Home Vestibular Por que fazer o Enem?

Por que fazer o Enem?

by Lucas Gomes

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se peça fundamental para quem quer chegar ao ensino superior.

A nota do Exame é considerada no processo seletivo de instituições de ensino superior de todo o País – públicas e privadas. Quem quiser ter uma bolsa de estudos em instituições privadas de ensino pelo ProUni ou um financiamento estudantil pelo FIES também precisa ter um bom desempenho no Enem.

Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Os interessados em realizar o Enem para obter atestado de conclusão do ensino médio devem estar atentos a alguns requisitos necessários para que o certificado seja emitido. É necessário ter 18 anos completos até o primeiro dia de prova. A opção de utilização das notas para este fim deve ser informada já no ato da inscrição. A certificação é dada para pessoas com 18 anos ou mais, desde que obtenham a pontuação mínima exigida: 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação. Essa pontuação pode variar a cada edição.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) classifica candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o País usando a nota do Enem. Não há critérios de renda para participar, basta ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado com a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda em instituições privadas de educação superior. Como critério de seleção, o programa utiliza o desempenho da edição mais recente do Enem – é preciso ter atingido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação para participar.

A renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa.

Sisutec

O modelo de sucesso do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) inspirou o Ministério da Educação (MEC) a desenvolver uma plataforma educacional específica para os cursos técnicos gratuitos: o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), voltado para estudantes que concluíram o ensino médio, prioritariamente na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, e que participaram da edição mais recente do Enem, com desempenho superior a zero na redação.

FIES

Voltado para estudantes com renda familiar bruta mensal de até 2,5 salários mínimos por pessoa, o FIES é o programa de financiamento estudantil do Governo Federal. Os juros são baixos e a dívida só começa a ser paga após a formatura. As vagas são limitadas e o processo seletivo exige participação em qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. 

Entrar na faculdade sem fazer vestibular

Cada vez mais faculdades privadas estão usando a nota do Enem como forma de ingresso direto. Basta apresentar o Boletim de Desempenho e fazer a matrícula, caso atinja a pontuação exigida pela instituição. As regras variam e os benefícios podem incluir ainda descontos e facilidades de pagamento.

Confira algumas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Veja também:

Descubra como entrar na faculdade com a nota do Enem

Então, percebeu a importância de participar do Enem? Deixe sua opinião sobre as vantagens desse exame e o que você gostaria de fazer com sua nota!

Posts Relacionados