Home EstudosSala de AulaAtualidades Coréia do Norte diz ter desativado reator nuclear

Coréia do Norte diz ter desativado reator nuclear

by Lucas Gomes


Planta nuclear de Yongbyon, vista por satélite.

Segundo o porta-voz do departamento, Sean McCormack, os Estados Unidos foram comunicados pela Coréia do Norte sobre o fechamento, mas ainda aguardam a confirmação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), entidade ligada às Nações Unidas.

Uma equipe da AIEA está em Yongbyon supervisionando o fechamento do reator. O acordo para o fechamento havia sido feito em fevereiro, mas foi atrasado por meses.

Pelas regras do acordo, a Coréia do Norte recebeu neste sábado um carregamento de petróleo.

Um navio com 6,2 mil toneladas de óleo combustível chegou ao porto norte-coreano de Songbong às 9h20 (21h20 de sexta-feira pelo horário de Brasília), informou o ministério.

Pelo acordo, firmado em fevereiro entre a Coréia do Norte e um grupo de países formado por Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão e Rússia, o governo de Pyongyang se comprometeu em desativar o reator nuclear de Yongbyon, o principal do país, em troca de ajuda internacional.

O navio enviado ao país neste sábado entregou a primeira parte de um total de 1 milhão de toneladas de combustível prometido ao governo norte-coreano.

Posts Relacionados