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Autores: 7. Modernismo – A obra de Carlos Drummond de Andrade

by Lucas Gomes


A estréia de Carlos Drummond de
Andrade foi em 1930 com a obra
Alguma Poesia

Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores representantes
da literatura brasileira do século XX.

Quando Drummond começou a publicar poemas, na década de 20, o
Brasil estava passando ainda pela fase inicial do abalo modernista, apesar de
datarem dos anos de 1890 as tentativas dos simbolistas de atualizar a sensibilidade
nacional. Gestos de renovação artística e literária
já eram perceptíveis no fim dos anos 10 (despontavam Anita Malfatti,
Villa-Lobos, Manuel Bandeira, Mário de Andrade), mas eram gestos isolados,
que só ganhariam momentum na Semana de Arte Moderna, realizada em São
Paulo, em 1922. A partir daí, o movimento se alastrou por grande parte
do país, como testemunham as revistas que se publicaram e os grupos que
se formaram um pouco por toda a parte. A esses “anos heróicos”,
de implantação polêmica de novas atitudes culturais, sucedeu
um período de consolidação e diversificação,
em meio a agitado contexto social.

Sua estréia oficial deu-se em 1930, com Alguma poesia. Com
esta obra, Drummond inaugura a segunda fase do Modernismo. Escreveu também
prosa que se caracteriza pela riqueza e expressividade da linguagem e do tema,
impregnados de senso de humor. Atribuem-se essas qualidades, igualmente, à
sua obra poética. Segundo Bosi, Drummond possui uma percepção
precisa do hiato entre as convenções e a realidade, entre o parecer
e o ser das coisas e dos indivíduos, o que se transforma em objeto privilegiado
do humor, seu traço principal. O conjunto de sua obra poética
é complexo e vasto, do qual, pela freqüência, é possível
destacar certas características e tendências

Sua carreira poética pode ser dividida em quatro fases. Cada uma delas
é composta por obras que nos permitem acompanhar a evolução
de seus temas e sua visão de mundo.

1ª fase: Eu maior que o mundo — marcada pela poesia irônica.
Esta fase (a fase gauche) tem como características o pessimismo,
o isolamento, o individualismo e a reflexão existencial. Nota-se nesta
fase um desencanto em relação ao mundo. Nesta fase, sem se deixar
envolver, o poeta mantém um certo distanciamento do mundo à sua
volta, o que lhe possibilita brincar e soltar a razão, deixando-a entregue
a si mesma, maquinando incertezas e certezas, mais afeitas a negar e anular
que a construir. Daí os temas do cotidiano, da família, do isolamento,
da monotonia entendiante das coisas e do viver, expressos numa linguagem coloquial
plena de ironia seca, sarcasmo e humor desencantado, onde sentimento e emoção
são refreados.

Obras características dessa fase: Alguma
poesia
, Brejo
das almas
e Sentimento
do mundo
, obra já considerada de transição para
a fase social.

2ª fase: Eu menor que o mundo — marcada pela poesia social.
Esta fase, chamada fase social, é marcada pela vontade do poeta
de participar e tentar transformar o mundo, o pessimismo e o isolamento da 1ª
fase é posto de lado. O poeta se solidariza com os problemas do mundo.
Nesta fase, sem se distanciar, deixa-se envolver pela realidade à sua
volta e canta a impotência e a solidão em um mundo mecânico,
frio e político; a decepção e a falta de perspectiva diante
da fragmentação causada pela guerra; o sofrimento e a solidariedade
do ser humano brasileiro e universal. Temas estes abordados em tons ora esperançosos,
ora desesperançosos, com a mesma ironia, humor e sobriedade.

Obras características dessa fase: José
(1942) e Rosa
do Povo
(1945).

3ª fase: Eu igual ao mundo — abrange a poesia metafísica
e a objectual.

Poesia metafísica. Afastando-se da ótica sociológico-realista
e da representação social-concreta, o poeta volta-se para um simbolismo
abstrato. Seu lirismo filosófico reveste-se de um “classicismo
moderno”, em que o poeta concentra-se na escavação do real,
mediante um processo de interrogações e negações
que acabam revelando o vazio existencial. O mundo apresenta-se como “um
vácuo atormentado”, abolindo toda a crença e negando toda
a esperança possível.

Obras características dessa fase: Novos poemas, Claro
enigma
, Fazendeiro do ar e A vida passada a limpo.

Poesia objetual. Representando uma ruptura em relação
à fase anterior, o poeta abandona a forma fixa, utilizando o verso que
tem apenas a medida e o impulso determinados pela coisa poética a exprimir.
Essa atitude lúdica, a opção concreto-formalista que o
poeta agora realiza é uma radicalização de processos estruturais
que sempre marcaram seu modo de escrever: a preferência pelo prosaico,
pelo irônico, pelo anti-retórico, pelo antilirismo intencional,
acrescido agora de uma exploração dos elementos materiais da palavra
(a letra impressa, o som, a disposição espacial).

Obra característica dessa fase: Lição de coisas.

A fase final. Em suas últimas produções,
o lirismo de Drummond não assume uma tendência definida ou unidirecional.
O poeta reelabora alguns temas e formas dos primeiros livros, mas também
acrescenta algumas vertentes novas: a poesia de circunstância e o erotismo.
Como o próprio nome já diz, as obras desta fase (década
de 70 e 80), são cheias de recordações do poeta. Os temas
infância e família são retomados e aprofundados além
dos temas universais já discutidos anteriormente.

Obras características dessa fase: Boitempo, A falta que
ama
, Menino antigo, Esquecer para lembrar, A paixão
medida
, Corpo, Amar se aprende amando, Amor natural.

Sua obra, elaborada ao longo de mais de seis décadas, compreende, como
já visto, poesia e prosa. Apesar das qualidades e da quantidade da prosa
(17 livros de crônicas e contos, fora o que ficou nos jornais), o núcleo
de sua produção é a poesia. Drummond também escreveu
contos e crônicas: Contos
de Aprendiz
, Passeios na Ilha, Cadeira de balanço,
Os dias lindos.

Temas típicos da poesia de Drummond

– O Indivíduo: “um eu todo retorcido”. O
eu lírico na poesia de Drummond é complicado, torturado, estilhaçado.
Vale ressaltar que o próprio autor já se definia no primeiro poema
de seu primeiro livro (Alguma Poesia) como um gauche, ou seja, alguém
desajeitado, deslocado, tímido, posição que marca presença
em toda sua obra.
– A Terra Natal: a relação com o lugar de origem,
que o indivíduo deixa para se formar.
– A Família: o indivíduo interroga, sem alegria
e sem sentimentalismo, a estranha realidade familiar, a família que existe
nele próprio.
– Os Amigos: “cantar de amigos” (título que
parafraseia com as Cantigas de Amigo). Homenagens a figuras que o poeta admira,
próximas ou distantes, de Mário de Andrade a Manuel Bandeira,
de Machado de Assis a Charles Chaplin.
– O Choque Social: o espaço social onde se expressa
o indivíduo e as suas limitações face aos outros.
– O Amor: nada romântico ou sentimental, o amor em Drummond
é uma amarga forma de conhecimento dos outros e de si próprio
– A Poesia: o fazer poético aparece como reflexão
ao longo da sua poesia.
– Exercícios lúdicos, ou poemas-piada: jogos
com palavras, por vezes de aparente inocência naïf.
– A Existência: a questão de estar-no-mundo.

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