Home Estudos Prepare-se para a volta às aulas

Prepare-se para a volta às aulas

by

O novo ano letivo está chegando. É hora de deixar as férias de lado e direcionar o foco para os estudos. Também é hora de pensar em se organizar, pois final de ano tem Enem, vestibulares… As energias têm que estar renovadas!

A primeira dica é sobre o horário: se você for estudar na parte da manhã, procure dormir cedo. Coloque o seu relógio biológico na “normalidade”, aproveitando esses poucos dias que antecedem à volta às aulas.

Se você estiver iniciando o Ensino Médio, prepare-se, pois tudo é diferente, principalmente o objetivo. A partir de agora você vai ter que começar a pensar em estudar muito para não ficar para a recuperação no final do ano: o tempo é precioso no seu caso. Aproveite para fazer o Enem e vestibulares como treineiro. Isso vai lhe dar experiência para quando tiver concluindo o curso já poder ingressar em uma faculdade, talvez sem precisar fazer cursinho pré-vestibular.

Independente do ano em que esteja, monte um cronograma, não esquecendo o período em que precisará relaxar com alguma outra atividade. Divida seu tempo entre estudo e lazer. Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do curso pré-vestibular Anglo, de São Paulo, confirma isso quando orienta: “Faça uma tabela dividindo a semana de segunda-feira a domingo e coloque os horários de aula, estudo e descanso”.

Fique atento ao calendário (feriados, datas especiais na escola…). Se tiver feriado prolongado, divida-o divertindo-se na metade do tempo e aproveitando para estudar mais no restante dele. Uma observação: a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo montou um cronograma onde as férias começarão em 12 de junho e terminarão em 13 de julho. Isso é em razão da Copa do Mundo.

Além disso, é necessário organizar um espaço para o estudo. E é fundamental que seja um local tranquilo e confortável para o raciocínio não dispersar. Se não conseguir estudar em casa, cultive o hábito de frequentar bibliotecas: são excelentes locais para estudos e já têm equipamentos montados para pesquisas. Não esquecendo que algumas escolas ainda oferecem salas de estudos bem estruturadas.

Lembrete: na hora de estudar tenha cuidado com a postura e iluminação. Como a maior parte do tempo você ficará sentado, tome precauções para que uma má postura ou mau posicionamento dos móveis não causem lesões que possam vir a atrapalhá-lo a médio e longo prazo. E uma iluminação inadequada poderá afetar seus olhos. Leve em consideração esses fatores.

Para não esquecer provas e compromissos com os estudos, tenha sempre em mãos uma agenda. Ou então programe seu celular para lembrá-lo de suas atividades.

Outro ponto importante: traga sempre seu material em dia, pois fazer todas as tarefas de casa é imprescindível para o acompanhamento devido da matéria. E se na hora de fazer a tarefa tiver dúvidas e não conseguir concluí-la, não se acanhe. Vá até o professor e pergunte. Todo professor gosta de ver que seus alunos estão interessados em aprender. E um bom desempenho nas provas vai depender unicamente do seu esforço.

Aliás, as provas têm que ter uma atenção especial, por isso estude com antecedência para cada uma delas. Não deixe para a véspera. Lembre-se que se você prestar atenção na aula, a matéria fica bem mais fácil de ser recordada.

Agora, se você está no último ano do Ensino Médio, sua organização nos estudos deve ser redobrada se quiser obter sucesso, pois no final do ano vai ter que encarar uma verdadeira maratona de provas – simuladões, Enem, vestibulares e provas do próprio curso. Mas o coordenador do Centro Educacional Sigma, de Brasília, ressalta que apesar da correria que será este último ano, “os estudantes não devem deixar de lado todas as atividades extras por causa da preparação para os processos seletivos. A rotina precisa ser normal. Cada um tem um ritmo diferente de aprendizagem”. E isso é necessário respeitar.

Além da preparação, é nesta fase que a maioria dos estudantes escolhe a carreira. Seria recomendável conhecer as disciplinas que serão estudadas no curso pretendido para que, na hora de estudar, o estudante possa dar mais ênfase às áreas que serão exigidas. Por exemplo, se o estudante pretende fazer engenharia (seja qual for a especialização), ele sabe que deve dar ênfase às matérias de exatas, e assim por diante.

Procure colocar em prática todas essas recomendações e ao final deste ano verá que todos os seus esforços foram recompensados, seja por avançar para o próximo ano letivo ou por ingressar em uma faculdade.

Posts Relacionados