Donatello, Estátua eqüestreOs valores greco-romanos ganham maior importância no século XIII. O italiano Niccolò
Pisano se empenhou na reformulação dos padrões góticos. Mantendo motivos religiosos,
mas com expressões humanas, assinalou o início do Renascimento na escultura.Nos séculos XIV e XV, cresce a admiração pelos clássicos e o culto ao ser humano. Donatello foi um grande
escultor, que introduziu o humanismo, precedendo o naturalismo e a glorificação do nu.O auge da escultura renascentista, contudo, são observadas as obras de Michelangelo,
que utilizou enormes blocos de mármore e deixou obras de grande porte e beleza,
influenciadas pelos ideais estéticos helenísticos, tais como seu Davi
e a Pietá.Tornou-se famoso também na pintura. Procurava expressar pensamentos em suas esculturas, buscando efeitos vigorosos na emoção e
alcançando grande vitalidade em seus trabalhos. Estudou a figura humana com empenho, nas formas mais
diversas de expressão, posição e atitude. É considerado precursor do Barroco, devido à força de expressão
das suas obras.
Davi, 1444-46, bronze, 158 cm,
Museu Nacional do Bargello
Florença, ItáliaTanto Donatello quanto Michelangelo esculpiram a figura de Davi.
O Davi de Donatello é feito de bronze e considerado o primeiro nu artístico com notável inspiração helênica.
Já o Davi de Michelangelo foi elaborado em mármore com grande inspiração helenística.
Na escultura renascentista, desempenham um papel decisivo o estudo das proporções antigas e a inclusão da
perspectiva geométrica. As figuras, até então relegadas ao plano de meros elementos decorativos da
arquitetura, vão adquirindo pouco a pouco total independência. Já desvinculadas da parede, são colocadas
em um nicho, para finalmente mostrarem-se livres, apoiadas numa base que permite sua observação de todos
os ângulos possíveis.O estudo das posturas corporais traz como resultado esculturas que se sustentam sobre as próprias pernas,
num equilíbrio perfeito, graças à posição do compasso (ambas abertas) ou do contraposto (uma perna na
frente e a outra, ligeiramente para trás). As vestes reduzem-se à expressão mínima, e suas pregas são
utilizadas apenas para acentuar o dinamismo, revelando uma figura humana de músculos levemente torneados e
de proporções perfeitas.Outro gênero dentro da escultura que também acaba sendo beneficiado pela aplicação dos conhecimentos da
perspectiva é o baixo-relevo (escultura sobre o plano). Empregando uma técnica denominada schiacciato,
Donatello posiciona suas figuras a distâncias precisas, de tal maneira que elas parecem vir de um espaço
interno para a superfície, proporcionando uma ilusão de distância, algo inédito até então.Desse modo, ao mesmo tempo que se torna totalmente independente da arquitetura, a escultura adquire
importância e tamanho. Reflexo disso são as primeiras estátuas eqüestres que dominam as praças italianas
e os grandiosos monumentos funerários que coroam as igrejas. Pela primeira vez na história, sem necessidade
de recorrer a desculpas que justificassem sua encomenda e execução, a arte adquire proporções sagradas.Principais Características
– Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
– Proporção da figura mantendo a sua relação com
a realidade
– Profundidade e perspectiva
– Estudo do corpo e do caráter humano