas sobre o texto apresentado, buscando uma resposta sobre o que determinado trecho está referindo-se. Em alguns casos, também é possível a inclusão de conhecimentos sobre a gramática, como uso de artigos, pronomes, conjunções e preposições, por exemplo.

O título merece atenção porque dará uma bom entendimento do objetivo geral do texto. É importante também examinar subtítulos, expressões e palavras grifadas em negrito ou itálico, dados estatísticos, datas, trechos entre aspas, imagens e legendas.

É comum que o vestibulando encontre termos deconhecidos, porém deve continuar a leitura e buscar a compreensão geral do tema.

Ter uma boa nota ou coeficiente de acertos nas questões de Língua Estrangeira pode ser um diferencial, que garantirá um total de pontos superior à dos concorrentes e, consequentemente, ser a garantia de uma vaga no vestibular ou Enem.


Referências bibliográficas


http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2771u10.jhtm

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2007/12/12/423041/peso-da-lingua-estrangeira-vestibular.html

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/vestibular/conteudo.phtml?id=1105003&tit=Hora-de-optar-por-uma-lingua-estrangeira

http://www.bomdiafeira.com.br/noticias/gerais/222/Vestibular+UEFS:+dicas+para+prova+de+l%C3%ADngua+estrangeira


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: