Home CarreirasArtigos 5 idiomas não convencionais e porque estudá-los

5 idiomas não convencionais e porque estudá-los

by Redacao
idiomas não convencionais

Se inglês e espanhol não fizerem a sua cabeça na hora de optar por uma língua para aprender, saiba que existem idiomas não convencionais que podem ser muito úteis para sua carreira. Confira!

Se aprender inglês e espanhol, os idiomas mais populares do mundo, não faz parte dos seus planos, você pode se interessar por uma língua estrangeira diferente. Conheça, a seguir, 5 idiomas não convencionais e, para te motivar, as razões pelas quais você deveria estudá-los.

Italiano

Embora o Brasil tenha forte colonização italiana, a popularização do idioma não é tão alta quanto o inglês ou o espanhol. Mas saiba que essa pode ser uma boa opção para quem busca melhores oportunidades de trabalho.

O país da Europa tem grandes indústrias, algumas multinacionais com unidades no Brasil. A chamada indústria Made in Itália é uma das mais rentáveis do mundo. Com mais de 63 milhões de falantes somente na Europa, esse conhecimento pode ser útil para trabalhar no exterior.

Além disso, o italiano é uma boa escolha para os brasileiros pela estrutura do idioma e pelas fonéticas em comum. De acordo com o aplicativo Babbel, o italiano não é um idioma considerado difícil para falantes de português, pois ambas as línguas são derivadas do latim e, por isso, possuem muitas similaridades.

Essa facilidade permite que o aprendizado do idioma seja feito com metodologias modernas. Você pode aprender italiano pelo app, por exemplo, especialmente em plataformas que contam com uma equipe de profissionais envolvida na construção do curso virtual.

Russo

Você sabia que o russo é um dos 6 idiomas oficiais da ONU, sendo ainda o oitavo mais falado do mundo? Com um alfabeto próprio, chamado alfabeto cirílico, a língua estrangeira não costuma despertar curiosidade entre os brasileiros.

Entretanto, quem opta por aprender a língua está entrando para um grupo de mais de 150 milhões de pessoas que falam russo em todo o mundo, especialmente no leste da Europa e na Ásia Central.

Essa característica abre diversas oportunidades profissionais no exterior, principalmente em países que buscam interessados em imigrar.

Turco

Engana-se quem pensa que aprender turco é útil somente para quem deseja morar ou viajar para a Turquia. Na verdade, esse idioma é falado em várias nações, como a Grécia, a Bulgária e o Chipre. Estima-se que 50 milhões de pessoas falem turco no mundo.

Apesar de não ser um idioma simples de aprender, já que a estrutura das frases e os sons são bem diferentes, o turco é estratégico no campo profissional. Basta considerar que grandes portos ficam na Turquia.

Além disso, é sempre interessante mergulhar em uma cultura tão diferente da nossa.

Holandês

Em 2008, a Agência Brasil de Notícias, órgão oficial do governo brasileiro, divulgou a nota de que cerca de 17 mil brasileiros viviam na Holanda, na época. Esse número cresceu nos últimos anos, com pessoas imigrando motivadas pelo estilo de vida e oportunidades profissionais do país.

Quem sabe falar holandês tem a possibilidade de negociar ou trabalhar com pessoas multiculturais, uma vez que o país é reconhecido por abrigar diferentes povos.

Além disso, a Holanda tem despontado no setor tecnológico, e por ter um pensamento aberto em relação aos imigrantes, pode ser uma boa escolha para quem quer se aventurar pelo exterior.

Árabe

O árabe é um dos idiomas não convencionais mais estratégicos do ponto de vista comercial e até governamental.

No quinto lugar como o mais falado do mundo, o árabe é uma língua bastante antiga com mais de 30 dialetos. Por isso, o processo de aprendizado começa pelo árabe-padrão moderno, especializando-se posteriormente.

A procura por falantes de árabe é alta, tanto para realizar negociações com países como Dubai, Egito e Líbano, quanto para equipes de segurança de consulados e organizações do governo.

Benefícios Extras

Além das possibilidades profissionais e acadêmicas que o domínio de um segundo idioma pode proporcionar, quem estuda uma língua estrangeira está fortalecendo as conexões cerebrais, fazendo com que a mente fique saudável.

De acordo com especialista da área, estudar um idioma é uma das ferramentas para manter a saúde cerebral em dia. Isso porque, quando aprendemos uma língua estrangeira, forçamos nosso cérebro a criar conexões entre o banco de dados do que já conhecemos e aquilo que estamos absorvendo no momento.

O aprendizado de um idioma estrangeiro também está ligado à melhora na forma de expressão e comunicação, especialmente no quesito sentimentos, mesmo quando falamos em nossa língua materna.

Como você viu, não faltam bons motivos para aprender outra língua. E se você quiser fugir do comum, escolha um dos 5 idiomas não convencionais listados anteriormente para iniciar a sua jornada!

Posts Relacionados