dcsimg

Como vai ser a copa 2014


Depois da Copa do Mundo de Futebol de 1950, onde o Brasil perdeu a final para o Uruguai, no Maracanã, pelo placar de 2 x 1 (aliás, o ex-jogador Alcides Ghiggia, autor do 2º gol do Uruguai, esteve presente no sorteio dos grupos), depois de 64 anos novamente o país vai poder sediar este importante evento do futebol internacional.

Pelo fato de ser um dos maiores acontecimentos esportivos, há uma grande possibilidade do tema aparecer nos vestibulares, e principalmente no Enem. Portanto, é bom saber um pouco mais sobre ele.

A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) foi fundada em 1904, e a primeira edição da Copa do Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai. Esta competição é realizada a cada quatro anos e as únicas edições suspensas foram as que caíram durante a Segunda Guerra Mundial (de 1942 e de 1946).

O Brasil na Copa

O Brasil ganhou a primeira Copa do Mundo em 1958, quando também surgiu Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Depois ganhou novamente em 1962, onde o jogador Mané Garrincha saiu consagrado. Ganhou ainda em 1970, em 1994 e em 2002, tornando-se pentacampeão.

O Brasil tem a expectativa de receber cerca de 600 mil. Por esta razão, a FIFA exige vários requisitos dos países que sediam este evento, como por exemplo, transporte fácil e seguro no trajeto até os estádios, segurança dentro deles e nas ruas que o circundam, entre outras coisas.

Para o Brasil, sediar a Copa do mundo é muito importante, pois o evento deixará um legado em forma de melhoria na infraestrutura e no transporte. A previsão de geração de trabalho está em torno de 700 mil postos. Além disso, para poder organizar o evento a FIFA gastará cerca de 3,3 bilhões de reais que ficarão no país! Fora as construções de centros esportivos, hospitais e postos de saúde nas imediações dos estádios.

A competição acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014, nas cidades relacionadas a seguir:

CIDADE

ESTADO

ESTÁDIO

CAPACIDADE

Belo Horizonte

Minas Gerais

Mineirão

65 mil

Brasília

Distrito Federal

Estádio Nacional Mané Garrincha

72 mil

Cuiabá

Mato Grosso

Arena Pantanal

44 mil

Curitiba

Paraná

Arena da Baixada

43 mil

Fortaleza

Ceará

Castelão

63 mil

Manaus

Amazonas

Arena da Amazônia

44 mil

Natal

Rio Grande do Norte

Arena das Dunas

42 mil

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Estádio Beira-Rio

51 mil

Recife

Pernambuco

Arena Pernambuco

46 mil

Rio de Janeiro

Rio de janeiro

Maracanã

78 mil

Salvador

Bahia

Arena Fonte Nova

55 mil

São Paulo

São Paulo

Arena Corinthians

69 mil

O primeiro jogo acontecerá na cidade de São Paulo, na Arena Corinthians e a final no novo Maracanã, no Rio de janeiro.

A competição terá a participação de 32 países:

ÁFRICA: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Nigéria e Gana.

AMÉRICA DO SUL: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,  Equador e Uruguai.

AMÉRICA DO NORTE, AMÉRICA CENTRAL e CARIBE: Costa Rica, EUA, Honduras e México.

ÁSIA e OCEANIA: Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão.

EUROPA: Alemanha, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Suíça.

comentarios Comentários