Home Vestibular Saiba como usar o FIES para pagar a faculdade

Saiba como usar o FIES para pagar a faculdade

by Lucas Gomes

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que ajuda estudantes de baixa renda a pagarem uma faculdade particular. Com ele, é possível conseguir um financiamento a juros baixos e começar a pagar a dívida só depois de formado.

Nos últimos anos o FIES tem passado por algumas mudanças. Uma delas diz respeito ao número de vagas, que agora é limitado (antes qualquer estudante que preenchia os requisitos conseguia o financiamento).

A concorrência está cada vez mais acirrada e para selecionar os candidatos a uma vaga o FIES utiliza a nota do Enem.

Saiba mais sobre como utilizar o FIES para pagar a faculdade e veja quem pode concorrer a uma vaga!

 

Quem pode se inscrever no FIES?

Para se inscrever no FIES o candidato precisa cumprir os seguintes critérios:

  • Ter feito o Enem (qualquer edição a partir de 2010) e atingido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

Se você já tem um diploma de curso superior e quer fazer uma nova graduação, também pode concorrer a uma vaga.

Aqueles que já foram beneficiados com um financiamento do FIES ou os que estão inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE-Creduc) não podem se inscrever.

 

Quando acontece o processo seletivo do FIES?

O FIES abre inscrições duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. No site do Ministério da Educação (MEC) é possível acompanhar as notícias, baixar o edital e verificar o cronograma do processo seletivo.

As inscrições são feitas pela internet e durante este período não é preciso apresentar nenhum documento, basta escolher, entre as opções disponíveis no sistema, o curso e a universidade onde deseja estudar.

 

Como fazer a contratação do financiamento?

Se você for um dos selecionados no FIES, deve ficar atento aos prazos e procedimentos para garantir a vaga.

Primeiro, é preciso fazer um cadastro no SisFIES e preencher todas as informações solicitadas. Em seguida deverá levar os documentos exigidos na universidade para a qual foi pré-selecionado.

Por último você deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para assinar o contrato do financiamento.

 

Que percentual do valor do curso pode ser financiado pelo FIES?

O valor que será financiado depende da renda familiar do estudante. O FIES faz um cálculo que leva em conta o valor dos encargos estudantis, o número de parcelas e a renda do estudante para definir qual percentual do curso pode ser financiado sem comprometer a renda da família.

Como funciona o pagamento da dívida?

O FIES se divide em três etapas:

  1. Utilização – é o período que vai desde a assinatura do contrato até a formatura do estudante. Durante este período o único valor a ser pago é uma taxa trimestral referente aos juros do financiamento.
  2. Carência – esta fase começa a contar a partir do momento em que o estudante se forma e dura um ano e meio. O único compromisso neste período é o pagamento da taxa trimestral.
  3. Amortização – é nesta fase que a dívida propriamente dita começa a ser paga. Este período começa a contar após um ano e meio da formatura e o estudante tem um prazo de pagamento estendido em vários anos, a depender da duração do curso financiado.

 

Bolsistas parciais do ProUni podem tentar o FIES?

Sim! É possível utilizar o FIES para pagar a metade do valor da faculdade que não é coberta pela bolsa.

Para isto, o estudante precisa se inscrever no FIES para o mesmo curso e na mesma universidade que possui a bolsa.

 

Como aumentar as chances de conseguir o FIES?

O número de vagas do FIES foi reduzido e está cada vez mais difícil conseguir o financiamento. Por outro lado, as oportunidades são distribuídas de forma a favorecer as pessoas que mais precisam.

Cada microrregião do país é analisada e os critérios para receber os financiamentos são: demanda por ensino superior, demanda por financiamentos estudantis e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município.

Além disso, o Governo prioriza algumas áreas do conhecimento que considera mais importantes para o desenvolvimento do País. Por isso, uma parte das vagas fica reservada para cursos nas áreas da Saúde, Engenharia e Formação de Professores.

Portanto, se você mora em uma dessas microrregiões consideradas mais necessitadas e/ ou quer fazer um curso em uma das áreas prioritárias do Governo, suas chances de conseguir uma vaga aumentam bastante.

Mas lembre-se, o que vai determinar sua aprovação é a nota do Enem. Portanto, vale a pena se dedicar ao máximo à prova e caprichar na redação, pois ela é o primeiro critério de desempate entre candidatos.

 

Universidades que aceitam o FIES

A cada nova edição do FIES os cursos e universidades participantes podem mudar. Ao fazer a inscrição o candidato tem acesso à lista completa de vagas disponíveis.

Quem consegue um financiamento pode ter certeza de que vai fazer uma faculdade de qualidade, pois somente os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e com boa avaliação podem participar do FIES.

Conheça algumas universidades que costumam participar do FIES:

 

Veja também:

Preciso do Enem para fazer o FIES?

http://www.passeiweb.com/vestibular/preciso-do-enem-para-fazer-o-fies.html

 

Vai tentar o FIES? Conte para a gente em qual curso deseja conseguir uma vaga!

Posts Relacionados