Home EstudosLivros Folhas Caídas, de Almeida Garrett

Folhas Caídas, de Almeida Garrett

by Lucas Gomes

Folha Caídas, coletânea de poemas líricos, foi publicado um ano antes da morte de Almeida Garrett, em 1853, e é o ponto mais alto do lirismo garrettiano. Na obra se indica o gênio eminentemente dramático do poeta.

Esta obra, está intimamente ligado às circunstâncias biográficas do seu autor. Muitos dos poemas do livro, são dedicados, segundo a opinião da maioria dos críticos, à Viscondessa da Luz, Rosa Montufar, a grande paixão de Garrett na época. Esta circunstância é porém, algo secundário face à complexidade de sentimentos inscrita nos poemas, em que o amor é expresso sob as mais variados formas.

Importa sim, analisar o sentimento amoroso posto em jogo no livro, assumido por vezes como veneno, outra como sofrimento, raramente como experiência feliz. A amargura percorre os poemas com matizes diversos que vão da frustração ao remorso. O magnetismo exercido pelo sexo oposto tanto é encarado com cinismo, como se transforma em violento amor-paixão, para, no final do livro, se resumir a uma experiência puramente erótica.

No último poema do livro o amor é comparado a uma serpente venenosa, “misteriosamente concebida e incubada dentro do próprio coração do sujeito, como um parasita, um cancro, um ovo maligno que se alimenta e cresce à custa do hospedeiro, à medida que o mata para assim sobreviver”.

Links relacionados: Obra para download

Posts Relacionados