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Dispersão, de Mário de Sá-Carneiro

by Lucas Gomes

Primeiro livro de poesias
de Sá-Carneiro, poeta de dispersão interior, Dispersão revela logo no
título a dificuldade de concentração, a pluralidade de opções com que o seu
interior se confrontava, anunciando já o termo trágico que daria à sua vida.
Contém 12 poemas e é a busca do ideal inacessível, o mundo de sonhos onde o
poeta se sente bem:

Um pouco mais de
sol eu era brasa.

Um pouco mais de
azul – eu era além;

E o grande sonha
despertado em bruma,

O grande sonha – ó
dor! – quase vivido…

Dispersão e Além-Tédio
são poemas significativos da tristeza, exprimem o tédio endurecido e a dor “de
ser-quase” que o faz ter saudades da morte. A propósito dos poemas de
Dispersão
, o poeta não se integra no mundo, o que lhe causa por vezes um
sofrimento de morte. Sá-Carneiro seria destruído pela sua poesia e em proveito
dela.

O dualismo de
Sá-Carneiro revela-se também através da oposição, antítese, na definição de si
mesmo, na impossibilidade de reconciliação entre o poeta e o mundo, entre a alma
e o corpo.

Não sou amigo de
ninguém. Pra o ser

– Forçoso me era
antes possuir

Quem eu estimasse
– ou homem ou mulher,

E não logro nunca
possuir.

Eis a confissão de
Ricardo a Lúcio explicitada no poema Como eu não possuo. Ricardo confessa
ainda: estes desejos materiais (…) não julgue que os sinto na minha carne;
sinto-os na minha alma.
Está aqui bem nítida essa impossibilidade de
reconciliação entre a alma e o corpo. Esta dicotomia integral conduzirá
fatalmente à dispersão. Em Mário de Sá-Carneiro tudo é brumoso, difuso, velado,
tosco, nevoento, tudo é tarde, crepúsculo, poente, fim de dia, noite, sombras,
trevas, numa palavra mistério. Os próprios títulos indicam uma atmosfera
nebulosa, mal definida: Intersonho, Vontade de dormir,
Dispersão
, Quase, Alem- Tédio.

O primeiro poema de Dispersão, intitulado Partida, exprime o
supra-eu do poeta, o seu ideal, a promessa de grandeza e do gênio que se sente
em si. Já neste poema Sá-Carneiro toma consciência da dicotomia dispersiva do
seu ser. Temos no poema:

Ao triunfo maior,
avante pois!

O meu destino e
outro – é alto e é raro.

Unicamente custa
muito caro:

A tristeza de
nunca sermos dois.

No livro Dispersão ainda se notam ressaibos de expressão simbolista. Contudo,
é já um livro moderno pela atenção que da ao existencial. Verificamos ao longo
do livro o desespero do poeta causado pela dicotomia de não conseguir alcançar
o celeste, o divino, o ideal. Assim, a sua alma está nostálgica de além. Patente
está também o desespero de não se adaptar à vida, porque um domingo é família,
/ É bem-estar, é singeleza,! E os que olham a beleza / Não têm bem-estar nem família
.
A busca e a dispersão de si mesmo são a linha de conduta de todo o livro. O poeta,
num desabafo desesperante, diz: Perdi-me dentro de mim / Porque eu era labirinto,
/ E hoje, quando me sinto, / E com saudades de mim
. A dor de não ser quase
e o desejo de equilíbrio também estão presentes, assim como o narcisismo enternecido
que por fim se transformara em desprezo e o levará a dizer: O pobre moço das
ânsias… / Tu, sim, tu eras alguém! / E foi por isso também / Que te abismaste
nas ânsias
.

Na essência da sua poesia surge a busca do seu ideal de poeta, a renuncia que
dele exige. Tudo constitui um mundo de dúvidas, de ânsias, de angustias. A
poesia de Sá-Carneiro nasceu madura, na plena posse dos seus recursos.

O poema Dispersão,
publicado na revista Europa, foi aplaudido por Fernando Pessoa.

Leia o poema
Dispersão:

Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.
 
Passei pela minha vida
Um astro doido a sonhar.
Na ânsia de ultrapassar,
Nem dei pela minha vida…
 
Para mim é sempre ontem,
Não tenho amanhã nem hoje:
O tempo que aos outros foge
Cai sobre mim feito ontem.
 
(O Domingo de Paris
Lembra-me o desaparecido
Que sentia comovido
Os Domingos de Paris:
 
Porque um domingo é família,
É bem-estar, é singeleza,
E os que olham a beleza
Não têm bem-estar nem família).
 
O pobre moço das ânsias…
u, sim, tu eras alguém!
E foi por isso também
Que te abismaste nas ânsias.
 
A grande ave dourada
Bateu asas para os céus,
Mas fechou-as saciada
Ao ver que ganhava os céus.
 
Como se chora um amante,
Assim me choro a mim mesmo:
Eu fui amante inconstante
Que se traiu a si mesmo.
 
Não sinto o espaço que encerro
Nem as linhas que projeto:
Se me olho a um espelho, erro —
Não me acho no que projeto.
 
Regresso dentro de mim
Mas nada me fala, nada!
Tenho a alma amortalhada,
Sequinha, dentro de mim.
 
Não perdi a minha alma,
Fiquei com ela, perdida. 
Assim eu choro, da vida,
A morte da minha alma.
 
Saudosamente recordo
Uma gentil companheira
Que na minha vida inteira
Eu nunca vi… Mas recordo
 
A sua boca doirada
E o seu corpo esmaecido,
Em um hálito perdido
Que vem na tarde doirada.
 
(As minhas grandes saudades
São do que nunca enlacei. 
Ai, como eu tenho saudades
Dos sonhos que não sonhei!…
 
E sinto que a minha morte —
Minha dispersão total —
Existe lá longe, ao norte,
Numa grande capital.
 
Vejo o meu último dia
Pintado em rolos de fumo,
E todo azul-de-agonia
Em sombra e além me sumo.
 
Ternura feita saudade,
Eu beijo as minhas mãos brancas…
Sou amor e piedade
Em face dessas mãos brancas…
 
Tristes mãos longas e lindas
Que eram feitas Pra se dar
Ninguém mas quis apertar
Tristes mãos longas e lindas
 
Eu tenho pena de mim,
Pobre menino ideal…
Que me faltou afinal?
Um elo? Um rastro?… Ai de mim!…
 
Desceu-me na alma o crepúsculo;
Eu fui alguém que passou.
Serei, mas já não me sou;
Não vivo, durmo o crepúsculo.
 
Álcool dum sono outonal
Me penetrou vagamente
A difundir-me dormente
Em urna bruma outonal.
 
Perdi a morte e a vida,
E, louco, não enlouqueço…
A hora foge vivida,
Eu sigo-a, mas permaneço,…
…………………………….
Castelos desmantelados,
Leões alados sem juba
………………………………..

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