Home Sem categoria Preciso do Enem para fazer o FIES?

Preciso do Enem para fazer o FIES?

by

Sim, é necessário fazer o Enem para solicitar o FIES!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Governo Federal que ajuda pessoas de baixa renda a pagarem a faculdade particular. Os juros do financiamento são mais baixos do que os praticados por créditos estudantis privados, a dívida só começa a ser paga após a formatura e o prazo é a perder de vista!

Tantas vantagens provocaram uma verdadeira corrida para o FIES nos últimos anos. Até 2015, quem preenchia os requisitos ganhava quase que automaticamente o benefício. Mas as regras mudaram e agora está mais difícil conseguir o FIES.

Entenda como funciona o FIES e como você pode usar sua nota do Enem para conseguir esse financiamento!

Qual é a relação entre Enem e FIES?

Desde que adotou um processo seletivo, em 2015, o FIES usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos a um financiamento.

Quem pode pedir o FIES?

Para concorrer a um financiamento do FIES é obrigatório cumprir duas condições:

  1. Ter renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.
  2. Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.

Como se inscrever no FIES?

As inscrições para o FIES abrem duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. O período é de 4 dias corridos, começando normalmente em uma terça-feira e encerrando na sexta. O resultado, com a lista dos selecionados para seguir adiante no processo, já sai na segunda-feira seguinte.

Não é necessário pagar para se inscrever no FIES. Durante o período determinado pelo Ministério da Educação (MEC), os interessados devem acessar o site do FIES Seleção, preencher todos os dados solicitados, fazer sua opção de curso e confirmar a inscrição.

Faculdades que participam do FIES

A disponibilidade de cursos que podem ser financiados pelo FIES muda a cada semestre. Por isso, só é possível consultar a lista exata de instituições e vagas disponíveis na época de inscrições do FIES.

Confira algumas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que costumam participar do FIES:

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não serve somente para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos nos três últimos anos. Esse exame passou a substituir o vestibular em muitas universidades . O Enem é destinado principalmente aos alunos que estão concluindo o ensino médio. Entretanto, esse exame pode ser feito por pessoas que já possuem graduação, que não concluíram ainda o ensino médio e buscam um certificado, por pessoas de baixa ou de alta renda financeira, idosos e estudantes que ainda estão cursando o ensino médio e querem testar seus conhecimentos.

O Exame Nacional do Ensino Médio é divido em duas provas constituídas, cada uma, por noventa questões que são feitas uma por dia: sábado e domingo. São destinadas quatro horas e trinta minutos para a primeira fase e cinco horas e trinta minutos para segunda fase, Isso ocorre porque, no domingo, o candidato precisa fazer também uma redação.

Veja também:

Descubra como entrar na faculdade com a nota do Enem

Vai usar sua nota do Enem para tentar um financiamento do FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!

Posts Relacionados