“A linguagem do cinema é eficiente na educação, porque
as obras servem como ponto de referência para as mais variadas discussões.
O Enem tem a intertextualidade como característica. O exame mescla diferentes
linguagens, prioriza o conteúdo multidisciplinar e os filmes estimulam
essa capacidade de interpretação. Por isso, dê olhada na
lista com filmes que trazem questões possíveis de serem abordadas
na prova deste domingo (31).
Em evidência na mídia, as discussões sobre a América
Latina devem estar presentes no exame de domingo. Sobre o tema recomenda-se:
“O ano em que meus pais saíram de férias” (Brasil, |
“Machuca” (Chile, 2004), de Andrés Wood |
“Buenos Aires, 100 km” (Argentina, 2004), de Pablo José |
“O ano em que meus pais saíram de férias” e “Machuca”
mostram a vivência em regimes autoritários na América Latina,
na década de 1970, sob a perspectiva de crianças.
As eleições americanas é outro tema em destaque, que pode
ser refletido através das obras:
“Leões e Cordeiros” (EUA, 2007), de Robert Redford |
“Candidato Aloprado” (EUA, 2006), de Barry Levinson |
As diferentes aspectos da intervenção no continente africano
podem ser vistas em:
“Jardineiro Fiel” (EUA, 2005), de Fernando Meirelles |
“Babel”(EUA, 2006), de Alejandro González |
O álcool e os problemas contemporâneos do país podem ser
abordados, por exemplo, através da questão do trânsito em
grandes centros, como São Paulo.
“Não por Acaso” (Brasil, 2007), de Philippe Barcinski Mostra um pouco da metrópole de São Paulo. |
Aniversários de fatos marcantes na história costumam ganhar
a atenção dos vestibulares, em geral. As sugestões são:
“Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” (Brasil, 1995), de Carla |
“Os Sonhadores” (França / Itália / Reino Unido, |
“Amantes Constantes” (França, 2005), de Philippe Garrel |
A prova do Enem também costuma trazer elementos narrativos que permitem
discussões sobre temas distintos. Para fazer essa relação,
as sugestões são:
“Transamérica” (EUA, 2005), de Duncan Tucker |
“Uma Amizade Sem Fronteiras” (França, 2003), de François |
“Segredos da Vida” (EUA, 1994), de Bill Forsyth |
No Enem, a literatura aparece diluída, diferentemente da forma como é
cobrada nas provas de vestibulares tradicionais que exigem conhecimentos específicos
sobre escolas literárias. Costuma trazer na prova discussões sobre
elementos da narrativa, como a formação do texto e da personagem.
A formação do herói é um tema recorrente na literatura
e pode aparecer no Enem até de forma não tão clara. A dica
aqui são três filmes que abordam a construção do
herói de maneiras distintas:
“Corpo Fechado” (EUA, 2000), de M. Night Shyamalan |
“Hancock” (EUA, 2008), de Peter Berg |
“Batman – O Cavaleiro das Trevas” (EUA, 2008), de Christopher |
Aposta-se ainda que reflexões sobre o homem e a sociedade podem aparecer
na prova. As redações do Enem tendem a abordar discussões
políticas e éticas. Sugere-se os seguintes filmes para reflexão:
“Instinto” (EUA, 1999), de Jon Turteltaub |
“Nell” (EUA, 1994), de Michael Apted |
“Laranja Mecânica” (Inglaterra, 1971), de Stanley Kubrick |
“Sobre Meninos e Lobos” (EUA, 2003), de Clint Eastwood |
“Elefante” (EUA, 2003), de Gus Van Sant |
“A Minha Vida de Cachorro” (Suécia, 1985), de Mitt Liv |
Outra grande preocupação para muitos alunos, a matemática
aparece comumente no Enem misturada com interpretação de texto.
Para desenvolver a habilidade de relacionar os números com um contexto
narrativo, sugere-se:
“Uma Mente Brilhante” (EUA, 2005), de Ron Howard |
“A Prova” (EUA, 2005), de John Madden |
”