Home PreparaçãoCursinhos 10 temas de Geografia para o Enem e o Vestibular

10 temas de Geografia para o Enem e o Vestibular

by Lucas Gomes

O PasseiWeb separou para lhe auxiliar as lições de Geografia que mais caem no exame do Enem e nos principais vestibulares de todo o país. O Exame do Enem é muito importante para o ingresso em universidades públicas e privadas e os exames aplicados são compostos de diversas disciplinas e por isso é muito importante organizar seus estudos.

Os temas mais recorrentes de Geografia no Enem:

Globalização

A Globalização é o processo de internacionalização das relações econômicas capitalistas, apoiado em novas tecnologias de transporte e telecomunicações e também na ampliação da capacidade produtiva. Este tema está relacionado com a economia entre os países, como por exemplo, movimentos migratórios.

Terceira Revolução Industrial

Também conhecida como revolução tecnocientífica. Ela está co-relacionada com a segunda globalização, que teve inicio a partir da Guerra Fria devido ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Potências Emergentes

O grupo Brics é um grupo formado por potências econômicas emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esse grupo que teria importância econômica em primeiro plano tornou-se hoje presenças indispensáveis em discussões políticas.

Outro aspecto que deve ser observado é o fortalecimento do setor industrial e tecnológico, aumento da capacidade exportadora (principalmente das commodities, no caso do Brasil e África do Sul) e expansão dos mercados dos mercados consumidores internos (melhorando substancialmente as condições de vida de seus cidadãos).

Clima

Matéria que tem sido citada com frequência nas provas do Enem, o Clima bem como os elementos climáticos, como a umidade, pressão atmosférica e temperatura; fatores de determinação do clima; e as mudanças do clima e suas consequências.

Para um bom desempenho neste tipo de questão é importante que o candidato saiba diferenciar clima, tempo, e fatores e elementos climáticos. São citados também nos exames assuntos relacionados como o aquecimento global, camada de ozônio ou o frio excessivo que tem ocorreu no último ano na região centro-sul do país.

Fontes de Energia

É um Assunto recorrente, principalmente com relação à queima de combustíveis fósseis. Podem ser citados também assuntos como a alteração da matriz energética, fontes convencionais ou alternativas. Questões muito corriqueiras também são com relação ao petróleo, pois ele é ainda o combustível mais usado no planeta, e questões envolvendo problemas ambientais, diminuição desses recursos e busca por novas alternativas são frequentemente discutidas nas provas.

Migrações Internacionais

Os fluxos migratórios de haitianos no Brasil e povos de outras nacionalidades, como senegaleses, nigerianos, dominicanos e indianos. As questões relacionadas à xenofobia, motivação política e econômica. Esse assunto foi tema de redação do Enem.

Relevo

O tema Relevo é frequentemente citado não somente nas provas do Enem, mas também em diversos vestibulares. Com relação a este tema são cobrados conhecimentos sobre os processos de formação, as principais formas no Brasil e placas tectônicas.

O candidato deve saber reconhecer não somente os tipos de relevos, mas também os agentes externos que são responsáveis por modelar o relevo. E muito importante também saber estabelecer o dinamismo do processo de formação das unidades do relevo no Brasil e identificar as diferenças entre as depressões, os planaltos e as planícies.

A formação dos solos, seu uso e degradação

Esse tema abrange desde o processo de formação no contexto físico e químico em que se formam os relevos. Desgaste e decomposição das rochas são fundamentais para a formação dos solos. Outra questão muito recorrente nas provas do Enem é o esgotamento dos solos devido ao crescente aumento das erosões que é resultado da forma equivocada de plantio, o que torna o solo produtivo em áreas improdutivas e inférteis.

Existem ainda outros assuntos relacionados que o candidato deve estar atento:

• Lixiviação: o processo que ocorre quando as águas da chuva realizam uma espécie de lavagem do solo, retirando um elevado percentual de nutrientes, tornando-o menos fértil. O que resulta na utilização cada vez mais maciça de fertilizantes.

• Laterização: processo que acontece em lugares nos quais há predominância de duas estações bem definidas: os períodos de seca e os períodos chuvosos. Como consequência deste cenário ocorre a concentração de hidróxido de ferro e alumínio no solo. A concentração desses minerais forma a laterita, que torna difícil o manejo do solo pois surge uma camada de ferrugem por cima da terra, tornando-a difícil de trabalhar.

Os Recursos Hídricos

Assuntos relacionados aos Recursos Hídricos e seu potencial e aproveitamento (hidroeletricidade, irrigação e transporte) são muito recorrentes na provas do Enem.

Para estudar sobre Recursos Hídricos é necessário entender os fenômenos ocorridos nas Regiões tropicais, áreas sedimentares. A visão estratégica na produção de energia renovável em relação às grandes bacias, no aproveitamento agrícola de áreas secas utilizando técnicas de irrigação e como modalidade de transporte capaz de reduzir de forma significativa o custo de produção aumentando a competitividade dos produtos.

O Brasil se destaca neste sentido, pois com seu gigantesco potencial hídrico, se destaca como detentor de um dos maiores potenciais do mundo.

Reforma Agrária e Agricultura

Este tema tem foco nos problemas de distribuição de terra e reforma agrária, extrativismo predatório, agronegócio, agropecuária. Trata também assuntos relacionados como a fome e subalimentação no Brasil e na América Latina, e possíveis impactos sociais da agricultura como, por exemplo, o êxodo rural causado pelas condições de produção impraticáveis encontradas no campo.

Posts Relacionados