Home Enem Tudo o que você precisa saber sobre o período de inscrição Prouni 2021

Tudo o que você precisa saber sobre o período de inscrição Prouni 2021

by Patricia Carvalho
estudantes-aprendendo-sobre-inscricoes-no-prouni-passei-web

O segundo semestre chegou e com ele um novo período de inscrição do Prouni 2021. Neste ano, cerca de 162.022 vagas em instituições privadas foram disponibilizadas pelo Programa Universidade para Todos e uma delas pode ser sua.

Apesar da grande concorrência, o processo seletivo possui diversas etapas e oferece muitas chances para que os inscritos sejam selecionados. Obviamente a nota do Enem conta bastante neste processo, no entanto, o mais importante é prestar atenção às datas para não perder nenhuma oportunidade.

Neste período de inscrição serão ofertadas bolsas de estudos que cobrem de 50% a 100% do valor total do curso. Mas para concorrê-las é necessário atender a uma série de requisitos.

Se o seu desejo é conquistar o diploma do ensino superior em uma universidade particular sem pagar um alto valor por isso, mas ainda tem dúvidas se pode ou não participar do processo, continue lendo este artigo para descobrir todos os detalhes, regras, etapas e datas importantes.

Quem pode se inscrever no Prouni 2021?

O Prouni possui uma série de requisitos para conceder bolsas aos seus inscritos, portanto, antes de mais nada, é de extrema importância saber se você se encaixa ou não no perfil requerido no processo seletivo.

Apenas podem se inscrever no Prouni 2021 os estudantes que ainda não alcançaram um diploma do ensino superior, que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa e que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Além disso, o processo exige que o estudante tenha alcançado pelo menos 450 pontos nas provas do Enem e nota maior que zero na redação. A seleção é baseada na nota, portanto quanto maior a pontuação, maiores as chances de conquistar uma vaga.

Como o principal objetivo do Prouni é facilitar o acesso ao ensino superior por determinados grupos sociais em situação de vulnerabilidade, além dos itens acima é preciso se encaixar em ao menos uma das seguintes categorias para participar do processo:  

  • Realizado o ensino médio inteiramente em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsa integral;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escolas públicas e parte do ensino médio em escolas particulares como bolsista integral;
  • Ser portador de necessidades especiais;
  • Ser professor contratado de escola pública (bolsas para os cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia). Neste caso, o critério de renda não é levado em consideração.

Bolsa de 100% no Prouni: como ganhar?

Como falamos no tópico anterior, para participar do Prouni é preciso atender a uma série de critérios e eles também se aplicam ao tipo de bolsa. O fator socioeconômico é muito forte no Prouni, portanto o programa oferece bolsas integrais apenas para estudantes com uma renda per capta menor. Veja a seguir:

  • Bolsas de 100%: destinadas aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até um salário e meio por pessoa.
  • Bolsas de 50%: destinadas aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Vale informar que quem consegue uma bolsa no Prouni, garante o desconto até o final do curso. No entanto, o estudante precisa manter aprovação mínima de 75% nas disciplinas cursadas a cada período letivo para não correr o risco de perder o benefício.

Cronograma do Prouni 2021

Chegamos à parte importante, o cronograma com todas as datas do ProUni 2021. As notas de corte podem variar bastante do primeiro ao último dia de inscrição, por isso é importante monitorar as mudanças diárias em suas opções de curso e alterá-las quando necessário. 

estudantes-aprendendo-sobre-inscricoes-no-prouni-passei-web

É de inteira responsabilidade do aluno acompanhar o processo seletivo, portanto anote essas datas para não perder nada:

  • 13 a 16 de julho: Período de inscrição;
  • Atualização da nota de corte (período de mudança de curso): 14 à 16 de julho
  • 20 de julho: Resultado da 1ª chamada;
  • 20 a 28 de julho: Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada;
  • 3 de agosto: Resultado da 2ª chamada;
  • 3 a 11 de agosto: Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada;

Caso você não seja classificado nas duas primeiras chamadas, você pode se inscrever na lista de espera. Veja a seguir: 

Quem pode participar da lista de espera do Prouni?

Todos os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou não ingressaram na segunda opção de curso por não formação de turma podem se inscrever na lista de espera.

Esta lista oferece as vagas que não foram preenchidas nas chamadas regulares, seja por desistência ou por divergências nos documentos em relação à inscrição.

A lista não é automática, portanto quem deseja participar da lista deve obrigatoriamente manifestar seu interesse no site do Prouni. Confira as datas:

  • 17 e 18 de agosto: Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera;
  • 20 de agosto: Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino;
  • 23 a 27 de agosto: Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados na lista de espera.

Como se inscrever no Prouni 2021? 

Apesar de todas as regrinhas e critérios, se inscrever no Prouni é mais fácil do que parece. O processo é simples, totalmente online e gratuito, portanto fique atento para não cair em golpes. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site oficial do Prouni;
  2. Informe seu CPF, o número de inscrição e senha cadastrados no último Enem;
  3. Na próxima etapa confira seus dados e atualize informações caso seja necessário;
  4. Agora basta preencher o questionário com seus dados socioeconômicos. Atenção! Todos os dados precisam ser preenchidos corretamente, pois serão checados na etapa de entrega de documentação;
  5. Escolha duas opções de cursos, lembrando que o sistema do Prouni dará preferência à sua primeira opção de curso. Portanto, cadastre as por ordem de prioridade.
  6. Agora basta informar se deseja disputar uma vaga por cotas ou ampla concorrência e pronto!

Em quais faculdades posso estudar?

Com a nota do Enem em mãos, um mundo de possibilidades se abre. Possibilidades que vão muito além do Prouni.

Caso sua nota não seja suficiente para conseguir uma bolsa de estudos, temos outras opções para você não desistir do sonho de se formar no ensino superior.

A primeira opção é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) que financia os estudos dos alunos selecionados a juros baixíssimos, com pagamento apenas após a formatura. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas. E o ingresso direto, modalidade independente de programas governamentais, que aceita a nota do Enem como método de ingresso.

Existe uma imensa lista de faculdades em todas as regiões do país que aceitam esses modelos de acesso ao ensino superior, e com certeza uma delas é a certa para você. Para te ajudar a escolher, selecionamos algumas faculdades particulares certificadas pelo MEC, que podem ser a porta de entrada para o seu futuro:

E então, preparado para encarar a inscrição do Prouni 2021 e disputar uma bolsa de estudos? Se sim, deixe aqui nos comentários qual curso deseja fazer.

Posts Relacionados