Home EstudosSala de AulaDiversos O primeiro voo do Homem no espaço

O primeiro voo do Homem no espaço

by

Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia. Isto porque foi o cosmonauta soviético Yuri Alexeyevich Gagarin o protagonista de tal acontecimento histórico. A celebração gira em torno de filmes, sites e festas para recordar o fato.

Primeiro homem no espaço

Aos 27 anos de idade, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1. A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta em órbita da Terra a 315 km de altitude. Ao olhar pela janela da nave, Gagarin constatou, fascinado: “A Terra é azul!”. Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita, foi com esta patente que a Agência Tass soviética anunciou este espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava numa nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento.

Vostok 1 Errabee/Wikipédia

Após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo o programa espacial soviético, sendo recebido como herói por autoridades e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

O astronauta era piloto militar graduado pela escola de Saratov em 1955 e pela unidade de treinamento de pilotos de caça Voroshilov Chkalovsk, em 1957. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960. Foi nomeado comandante do grupo em 1963.

NASA

Fontes: Nayra Garofle, para portal Conexão Professor (http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/atualidade_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=6787&Pagina=1 acessado em 10/06/2011)

Página 3 Pedagogia & Comunicação

Wikipedia

Posts Relacionados