dcsimg

UFPA registra mais de 70 mil inscritos no PS 2012


A Universidade Federal do Pará registrou 72.675 candidatos inscritos para o Processo Seletivo 2012. Destes, quase 35 mil são para os cursos ofertados em Belém. Os dados são parciais e foram divulgados nesta sexta-feira, 14, pelo Centro de Processos Seletivos (Cesp). A expectativa é que o número total possa chegar a até 75 mil, uma vez que a confirmação do pagamento dos boletos tem sido enviada aos poucos pelas agências bancárias, as quais continuam em greve. A prova da UFPA será aplicada no dia 3 de dezembro, das 14h às 18h. Do total de inscritos, 945 são sabatistas e farão prova em horário especial, das 18h às 22h.

A próxima etapa de trabalho do Ceps será preparar a lotação dos candidatos e levantar as informações para especificar a demanda de candidatos por curso, aqual deve ser divulgada em novembro. Este ano, o número de inscritos superou em quase 15 mil o Processo Seletivo 2011. São ofertadas 7.611 vagas, distribuídas entre 180 cursos de graduação.

A impressão do Cartão de Inscrição estará disponível a partir do dia 24 de novembro, no endereço eletrônico do Ceps (http://www.ceps.ufpa.br).

Provas – O Processo Seletivo 2012 da UFPA terá duas fases. A primeira seleção será feita por meio de notas obtidas das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 22 e 23 de outubro (sábado e domingo). As provas do Enem constarão de um total de 180 questões, 90 cada uma, mais a redação.

A segunda fase corresponde à prova elaborada pela UFPA, a qual contém 55 questões de múltipla escolha, sendo cinco para cada uma das 11 disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, Filosofia e Sociologia. A prova da UFPA será aplicada no dia 3 de dezembro, das 14h às 18h.

Exame de Habilidades – Para os candidatos que optaram pelos cursos de Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, o Exame de Habilidades será aplicado no dia 13 de novembro, com local e horário especificado no edital do concurso (acesse aqui).

Candidatos sabatistas – Dos 945 candidatos sabatistas inscritos no PS 2012, 485 são para os cursos ofertados em Belém. Por motivos religiosos, eles farão a prova em horário diferenciado, das 18h às 22h, como já ocorre com o Exame Nacional do Ensino Médio, que é aplicado no sábado e no domingo.

O Ceps ressalta que esses candidatos também deverão estar no local de prova até 14h, quando serão fechados os portões. Eles ficarão em retiro, em sala previamente destinada a eles, aguardando o horário de início da prova (18h). “Só farão a prova nesse horário os candidatos que tiverem feito a solicitação via formulário eletrônico. Além disso, os candidatos que solicitaram fazer a prova nesse horário farão a prova, necessariamente, neste horário por conta da lotação. Por isso, é preciso que confiram com cuidado seu cartão de inscrição”, afirma a diretora do CEPS.

Fonte: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

 


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: