dcsimg

Desenho Industrial

Publicado: 15/07/2007

Esse profissional é sensível às novas tendências estéticas, tem uma ampla cultura geral, pois só assim pode intuir o que o mercado está esperando e desejando. Por outro lado, ele domina as ferramentas tecnológicas e os recursos da multimídia.
No dia-a-dia, ele planeja e desenvolve projetos gráficos de produtos que serão industrializados. No desenvolvimento de uma cadeira, por exemplo, ele considera a sua função utilitária, funcionalidade, beleza, forma, praticidade, tendências e expectativas do mercado consumidor, aliado à viabilidade de produção. Dos estúdios e departamentos de grandes empresas nascem projetos de cadeiras, canetas, veículos, eletrodomésticos, embalagens, projetos editoriais, entre outros inúmeros produtos que a sociedade necessita. Além de idealizar o produto ele acompanha o desenvolvimento e gerenciamento do mesmo até a fabricação.

O curso
Tem duração de quatro anos. A formação necessária é ampla, indo das ciências humanas às artes, além de conhecimentos de fotografia e computação.

Aptidões desejáveis
Fundamental ter criatividade, sensibilidade artística e espírito de observação.

Currículo básico
Informática, Design, Matemática, Física Experimental, História da Arte e da Tecnologia, Noções de Economia, Metodologia Visual, Teoria da Comunicação, Fabricação e Marketing, Materiais Industriais, Produção e Análise Gráfica.

Especializações
Programação Visual e Projeto de Produtos.

Atuação
Indústrias, empresas de Arquitetura, Consultorias, Publicidade.




Comentários