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O espelho (conto da obra “Primeiras Estórias”), de Guimarães Rosa

by Lucas Gomes

O espelho

é o centro da obra Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, onde o narrador,
em primeira pessoa, conta de sua luta para provar a falta de lógica e de sentido do mundo. Diante
de um espelho, foi descobrindo com o passar dos dias a mentira que é a aparência humana. Num
processo de “desimaginar-se”, vai verificando que o homem, como todas as coisas, não passa de
uma metáfora. No limite do absurdo, ele chega a ver sua “forma” invisível.

O tema da identidade é tratado através da metáfora do ato de se ver e se reconhecer no reflexo dos
espelhos.

No conto reaparece a estrutura narrativa inovadora, trata-se da relação diálogica de um narrador
que não se identifica nominalmente e que interpela o leitor por “senhor”. O narrador relata uma
experiência insólita: Se quer seguir narro-lhe; não uma aventura, mas experiência, a que me
induziram, alternadamente, séries de raciocínios e intuições. Tomou-me tempo, desânimos, esforços.
/…/ O senhor, por exemplo, que sabe e estuda, suponho nem tenha idéia do que seja na verdade –
um espelho?
. Assim, o leitor é chamado a trilhar as veredas de uma devassa da alma humana.

De tema metafísico, transcendente, o conto não é uma narrativa com história, intriga, no sentido
tradicional. É uma experiência, como o próprio narrador personagem declara.

Seguindo um método próprio, o narrador desenvolve a sua busca durante anos, experimentando as
diferentes formas que podem brotar de sua própria imagem no espelho e eliminando todas, na
tentativa de encontrar a sua verdadeira essência, livre de qualquer ilusão que os seus olhos
pudessem criar.

Após anos dessa experiência, o personagem chega ao ponto de não conseguir ver nenhuma imagem,
quando está diante de um espelho. Então, resolve parar por um bom tempo com as experiências e
não dirige mais o olhar a nenhum espelho. Porém, num dia, ele retoma essa experiência e consegue
ver apenas um esboço muito mal feito do seu rosto, um quase rosto. Nesse instante, o narrador
se sente contente e tranqüilo e convida o leitor a refletir sobre o que é de fato a vida.

O elemento anedótico consiste na situação absurda, relatada pelo narrador, de que é possível ver
outras pessoas, objetos e até animais no lugar da própria imagem no espelho. O narrador passou a
acreditar nessa louca idéia, quando ainda era jovem e estava num lavatório, onde de súbito, se
deparou com um perfil humano feio, desagradável que lhe gerou nojo e repulsa. Porém, essa figura
era ele mesmo dentro de um jogo de ângulos produzido por dois espelhos: um fixo na parede e outro
numa porta lateral. A partir desse acontecimento, o narrador inicia uma busca pelo seu eu através dos
espelhos: comecei a procurar-me – ao eu por detrás de mim – à tona dos espelhos.

O conto é como um jogo da verdade. O espelho é o instrumento da análise. O narrador vai descendo em
suas experiências até não encontrar mais sua imagem: as máscaras (aparência) vão sendo destruídas.
Por fim, começa a emergir no espelho uma outra imagem …um rostinho de menino, de menos-que-menino.

Este conto apresenta um aspecto que o destaca em relação aos demais de Primeiras Estórias:
sua linguagem é erudita, carregada de termos científicos e filosóficos, numa formalidade que se afasta
do caráter oral dos outros 20 textos, significando o fascínio exercido pelo espelho sobre cientistas e
filósofos de todos os tempos.

Seu narrador, que parece conversar com o leitor diz que realizou um enorme esforço, por meio de
seu reflexo num espelho, de busca do seu verdadeiro eu, o “eu por trás de mim”.

Esse verdadeiro eu precisa ser encontrado por meio de seu reflexo. Estuda-se, pois, sua imagem e
semelhança. Assim, a busca do verdadeiro eu está na busca de Deus. Para tanto, o narrador vê-se
na necessidade de realizar exercícios que têm a proposta de eliminar as superfícies enganadoras
de sua imagem. Com esforço, elimina sucessivamente a imagem do seu sósia animal, dos seus pais,
de suas paixões, das idéias que os outros lhe atribuem, dos interesses efêmeros. O resultado de
todos esses esforços causa-lhe muito sofrimento, principalmente uma terrível dor de cabeça.
Resolve, pois, abandonar a tarefa.

Tempos depois, voltou a se olhar no espelho e não viu nada. Aos poucos, uma imagem vai-se formando,
de forma luminosa. No final, surge a imagem de algo que é menos que um menino. Eis a idéia de que
a criança enxerga melhor a verdade (eis um dos motivos para a predileção para esse tipo de
personagem na obra). Tornando-se adulto, a visão é embaçada. No entanto, existe a promessa de que
se voltará ao estágio da perfeição. Vai-se estar face a face com Deus, como se diante de um espelho.

No conto O Espelho, predominou o aspecto esotérico, quando a obra Primeiras estórias
nos apresenta vivamente retratos de pobreza, exclusão e abandono a que são entregues os habitantes
do sertão.

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