dcsimg

mudança na data do Processo Seletivo 2012 da UFPA


A Universidade Federal do Pará alterou a data do seu Processo Seletivo 2012. Diferentemente de como estava previsto no edital do concurso, a prova será aplicada no sábado, dia 3 de dezembro de 2011, e não mais no domingo, 4 de dezembro. A decisão quanto à mudança foi tomada durante reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), para que não houvesse coincidência de datas do PS da UFPA com o vestibular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), também agendada para o dia 4 de dezembro.

De acordo com o que explicou o reitor Carlos Maneschy, optou-se pelo sábado em função de um compromisso assumido pela Instituição no sentido de realizar a prova do PS ainda em dezembro, visto que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que consiste na primeira fase da seleção, será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro. Considerando, ainda, que o Enem tem, tradicionalmente, dois dias de prova, sábado e domingo, a Instituição não viu problemas em optar pelo sábado, em vez de postergar a aplicação da sua prova para janeiro de 2012, não penalizando os candidatos com a espera, visto que os demais domingos de dezembro já estão comprometidos com o plebiscito popular sobre a divisão do Pará, o vestibular da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e com as festas de fim de ano.

Novo horário - Outra novidade é referente ao horário da prova a ser aplicada pela UFPA, das 14h às 18h, também acompanhando o horário de aplicação da prova do Enem, o qual, desde seu primeiro ano de vigência como forma de avaliação para ingresso no ensino superior, se dá no turno vespertino, iniciando às 13h. A decisão pela tarde também é uma questão de logística, segundo aponta a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), professora Marilucia Oliveira, pois permite que as salas que servirão como locais de prova sejam arrumadas pela manhã, no mesmo dia do concurso, sem prejudicar a sexta-feira útil nas escolas da rede pública a serem cedidas pela Secretaria Estadual de Educação. “Além disso, o trânsito no sábado, à tarde, é menos intenso do que pela manhã”, complementou Carlos Maneschy.

Aos candidatos sabatistas que, por motivo de religião, não podem realizar a prova no sábado, no horário estipulado, será conferida a possibilidade de solicitarem condição especial para a realização do concurso a partir das 18h, da mesma forma como é feito com o Enem. “Esses candidatos devem comparecer ao local de prova no horário estipulado, mas permanecem em retiro até o momento em que poderão iniciá-la, ou seja, às 18h”, afirma Marilucia Oliveira. A diretora explica, ainda, que será disponibilizado no site do CEPS (http://ceps.ufpa.br/) um formulário eletrônico a fim de que os alunos que o forem se declarem sabatistas e solicitem essa condição de horário especial.

Calendário Acadêmico – A reunião do Consepe também aprovou o calendário acadêmico para o ano de 2012, o qual deverá conter um total de 201 dias letivos para o regime extensivo. O início das atividades acadêmicas está previsto para o dia 5 de março (segunda-feira) e a sua conclusão para o dia 7 de julho (sábado). O segundo semestre tem início das aulas agendado para o dia 20 de agosto (segunda-feira), estendendo-se até o dia 22 de dezembro (sábado).

Os períodos de regime intensivo totalizam 101 dias, tendo o primeiro período início no dia 2 de janeiro (segunda-feira), encerrando-se no dia 3 de março (sábado), com 51 dias letivos, e o outro, iniciando-se em 2 de julho (segunda-feira) para encerrar-se no dia 29 de agosto (quarta-feira), com 50 dias de aula.

- Confira aqui o calendário.

Fonte: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: