Home CarreirasProfissoesHumanas Gastronomia

Gastronomia

by Lucas Gomes

O interesse pelo setor gastronômico vem crescendo nos últimos anos. O que gerava interesse apenas em pessoas que apreciavam a boa culinária tem sido visto agora como uma opção de carreira. Até por isto, a especialização e o profissionalismo são mais exigidos pelas universidades, escolas técnicas e profissionalizantes em gastronomia.

Em um curso de Gastronomia, o estudante conhece a história dos ingredientes para criar novos pratos e também adquire conhecimentos sobre a cultura de diversos países, pois um chefe de cozinha tem que manter a qualidade o que envolve elaborar cardápios, selecionar ingredientes e garantir o sabor e a apresentação dos pratos. Para isso, deve saber combinar ingredientes e dominar técnicas de preparo. Mas a Gastronomia não só ensina a cozinhar mas também a planejar, calcular custos e administrar assistentes e auxiliares, ou seja, o curso também ensina a administrar e a gerenciar um restaurante.

O curso
É eminentemente prático. O aluno passa a maior parte do tempo na cozinha, aperfeiçoando habilidades como o manuseio de instrumentos e aprendendo técnicas de preparo.

Aptidões desejáveis
Mais do que reproduzir receitas, os estudantes devem ter criatividade, interesse e disposição. Esses requisitos tornam-se indispensáveis para quem deseja se tornar um bom profissional na área.

Currículo básico
Noções de higiene alimentar, organização de eventos e banquetes e conhecimentos sobre a culinária de outras regiões e culturas. Há também disciplinas da área de administração e marketing, como comunicação empresarial e custos, e da legislação que regula o setor. Algumas faculdades têm disciplinas especiais, como gastronomia hospitalar e dietas alternativas. Outras escolas oferecem habilitação em alguma área específica. Na Anhembi Morumbi é possível cursar diretamente Confeitaria e Panificação – entre as disciplinas estão Cozinha de café da manhã e coffee break, História do chocolate e Confeitaria regional brasileira. A duração média do curso é de dois anos e o estágio é obrigatório.

Atuação
Empreendimentos da área gastronômica, como restaurantes de hotéis e todo tipo de especialidade, como buffets, resorts, parques de lazer, empresas de serviços alimentícios (congelados, fast food, alimentação industrial), em catering – empresas de fornecimento de refeições para linhas aéreas, gastronomia hospitalar, cozinhas de navios e prestar assessoria e consultoria gastronômica.

Posts Relacionados