Home Sem categoria Engenharia agrícola

Engenharia agrícola

by Lucas Gomes

O Engenheiro Agrícola tem um perfil parecido com o do agrônomo: ambos gostam da engenharia civil e da agronomia. O que os diferencia é que a agronomia está mais baseada na produção biológica, a engenharia agrícola tem seu enfoque mais para a química e a engenharia. Utiliza técnicas para aproveitamento do solo, busca a preservação dos mananciais, planeja e executa obras de irrigação, combate à erosão e drenagem, constrói açudes e barragens. Trabalha na mecanização da agricultura, em projetos de eletrificação, edificações rurais e armazenagem de produtos.

Além disso, ainda trabalha com a mecanização da agricultura, com a construção de silos, implantação de processos de beneficiamento. Faz o planejamento ambiental das áreas de plantio e de criação de animais, preocupando-se com a deposição de resíduos, a reciclagem de dejetos e a preservação da água.

O curso
Tem a duração média de cinco anos. O estágio é obrigatório

Aptidões desejáveis
O Engenheiro Agrícola deve ter habilidade numérica, senso de observação e capacidade de organização.

Currículo básico
Matemática, Física, Química, Desenho, Sistemas de Irrigação, Biologia, Mecânica, Estatística Eletricidade, Física, Resistência de Materiais.

Especializações
Energização Rural, Planejamento de Produção Agropecuária, Construção Rural, Energização Rural, Engenharia de Águas e Solos, Mecanização Agrícola e Armazenamento de Produtos Agrícolas.

Atuação
Órgãos públicos estaduais ou federais, Usinas, Indústrias, Empresas de Consultoria.

Posts Relacionados