Home CarreirasProfissoesHumanas Administração

Administração

by Lucas Gomes

Estamos vivendo a Era da Informação, uma fase que está trazendo novos desafios para as organizações e, sobretudo, para sua gestão. É neste contexto que a figura do administrador de empresas surge como papel fundamental na gestão das instituições.

O curso

Inmagine

A formação oferecida no curso Bacharelado em Administração (também conhecida como Gestão de Empresas), geralmente de quatro anos, capacita o estudante a ter uma atuação mais geral, como planejamento e definição de estratégias para a gestão, bem como apresenta matérias específicas.

Normalmente, nos dois primeiros anos o estudante tem disciplinas básicas como Direito, Matemática, Sociologia, Contabilidade e Informática. Depois começam as matérias específicas, como Recursos Humanos, Logística, Administração Financeira e Orçamentária, Empreendedorismo e Marketing. A maioria das faculdades e universidades de Administração exigem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além do estágio supervisionado.

Um pouco sobre a história

A história da Administração tem pouco mais de cem anos e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de vários precursores, como filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias, de acordo com suas experiências e observações. Por isso, a moderna Administração utiliza conceitos e princípios empregados nas Ciências Matemáticas (inclusive a Estatística), nas Ciências Humanas (como Psicologia, Sociologia, Biologia, Educação etc.), nas Ciências Físicas (como Física, Química etc.) e também no Direito, na Engenharia, na Tecnologia da Informação.

Áreas de atuação

Nos dias de hoje, a Administração revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de desafios e complexidades. O profissional pode atuar nos mais variados níveis hierárquicos de uma organização: desde a supervisão elementar até o nível de dirigente máximo, e nas diversas especializações, como por exemplo:

  • Administração da Produção (de bens ou serviços prestados pela empresa);
  • Administração de Materiais;
  • Administração Financeira;
  • Logística;
  • Recursos Humanos (RH);
  • Administração Mercadológica;
  • Marketing;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Administração Geral.

Em cada nível e em cada especialização, as situações são diferentes. Além disso, é importante lembrar que cada empresa tem suas peculiaridades, ou seja, as organizações são diferentes entre si, da mesma forma que não existem duas pessoas iguais. Há ainda a opção de criar sua própria empresa, dentro das áreas específicas na forma de consultoria, comércio e serviços.

Habilidades necessárias

Quem decide seguir a carreira de administrador deve possuir um perfil com as seguintes características:

  • Espírito empreendedor;
  • Possuir senso crítico;
  • Ser observador e detalhista
  • Habilidade com números;
  • Habilidade em trabalhar com pessoas;
  • Capacidade de enfrentar problemas e apresentar respostas rápidas.
  • Aderir aos valores da empresa

Mercado de trabalho

As empresas, inclusive em seus programas de estágio e trainee, costumam ter muitas oportunidades, porém é grande o número de profissionais formados a cada ano neste curso. Este fato faz com que o mercado de trabalho seja disputado.

Como a concorrência é grande, o diferencial na hora da contratação é a qualificação. Portanto, ter uma especialização, MBA ou pós-graduação e o domínio de outros idiomas aumentam as chances de sucesso em um processo de seleção.

Segundo o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), o salário inicial do administrador de empresas é de R$1.800,00 a R$2.000,00.


Referências:

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/guia-de-carreiras/noticia/2010/11/guia-de-carreiras-administracao.html

http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/todos+querem+um+administrador+de+empresa/n1237897786189.html

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/parceiros/guia_do_estudante/profissoes/290304-administracao.shtm

Introdução à Teoria Geral da Administração, 7ª edição – 2004, Idalberto Chiavenato, Editora Elsevier – Campus

Posts Relacionados