Home Vestibular Entenda qual é a nota mínima que você precisa para passar no Enem

Entenda qual é a nota mínima que você precisa para passar no Enem

by Lucas Gomes

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já se tornou a prova mais importante para quem quer entrar em uma universidade. Todos os anos milhões de estudantes se dedicam durante dois dias a responder 180 questões e a escrever uma redação, esperando conseguir uma boa pontuação para se destacar em diversos processos seletivos que usam a nota do Exame como critério de classificação.

Apesar de comparado a um vestibular, o Exame funciona de forma bem diferente. Não há a divulgação de um “listão de aprovados” A prova, sozinha, não implica em concorrência entre os participantes nem garante uma vaga automática na faculdade – por isso não faz sentido falarmos em “passar no Enem”.

O que acontece é que, depois de fazer o Enem, o estudante pode utilizar a nota do Exame para se inscrever em diversos programas do Governo Federal e processos seletivos para tentar uma vaga em universidades públicas e privadas, bolsas de estudo, ou até no financiamento estudantil a juros baixos, o FIES.

A pontuação necessária para ser aprovado depende muito do processo seletivo que você deseja participar. De modo geral, quanto maior for sua nota maiores são as chances de conseguir seu objetivo.

Veja a seguir como é possível utilizar o resultado do Enem e qual a nota necessária para ser aprovado em cada caso.

 

Nota mínima do Enem para passar no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas. Não é preciso fazer vestibular, basta se inscrever usando a nota da prova mais recente do Exame.

De modo geral não existe pontuação mínima para se inscrever no Sisu, basta não ter zerado na redação.

Porém, a concorrência é grande e, dependendo do curso escolhido, é preciso ter uma excelente nota para ser aprovado.

Engenharias e Medicina são os cursos que costumam ter as maiores notas de corte. Normalmente é preciso ter entre 700 e 800 pontos na média das cinco provas para garantir uma vaga nas faculdades mais concorridas.

Com uma pontuação entre 550 e 650 é possível entrar em diversos cursos. Já as menores notas de corte ficam um pouco acima de 450 pontos.

 

Nota mínima do Enem para passar no ProUni

Com a nota do Enem é possível conseguir bolsas de estudo em universidades particulares através do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para se inscrever é preciso ter pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Mas a nota mínima para ser aprovado pode ser bem maior que isso. Tudo depende do nível dos candidatos que estão concorrendo a uma mesma vaga, no mesmo curso, turno, universidade e modalidade de concorrência (com ou sem cotas).

É importante lembrar que o ProUni é destinado a pessoas com renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

 

Nota mínima do Enem para conseguir o FIES

O FIES é um programa de financiamento estudantil do Governo Federal e através dele é possível financiar uma faculdade particular a juros baixos.

Nos últimos anos o FIES tem passado por diversas mudanças e uma delas exige que os candidatos tenham feito o Enem (qualquer edição a partir de 2010). A nota mínima exigida para se inscrever é de 450 pontos na média das provas e maior que zero na redação.

O número de vagas do FIES agora é limitado e a nota do Exame é usada para classificar os candidatos.

Para entrar nos cursos mais disputados, como Medicina, Engenharia e Direito é preciso ter uma nota bem alta, normalmente acima de 700 pontos. Já os cursos menos procurados, como algumas licenciaturas, por exemplo, têm notas de corte bem próximas ao mínimo exigido.

 

Nota mínima do Enem para ganhar o certificado do ensino médio

Se por algum motivo você parou de estudar e não concluiu o ensino médio, pode comprovar esse nível de escolaridade através da prova do Enem, desde que já tenha completado 18 anos até o dia da primeira prova. Não é necessário apresentar Histórico Escolar, nem Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental. Portanto, quem parou de estudar no ensino fundamental também pode usar o Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Para isto, é preciso informar no momento da inscrição que pretende usar a nota do Exame para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Além disso, é preciso atingir a seguinte pontuação mínima:

  • 450 pontos em cada uma das seguintes provas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
  • 500 pontos na redação.

Neste caso não é a média total que importa, e sim a nota obtida em cada uma das provas. Se em alguma delas a pontuação for abaixo do mínimo, o estudante não conseguirá o certificado, mesmo que nas outras provas a nota tenha sido alta.

 

Nota mínima do Enem para entrar em universidades particulares

Muitas faculdades particulares usam a nota do ENEM para permitir o acesso direto do aluno, sem fazer vestibular. Os estudantes interessados devem apresentar o boletim de desempenho do Enem na universidade de sua escolha e fazer a matrícula no curso desejado.

Cada instituição de ensino define as regras de como isso vai acontecer, qual a pontuação mínima exigida e se as provas terão pesos diferentes no cálculo da nota. Para saber mais detalhes, consulte o edital do processo seletivo da universidade de sua preferência.

Fique atento também a outras vantagens para quem apresenta a nota do Enem. Muitas universidades oferecem descontos e até parcelamentos facilitados.

Veja algumas universidades credenciadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem:

 

Veja também:

Quem pode fazer o Enem?

 

Conte para a gente o que pretende fazer com sua nota do Enem!

Posts Relacionados