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Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte (Poema da obra Sentimento do mundo), de Carlos Drummond de Andrade

by Lucas Gomes

Eu sou a Moça-Fantasma
que espera na Rua do Chumbo
o carro da madrugada.
Eu sou branca e longa e fria,

a minha carne é um suspiro
na madrugada da serra.
Eu sou a Moça-Fantasma. O meu nome era Maria,
Maria-Que-Morreu-Antes.

Sou a vossa namorada
que morreu de apendicite,
no desastre de automóvel
ou suicidou-se na praia
e seus cabelos ficaram
longos na vossa lembrança.
Eu nunca fui deste mundo:
Se beijava, minha boca
dizia de outros planetas
em que os amantes se queimam
num fogo casto e se tornam
estrelas, sem irônia.
Morri sem ter tido tempo
de ser vossa, como as outras.
Não me conformo com isso,
e quando as polícias dormem
em mim e foi-a de mim,
meu espectro itinerante
desce a Serra do Curral,
vai olhando as casas novas,

ronda as hortas amorosas
(Rua Cláudio Manuel da Costa),
pára no Abrigo Ceará,
nao há abrigo. Um perfume
que não conheço me invade:

é o cheiro do vosso sono
quente, doce, enrodilhado
nos braços das espanholas.
– Oh! deixai-me dormir convosco.

E vai, como não encontro
nenhum dos meus namorados,
que as francesas conquistaram,
e cine beberam todo o uísque
existente no Brasil
(agora dormem embriagados),
espreito os Carros que passam
com choferes que não suspeitam
de minha brancura e fogem.
Os tímidos guardas-civis,
coitados! um quis me prender.
Abri-lhe os braços… Incrédulo,
me apalpou. Não tinha carne
e por cima do vestido
e por baixo do vestido
era a mesma ausência branca,
um só desespero branco…
Podeis ver: o que era corpo

foi comido pelo gato.

As moças que’ ainda estão vivas
(hão de morrer, ficai certos)
têm medo que eu apareça
e lhes puxe a perna… Engano.

Eu fui moça, Serei moça

deserta, per omnia saecula.

Não quero saber de moças.
Mas os moços me perturbam.
Não sei como libertar-me.
Se o fantasma não sofresse,
se eles ainda me gostassem
e o espiritismo consentisse,
mas eu sei que é proibido
vós sois carne, eu sou vapor.

Um vapor que se dissolve
quando o sol rompe na Serra.

Agora estou consolada,
disse tu do que queria,
subirei àquela nuvem,
serei lâmina gelada,
cintilarei sobre os homens.

Meu reflexo na piscina da Avenida Paraúna
(estrelas não se compreendem),
ninguém o compreenderá.

Neste poema Drummond parte do que seria uma lenda urbana para abordar, na imagem
metafórica do espectro noturno assombrado pela solidão pós-morte, o seu isolamento
e o de toda humanidade.

Assumindo a voz dramática dessa alma que vaga pelas ruas da cidade mineira em
busca da comunhão amorosa desconhecida em vida, o gauche assume uma sutil máscara
heterônima, marcada pelo halo do fantástico, como se sua solidão também fosse um
espectro fantasmagórico a transitar pela desconcertada modernidade do mundo caduco.

A reflexão poética sobre a solidão, tecida por Drummond nesse poema, mescla-se
com o questionamento sobre o próprio sentido do existir e já guarda, de certa
forma, um embrião do pessimismo metafísico que dominará sua escrita a partir de
Claro Enigma.

O poeta-moça-fantasma se defronta diante de uma transcendência vazia, pois a morte
e a possível vida espiritual não surgem como solução para o enigma da existência,
com o reencontro com o Criador, porém como um intolerável castigo, a expiação
de uma solidão eterna, “Oh! Deixai-me dormir convosco”, distante das benesses
gloriosas das promessas do paraíso que imperam no imaginário judaico-cristão.

Ultrapassar a fronteira da morte e encontrar a eternidade não propicia à Moça-Fantasma
a onisciência sobre o sentido do existir, a comunhão adiada com a humanidade,
o contato amoroso desconhecido, mas a consciência da incomunicabilidade plena
de um ser ainda repleto de paixões irrealizadas.

Essa alma passa a desvelar o abandono eterno do gênero humano, excluído agora de
sua substância corpórea, a transpassar corpos viventes plenos de vida e jamais
conseguir com eles comungar.

Esse ser etéreo, que se apresenta sensivelmente aos homens, não causa pavor ao
poeta, mas apenas uma inquietante identificação.

Resgatando a dimensão simbólica da escuridão como elemento soturno, opressor,
de erupção do medonho, o ambiente da noite ressurge na trajetória dessa aparição
das ruas desertas da província mineira.

Metáfora da comunhão adiada de Drummond com a humanidade, a Moça-Fantasma é aquele
ente que, apartado do mundo dos vivos, sofre por perder a dimensão humana de ser
vivente que, nem em vida, nem na morte, consegue o encontro com o outro. “Morri
sem ter tido tempo / de ser vossa, como as outras”.

“Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte” é uma alegoria de uma mundana-fantasma
representando as vicissitudes da vida ingrata das mulheres de rua. A originalidade
está na forma de representação e na forma poética feliz com que Drummond realizou
o projeto alegórico. Com esse projeto, Drummond consegue mexer com o imaginário
popular e mundano sempre atento aos percursos do amores marginais ou clandestinos.
O espectro da moça-fantasma assume a narrativa em primeira pessoa numa intenção
de apresentar uma mensagem necessária como se fosse uma purgação: “Agora estou
consolada, disse tudo que queria, subirei àquela nuvem, serei lâmina gelada”.

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