dcsimg

Saiba quantos pontos você precisa tirar no ENEM pra fazer Medicina


A Medicina é uma área que, além de todo o apelo humanitário e da incrível sensação de salvar vidas, também oferece boas oportunidades de trabalho – os salários estão entre os melhores do Brasil.

Só que não é um curso fácil. É a graduação mais extensa, com seis anos de estudos, normalmente em tempo integral, e o processo seletivo para conseguir vaga em universidades públicas é disputadíssimo. Já nas particulares, o problema nem é tanto a concorrência, mas o custo das mensalidades, que podem facilmente ultrapassar os R$ 6 mil!

Nosso conselho para quem quer entrar em Medicina com a nota do Enem é: prepare-se o quanto antes! Obter a pontuação necessária no Exame vai exigir uma dose extra de estudo e dedicação.

Veja a seguir quantos pontos é preciso obter no Enem para garantir vaga em Medicina em diferentes processos seletivos!

 

Pontos para entrar em Medicina pelo Enem

Quem resolve tentar vaga em Medicina já sabe a pedreira que terá pela frente. Na lista dos dez cursos com maiores notas de corte divulgada todos os anos pelo Ministério da Educação (MEC), é comum encontrar essa graduação ocupando sempre sete ou oito posições – dentre elas, o topo do ranking.

Antes de saber a pontuação, no entanto, é preciso entender quais são os processos seletivos que usam a nota do Enem para selecionar candidatos ao curso de Medicina.

São três:

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada é o maior e mais concorrido dos processos seletivos do Governo Federal. Nele, estudantes disputam vagas em universidades públicas de todo o País. Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação – parece fácil, mas não se engane: no Sisu o nível dos candidatos é altíssimo. Entra quem tem as maiores notas. A seleção ocorre duas vezes por ano, no início de cada semestre.

ProUni – O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudos parciais e integrais a estudantes que não podem bancar os custos de uma faculdade particular. Como é direcionado a pessoas de baixa renda, é necessário se enquadrar nos critérios de formação escolar e condição financeira estabelecidos pelo MEC. Também é preciso ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. A concorrência aqui é quase tão alta quanto no Sisu. A seleção abre duas vezes ao ano.

FIES – O FIES concede crédito universitário a juros baixos para auxiliar o estudante a bancar os custos da graduação. No caso de Medicina, que tem mensalidades altíssimas, é uma ajuda e tanto. A dívida só começa a ser quitada um ano e meio depois da formatura, quando o profissional já está bem colocado no mercado de trabalho. Para concorrer ao FIES é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. A disputa por uma vaga em Medicina também é acirrada. A seleção ocorre duas vezes por ano.

Ah, também é legal, antes de saber quantos pontos é preciso tirar no Enem para fazer Medicina, o que são as notas de corte e o que elas significam nesse contexto. Confira a seguir.

 

O que são notas de corte?

A nota de corte é a pontuação mínima necessária para entrar em qualquer curso.

Nos processos seletivos automatizados que usam a nota do Enem, o sistema vai escolhendo aqueles que têm a melhor pontuação e se inscreveram em um mesmo curso, turno, modalidade de concorrência, unidade e instituição. A nota de corte corresponde à pontuação do último colocado – e só pode ser superada se alguém com nota ainda maior resolver entrar na disputa.

As notas de corte parciais são divulgadas diariamente, enquanto os processos seletivos (ProUni, FIES e Sisu) estiverem abertos. Os candidatos podem acompanhar de perto e mudar as opções, se for o caso. O sistema levará em conta a última opção salva.

Bom, agora chega de blábláblá e vamos às notas para entrar em Medicina:

 

Pontos no Enem para entrar em Medicina pelo Sisu

Em edições recentes do Sisu, foram batidos alguns recordes de nota de corte para entrar em Medicina. Em 2016, por exemplo, chegou a quase 890 pontos (889.97, para ser mais preciso) na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Veja bem: 890 pontos como a menor nota para entrar em Medicina! Imagine a pontuação do primeiro colocado!

A média nacional ficou em 775 pontos.

Na modalidade ampla concorrência, a menor nota de corte para entrar em Medicina foi de 760 pontos.

Pontos no Enem para entrar em Medicina pelo ProUni

O ProUni é outra pedreira. Conseguir vaga aqui não é moleza. As notas de corte ficam apenas um pouco abaixo das do Sisu.

Em edições recentes, por exemplo, as mais altas se aproximaram de 800 pontos. As mais baixas ficaram em 690.

A média para conseguir o benefício foi de 735 pontos – quase igual à do Sisu.

A disputa no ProUni é feroz porque Medicina é o curso mais caro do Brasil. A maioria dos brasileiros não teria condições de bancar o valor das mensalidades. Por isso, conquistar uma bolsa integral ou parcial é tão importante.

 

Pontos no Enem para entrar em Medicina pelo FIES

O FIES também não dá descanso a quem busca a oportunidade de financiar o curso de Medicina. Aqui a média geral para conseguir o benefício ficou na casa dos 730 pontos – quase a mesma do ProUni e do Sisu!

No FIES não há uma grande variação de notas. As mais altas, por exemplo, ficam na casa dos 780 pontos. As mais baixas, em 670.

 

Outras formas de entrar em Medicina

Fora essas que citamos acima, só existe outra maneira de entrar em Medicina: por meio do vestibular tradicional.

Algumas instituições públicas, onde a concorrência é nas alturas, permitem que o candidato use a nota do Enem para complementar a pontuação do vestibular– são poucos pontos que podem fazer a diferença!

Nas particulares também é preciso fazer vestibular. Não dá para fazer ingresso direto no curso de Medicina.

Se você não sabe, o ingresso direto é uma modalidade de seleção que usa a nota do Enem para escolher novos alunos. Tem se tornado bastante popular nas faculdades privadas por ser mais fácil, rápido e dispensar o aluno de um novo vestibular.

 

Onde estudar Medicina com a nota do Enem

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Medicina e que aceitam alunos pelo ProUni e pelo FIES:

 

Veja também:

Saiba de quantos pontos você precisa no ENEM pra fazer Odontologia

 

Está confiante para enfrentar o processo seletivo de Medicina usando sua nota do Enem? Conte para a gente nos comentários!


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: