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Autores: 2. Modernismo – A obra de Clarice Lispector

by Lucas Gomes


A carreira de Clarice Lispector
iniciou com o romance Perto do
Coração
Selvagem

Em 1942, Clarice Lispector começou a escrever seu primeiro romance,
Perto
do coração selvagem
e o publicou em 1943.

O romance introspectivo

Esse primeiro romance fez certo alarde entre os críticos brasileiros.
Alguns acharam a obra intolerável e estranha; diziam que “essa escritora
de nome esquisito” queria se exibir. Outros, como Antonio Cândido,
apesar de não verem na obra a perfeição, reconheceram a
coragem dessa escritora desconhecida em usar nossa língua para criar
frases introspectivas originais, metáforas extravagantes e enredos muito
diferentes dos que os romancistas regionalistas (Jorge Amado, Érico Veríssimo,
Graciliano Ramo, José Lins do Rego) criavam na época, cujas obras
engajadas politicamente todos gostavam.

Clarice estava introduzindo na literatura brasileira um novo modo de narrar,
semelhante ao das escritoras de língua inglesa Katherine Mansfield e
Virginia Woolf: o romance introspectivo, cujo enredo (a história) importa
bem menos que o “mergulho” do narrador no fluxo de pensamento do personagem.

Esse mergulho é tão abrupto que o leitor depara-se com ele sem
aviso do narrador. Joana, sua primeira protagonista, aparece no romance já
capturada em meio a seus pensamentos. Veja os dois parágrafos iniciais
de Perto do coração selvagem:

A máquina do papai batia tac-tac… tac-tac-tac… O relógio
acordou em tin-dlen sem poeira. O silêncio arrastou-se zzzzzz. O
guarda-roupa dizia o quê? roupa-roupa-roupa. Não, não.
Entre o relógio, a máquina e o silêncio havia uma
orelha à escuta, grande, cor-de-rosa e morta. Os três sons
estavam ligados pela luz do dia e pelo ranger das folhinhas da árvore
que se esfregavam umas nas outras radiantes.

Encostando a testa na vidraça brilhante e fria olhava para
o quintal do vizinho, para o grande mundo das galinhas-que-não-sabiam-que-iam-morrer.
E podia sentir como se estivesse bem próxima de seu nariz a terra
quente, socada, tão cheirosa e seca, onde bem sabia, bem sabia
uma ou outra minhoca se espreguiçava antes de ser comida pela galinha
que as pessoas iam comer.

Um modo diferente de narrar

Percebe-se que o narrador captura o pensamento da personagem (que não
se sabe ainda chamar-se Joana) e mostra isso através do discurso indireto
livre. Tal estratégia de criar não foi inventada por Clarice Lispector,
mas ela a usou como aspecto central de seu estilo em todas as suas obras.

Nota-se também que a máquina de escrever é “do papai”,
portanto, logo de início, é a filha que tem seus pensamentos revelados
– em total intimidade, pois ela está pensando apenas. Essa menina vai
olhar com piedade para as galinhas “que não sabiam que iam morrer”
e pensa nas minhocas que essas galinhas iam comer. Ou seja, nada é dito
por Joana, para ninguém. É o narrador que a captura, e por isso
cria um monólogo interior.

E nota-se as onomatopéias usadas (tac-tac… tac-tac-tac…
O relógio acordou em tin-dlen sem poeira. O silêncio arrastou-se
zzzzzz). Não era habitual na literatura vigente usar esses recursos.

Além disso a escritora cria suas metáforas: “uma orelha
grande, cor-de-rosa e morta”. O que será isso? O que ela quer dizer?
Não se sabe ao certo, mas a essas construções esquisitas
Antonio Candido deu o nome de “metáforas insólitas”,
ou seja, metáforas muito inesperadas e bastante originais.

Toda a obra posterior de Clarice (contos e romances) “persegue” esse
modo de narrar. A partir de 1960, depois de escrever mais alguns romances, Clarice
volta ao Rio de Janeiro e consolida sua grande carreira de contista.

Quando mudou-se para Nápoles, começou a escrever outro romance,
O
Lustre
, publicado em 1946.

Em 1949, foi publicado outro romance, A
Cidade Sitiada
, cujos personagens são mais corpos que consciência,
mais objetos que suspeitos, o mal aparece e se faz presente. Depois, foi publicado,
um livro de contos chamado Alguns Contos, no ano de 1952.

No ano de 1960, foi publicado Laços
de Família
, livro de literatura brasileira absolutamente renovado,
que também atingiu o mais alto patamar da arte da escrita ficcional.

Em 1961, foi publicado A
maçã no escuro
, um romance.

Em 1964 foi publicado o livro de contos A
Legião estrangeira
e o romance A
paixão segundo G. H.
.

No ano de 1967 recebeu o prêmio Calunga, da Campanha Nacional de Criança,
pela publicação de O Mistério do Coelho Pensante,
publicado no mesmo ano.

Em 1969, foi publicado Uma
aprendizagem ou o livro dos prazeres
, um romance, e A mulher que
matou os peixes
, um livro infantil.

Foram publicados também Água
Viva
, em 1973, onde Lispector leva a extremos a insurreição
formal e a desestruturação da forma romancesca, criando um gênero
híbrico, marcado pela fluidez, pela aparência inacabada e inconclusa,
produto da liberdade. Ainda em 73, teve publicação A vida
íntima da Laura
, um livro infantil.

Entre 1974 e 1977, foram publicados A via-crucis do corpo, Onde
estiveste de noite
, De corpo inteiro, um livro de entrevistas,
Visão do Esplendor e o seu último livro publicado no
ano de sua morte A
hora da estrela
, uma novela.

Clarice Lispector tem um estilo literário inconfundível, presente
em toda sua obra. A renovação da linguagem se encontra constante
num grau que aproxima a prosa da poesia. Seus textos, apenas narram histórias,
mas também apresentam a síntese e a força expressiva típicas
da poesia. Além da linguagem, outro aspecto inovador na obra de Clarice
é a visão do mundo que surge de suas histórias.

Mesmo tendo se iniciado como escritura numa época em que os romancistas
brasileiros estavam voltados para a literatura regionalista ou de denúncia
social, Clarice enfocou em seus textos o ser humano em suas angústias
e questionamentos existenciais. Em suas narrativas, o enredo, bem como as personagens,
as referências de tempo e espaço ganham novos significados: o enredo
é quase sempre psicológico. O tempo e o espaço, por sua
vez tem pouca influência sobre o comportamento das personagens; o tempo
é psicológico e espaço é quase acidental.

A indiscutível originalidade e a perturbadora percepção
da validade presentes na obra de Lispector a tornam única dentro da literatura
brasileira. É impossível ficar-se indiferente diante do texto
de Clarice, pois a força da sua linguagem, a intensidade das emoções
das suas personagens atingem em cheio o leitor, provocando no mínimo
um incômodo estranhamento. É como se o texto convidasse o leitor
à desvendá-lo e, desvendando-o, descobrisse um pouco mais do ser
humano.

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