dcsimg

Artes Cênicas (Teatro)

Publicado: 14/07/2007

* Nova nomenclatura de acordo com a Res. 10/2005 de 01/08/2005, CONSUN

Conjunto de conhecimentos e técnicas aplicado à criação do espetáculo teatral. O profissional em Artes Cênicas lida com idéias e emoções para estabelecer comunicação com o seu público. Quando entra em cena, o artista reflete mudanças sociais, critica, elogia, combate ou divulga idéias.

Esse curso forma profissionais que dominam recursos expressivos como a voz, o corpo, o movimento e o gesto. É preciso dominar também a realidade social em que vive para ser capaz de interpretá-la e reinterpretá-la.

O curso
O curso de Artes Cênicas tem a duração de quatro anos. Muitos estudantes complementam sua formação com cursos de canto, dança, além das disciplinas da graduação.

Durante o curso há o estágio, que geralmente acontece no último ano, quando é feita a montagem de uma peça.

Aptidões desejáveis
É necessário ter apurada sensibilidade artística, imaginação e criatividade. Além de memória verbal e emocional, atenção concentrada, controle da emotividade e capacidade de realizar operações mentais em termos de símbolos abstratos.

Currículo básico
Fundamentos da Expressão e Comunicações Humanas, Psicologia, Ética, Folclore Brasileiro, Estética e História das Artes, Direção, Interpretação, Cenografia, Indumentária, História do Teatro, Literatura Dramática.

Especializações
Cenografia, Direção Teatral, Interpretação Teatral, Teoria do Teatro.

Atuação
Televisão, Teatro, Publicidade.




Comentários