dcsimg

O que é Sisutec?

  • Data de publicação
  • author Marcele Chinarelli


É o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica,  criado pelo Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo será aberto duas vezes por ano.

O Sisutec é um sistema informatizado onde instituições públicas e privadas de ensino oferecem vagas em cursos técnicas para candidatos que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Sisutec e Enem


A seleção dos candidato é realizada de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Portanto, para participar do Sisutec 1º/2013, o candidato obrigatoriamente deve ter participado da edição 2012 do Enem e não ter tirado zero na nota de redação. O número de inscrição e a senha, usados no Enem, devem ser informados no ato da inscrição no Sisutec.

O candidato que esqueceu o seu número de inscrição ou a senha podem recuperar no site do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) :sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

Como fazer inscrição no Sisutec


As inscrições para o Sisutec são gratuitas e realizadas via Internet, através do endereço eletrônicosisutec.mec.gov.br durante o período estipulado pelo calendário a cada edição.

Ao finalizar a inscrição, o sistema permite a impressão do comprovante de inscrição. Além disso, durante o período de inscrições é possível fazer alterações em suas opções.

Em alguns casos, as instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Quando isso ocorrer, o sistema informará ao candidato, no momento da inscrição, de que sua nota não é suficiente para concorrer àquele curso naquela escola.

Diferença entre SiSU e Sisutec


Os dois são sistemas gerenciados pelo Ministério da Educação com o objetivo de oferecer vagas em instituições de ensino para candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A diferença entre eles é de que o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é voltado para ingresso em cursos de graduação no ensino superior em Universidades e Faculdades, enquanto no Sisutec são cursos de nível técnico em escolas técnicas e institutos.

Oferta de Cursos e vagas


Durante a inscrição, cada candidato poderá optar por até dois cursos, ligados aos setores de TI (Tecnologia da Informação), Saúde, Indústria e Turismo.

Os cursos com mais vagas são:

  • Técnico de Informática (23 mil)
  • Técnico em Enfermagem (14 mil)
  • Técnico em Logística (13 mil)
  • Técnico em Segurança do Trabalho (13 mil)
  • Técnico em Redes de Computadores (11 mil)


Para o Sisutec de 2013, estão sendo ofertadas 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos. São Paulo é o estado com maior oferta de vagas (76 mil), seguido por Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), Paraná (17 mil) e Distrito Federal (8 mil).

 

Em quais escolas técnicas há vagas pelo Sisutec?


Nesta edição participam do sisutec 586 instituições, entre institutos federais de educação, ciência e tecnologia, escolas técnicas vinculadas a universidades federais, escolas técnicas particulares, escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S.


Sistema de Cotas


São destinadas 85% das vagas aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, independentemente da renda familiar.

As instituições da rede federal reservam 50% das vagas aos estudantes com renda per capita inferior a um e meio salário mínimo, desde que tenham estudado todo o ensino médio em colégios públicos ou como bolsistas (bolsa integral) em escolas particulares.

Também haverá um percentual de reserva de vagas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e as escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Calendário do Sisutec 2013

De 06 a 12 de agosto Período de inscrições
14 de agosto Lista de aprovados em primeira chamada
15 e 16 de agosto Matrícula dos convocados na primeira chamada
19 de agosto Relação de aprovados em segunda chamada
20 de agosto Matrícula dos convocados na segunda chamada

Edital do Sisutec 2013


O edital do Sisutec 2013, publicado no Diário Oficial da União encontra-se disponível no site www.in.gov.br.


Referências bibliográficas


* * *

http://sisutec.mec.gov.br/

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/08/05/inscricoes-para-o-sisutec-abrem-nesta-terca-feira-6

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-08-06/inscricoes-no-sisutec-comecam-hoje


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: