Home PreparaçãoCursinhos 09 temas de Inglês para o Enem e o Vestibular

09 temas de Inglês para o Enem e o Vestibular

by Lucas Gomes

O PasseiWeb separou para lhe auxiliar as lições de Inglês que mais caem no exame do Enem e nos principais vestibulares de todo o país. O Exame do Enem é muito importante para o ingresso em universidades públicas e privadas e os exames aplicados são compostos de diversas disciplinas e por isso é muito importante organizar seus estudos.

O foco do inglês é realmente na interpretação de texto e compreensão. A língua inglesa é muito abrangente. O aluno precisa ter uma boa gramática para aprender a ler e falar, porém as provas vão além desse tipo de conhecimento. Nos últimos anos estão mais focados na comunicação e no entendimento.  Antes de iniciar seus estudos dê uma olhada na coletânea de lições indicadas:

As lições de Inglês mais recorrentes no Enem:

Pronomes

Os pronomes pessoais, possessivos, relativos e indeterminados são assunto muito recorrente nos exames anteriores do Enem, porém é preciso muita atenção com este tipo de questão, pois se trata de perguntas contextualizadas. Elas não vão ser de forma direta, perguntando sobre uma pessoa ou um objeto, é preciso entender o contexto citado.

Conjunções

Conhecer as conjunções (linking words), as regras de concordância para frases condicionais e a voz passiva é de extrema importância para alcançar bons resultados em inglês nos grandes vestibulares. Esse conteúdo é importante principalmente na hora de escrever dissertações em inglês, pois são as ‘linking words’ garantem mais fluidez ao texto. Ao utilizar corretamente as ‘linking words’ é possível construir frases conectas e com sentido.

Leitura e interpretação de textos

Para o aluno possui o hábito da leitura em inglês, vai certamente ter uma vantagem sobre os demais concorrentes. É necessário também domínio de gêneros textuais variados: texto científico, letra de música, poesia, campanhas publicitárias, entre outros.

Vocabulário contextualizado: sinonímia e tradução

Para um bom desempenho neste tipo de questão é necessário entender a estrutura das frases e não puramente a tradução das palavras. Trata-se de uma sequência lógica.

Substantivos contáveis e Incontáveis

Existem expressões onde se utiliza substantivos contáveis e incontáveis, dessa maneira, é fundamental saber diferenciá-los para poder identificar que tipo de expressões sobre quantidades que tem concordância com quais substantivos.

Os Substantivos Contáveis são aqueles que podemos enumerar, tais como one car, two balls. Os Substantivos Incontáveis precisa de um modificador para expressar quantidade como, por exemplo: a glass of water.

O aluno deve estar atento para alguns detalhes:

Os substantivos como açúcar e dinheiro, são incontáveis em Português, uma vez que não podemos dizer ‘dois açúcares’ ou ‘três dinheiro’. Em Inglês estes substantivos têm as seguintes características:

– Não pode ser usado com os artigos a / an.
– Não pode ser pluralizados. É incorreto dizer ‘a money’ ou ‘3 electricities’.
– Usam o verbo no singular, não plural. É incorreto dizer ‘The sugar are’, se diz ‘The sugar is’.

Uma dica importante para diferenciar substantivos que são Contáveis e Incontáveis é:

Substantivos incontáveis têm quantificadores como ‘much’ e ‘little’, enquanto que os substantivos contáveis têm quantificadores como ‘many’ y ‘few’.

Present Perfect

Este é um dos tópicos mais recorrentes nas provas do Enem e também nos vestibulares de maneira geral. O present perfect, é um tempo verbal que a gente não tem em português. Dessa forma, é necessário entender e não tentar traduzir.

If Clauses: sentenças condicionais

São sentenças condicionais que geralmente são muito cobradas nas provas do Enem. É uma das partes mais avançados do Inglês das provas. Assim como outros tópicos, a questão não está explícita, de maneira que é necessário entender o contexto em que se encontra. Está mais relacionado com o entendimento do texto. O aluno precisa saber ligar as orações para conseguir responder este tipo de questão.

Reported Speech

Este tema não tem um grau de complexidade muito grande, porém, assim como vários outros já citados, dispensa atenção do candidato. Trata-se de reportar uma ação feita por um terceiro. O Reported Speech serve para deixar as frases ditas por um narrador na terceira pessoa.

Passive Voice

A voz passiva é usada geralmente em textos e situações mais formais. Por exemplo, ninguém vai dizer que o departamento ‘a’ quebrou o computador. Em um ambiente de trabalho seria mais prudente dizer que ‘o computador foi quebrado’.

Diferentemente da voz ativa, em que a ênfase está em quem praticou a ação, ou seja, no sujeito, a voz passiva se preocupa em enfatizar o objeto, ou seja, aquele que sofre a ação expressa pelo verbo.

Além da inversão do objeto, há também uma mudança quanto ao tempo verbal da frase. Na voz ativa, o verbo estava no passado simples, e na voz passiva é acrescentado o passado do verbo “to be” mais o particípio do verbo. Além disso, há também o acréscimo de ‘by’ logo após a locução verbal.

Posts Relacionados