Home Estudos Como fazer trabalhos em grupo

Como fazer trabalhos em grupo

by

Fazer trabalhos em grupo nem sempre é uma tarefa muito fácil. A dificuldade ocorre na maioria dos casos pois nem todos os integrantes do grupo tem o mesmo entendimento sobre as matérias abordadas bem como quanto aos procedimentos e responsabilidades que isso envolve.O grande objetivo do trabalho em grupo é fazer com que exista uma troca de conhecimento entre os integrantes, onde os mesmos exercitam suas capacidades de comunicação em busca de um objetivo comum.

Geralmente os alunos costumam ter receio com relação a esse tipo de trabalho pois sempre ocorre de alguém do grupo não colaborar e acabar ganhando nota junto com os demais.

Existem também outro tipo de estudante, que possuem um perfil com maior liderança e acabam dominando o grupo, não aceitando compartilhar as ideias, mas tendo que deixar o trabalho com a sua cara.

O resultado final nem sempre agrada a todos pois, as notas são iguais para todos os componentes do grupo, acabando por favorecer aqueles que não se empenharam tanto.

Um bom trabalho não pode ser formado por partes soltas e inconsistentes. Onde cada pedaço é feito por um aluno, e apenas juntam-se as partes, e monta-se o trabalho. Essa é uma  forma errada de construir um trabalho em grupo. Na realidade, essa tarefa deve ser vista como um grande quebra-cabeça que deve ser montado coletivamente, com a participação de todos os integrantes da equipe. Para isso é preciso organização, e claro: muita pesquisa!  Veja algumas dicas que preparamos para auxiliar em seus trabalhos em grupo: 

A Formação do Grupo

A primeira etapa consiste em formar o grupo de trabalho. Geralmente essa escolha fica a critério do professor. Os grupos podem ser formados por algum sorteio, por interesse de assunto ou ainda por afinidade. O importante é se relacionar bem com os colegas da equipe  para que o andamento do trabalho seja bastante produtivo.

 

O Tema do Trabalho

É mais comum o tema ser escolhido pelo professor porém há casos em que os grupos podem escolher dentre um apanhado de temas o que gostaria de desenvolver. Caso haja possibilidade de escolha do tema, é importante ouvir todos os integrantes da equipe para a tomada de decisão. Escolher um tema que não agrada a todos pode comprometer o bom desempenho do trabalho.

 

A Equipe

Encarar Equipe como aliados e parceiros de trabalho, nunca concorrentes! Dessa maneira você terá oportunidade de aprender muito com sua equipe como trabalhar e buscar soluções em conjunto, compartilhar idéias com os colegas, conhecer diferentes opiniões. Outro ponto muito importante é apreender a ser diplomático.

 

O Planejamento 

Para iniciar o palnejamento o grupo de trabalho deve discutir sobre o tema a ser trabalhado. A meneira correta de realizar esta etapa é fazer com que todos participem, explanando o que entendem do assunto bem como partes que encontram dificuldades. Para ajudar nesta fase é interessante listar os pontos discutidos em um papel e em seguida selecionar os pontos realmente relevantes.

 

Sempre Dividir as Tarefas

Os alunos devem dividir as tarefas entre os membros do grupo de maneira o mais igualitária possível. Cada aluno pode escolher o tema de que mais gosta. Dentro dos assuntos a serem pesquisados, os estudantes ainda podem se dividir na pesquisa. Uma parte do grupo pode realizar pesquisas na internet e outra parte em outras fontes como livros, revistas e até pesquisas de campo caso o tema permita. É importante pegar com o professor uma referência bibliográfica, assim, se pode ter certeza de que  a fonte pesquisada é segura.

 

Montar um Cronograma

Montar um cronograma é muito importante para acompanhar e conseguir antever o processo como um todo. Uma boa dica é que um dos membros da equipe tenha a função de cordenação das tarefas. Esse coordenador pode ser trocado nas etapas do projeto, fazendo um rodízio. Outra dica é montar o cronograma em planilhas para que fique fácil o acompanhamento das tarefas, períodos de desenvolvimento e prazos para elas. Defina datas para reuniões da equipe e para a entrega das partes individuais. Em seguida deve-se definir a entrega do material finalizado.

 

Organizar Reuniões

As reuniões do grupo podem ser realizadas na escola, em uma biblioteca, na casa dos alunos, na internet ou até mesmo na sala de aula. É importante ter sempre à mão o material pesquisado e solicitado para o encontro. É interessante registrar o que está sendo discutido nas reuniões e o que está sendo proposto para as próximas etapas.

 

Fazer trabalahos em grupo pode ser uma boa oportunidade de desenvolvimento de seus potenciais, compartilhamento de ideias e uma boa experiência para a futura carreira e mercado de trabalho.

Posts Relacionados