Home EstudosLivros Trapiá, de Caio Porfírio Carneiro

Trapiá, de Caio Porfírio Carneiro

by Lucas Gomes

Com tipos, painéis e valores bem distintos, os contos de Caio Porfírio
de Castro Carneiro espelham sua vivência na fazenda Pau Caído,
interior do Ceará; em Fortaleza, cidade em que o escritor nasceu e completou
sua formação; e finalmente em São Paulo, para onde se mudou
em 1955.

Este rico universo de personagens regionais típicas está descrito
com sutileza em Trapiá, seu livro de estréia, publicado
em 1961. Um dos traços marcantes desta obra é a intertextualidade,
já que a história inicia-se com o trapiá – uma árvore
que logo após iria se tornar um município, onde o livro gira ao
seu redor. As histórias se desenrolam, portanto, nessa pequena cidade
e em seus arredores. Não há um conto intitulado “Trapiá”.

A leitura apressada do livro pode dar equivocada impressão de que se
trata de contos regionais no sentido menor, pelo fato de que a matéria
narrativa estaria presa a um contexto cultural específico que se propõe
a retratar e de onde vai haurir a sua substância. São histórias
da terra áspera, calcinada, coronéis, arrieiros, velhos solitários,
gente humilde do interior, meninos com a infância sofrida. Os personagens
circulam pela caatinga, pelo mata-pasto, pelo roçado. Do campo para a
cidade pequena é um passo. A vida rural é retratada nesses contos
com fidelidade.

As primeiras narrativas curtas de Caio têm como palco o sertão,
o campo, os vilarejos, as pequenas cidades. A impressão de que os contos
de Trapiá são regionais afigura-se como tal dado que
a matéria narrativa incorpora ainda no texto termos e expressões
típicas como “potoca’, “de vera”, “tapuru
de gente’, “mucuim do inferno”, “embiocado”, “cumaru”,
“canarana”, “mofumbó”, “varejão”,
“pega-pinto”, ton-fraco de capote”, “neu”, “desbilotada”
“maluvido”, “manga”, “baticun’, “capionga”,
“cansansão”, “mode”, “cachimbeira”,
“gasguito” e “pitombeira”. Embora não ocorra
o abuso do uso desses termos e expressões típicas na narrativa
concisa, não se repetem em cada história quando incorporados ao
discurso coeso. Isso já demonstra uma tomada de consciência crítica
do contista para evitar a presença do repetitivo, enfadonho, que em geral
ocorre no texto de natureza regionalista.

Não importa ao contista de Trapiá a transposição
da linguagem para o campo literário tal qual ela é. Nem importa
retratar a ambiência onde se passa a história como se fosse fotografá-la
nos mínimos detalhes. Passa longe o dado sociológico transformado
em matéria literária, realidade estética, visando prevalecer
o documento sobre o subjetivo. Embora enraizado em sua região de origem,
fazendo dela muitas vezes a matéria-prima de sua criação
literária, Caio Porfírio Carneiro nos contos de Trapiá
ultrapassa os limites do regionalismo dos anos 30/40, para engajar-se em uma
literatura que tem como tema o ser humano tocado de suas verdades essenciais:
tristezas e dores.

A economia dos meios nos contos de Trapiá salta aos olhos como
uma maneira bem particular da expressão, a se mostrar com precisão
na arte implícita de forjar a história no que pretende contar.
Há uma nota especial disso desde a fala dos personagens, passando pela
ação que os movimenta através de sua psicologia, até
as observaçõese e constatações que fazem dando uma
idéia do lugar onde acontece a intriga. Tanto no fundo como na forma
há sempre o uso dos meios de expressão com síntese, equilíbrio,
intensidade do verbo, “vazios narrativos”, tudo isso manipulado
com facilidade que torna o narrador possuidor de uma dicção muito
própria no corpo do moderno conto brasileiro.

Para não cair no tempo lógico seqüenciado da narrativa,
o contista recorre ao contraponto, fazendo que os quadros vividos pelos personagens
exibam a história com um interesse eficaz capaz de prender o leitor do
princípio ao fim. Preenche-se de interesse o drama na medida em que os
personagens agem. O recurso da síntese manipulado pelo contista consegue
no final imprevisível o efeito intenso.

No conto “Milho Empendoado”, por exemplo, o coronel revela à
mulher apenas no desfecho que não pegou o ladrão, mas acabou com
o roubo, quando mandou o suspeito vigiar as galinhas.

Em “O Pato do Lilico”, o pai não acredita que o menino tenha
recebido o brinquedo de presente do homem na cidade. Em sua rusticidade estúpida,
pensa revoltado que o menino havia roubado o brinquedo. De nada adiantava o
choro e a insistência do filho querendo mostrar a inocência. No
final, bruscamente, jogou o pato no chão e pisou com raiva, enquanto
a mulher lá da cozinha dizia para o filho se calar, não fazer
isso outra vez, Nosso Senhor castiga. Neste conto também se vê
a paisagem sertaneja, quer no campo propriamente dito, quer no interior das
casas, bem como os costumes (cavalo de talo de carnaúba), os objetos
(bilros de almofada, cabresto, cangalha, grajaú), a linguagem (bichinho,
socar-se, rachar de peia).

Em “O Gavião”, a raiva que o menino tem da ave que lhe roubou
o canário de estimação, insistindo para que o pai a matasse,
transforma-se em admiração quando entra em contato direto com
ela, percebendo sua maneira de reinar na natureza com coragem e beleza. Comove
o final quando a ave é abatida pelo pai e o menino sente.

Em “Candeias”, o vadio menino Rafael implica a todo instante com
a Velha Candoca, mandando os companheiros sujar os panos do coradouro, chamando-a
de “velha cachimbeira”. Quando retiraram do açude o menino
morto, “na certa estaria deformado, inchado, sem o sorriso moleque”,
a velha sente água nos olhos. Nunca ouviria mais a provocação:
Velha cachimbeira!

Em “Macambira”, o velho Firmo com o olhar perdido no poente, conversa
em silêncio ao perscrutar o tempo, o vento e sua poeira. Vê a criação
se esvaindo sem a ração, e ele resistindo à seca, à
solidão, não atendendo ao pedido dos filhos em São Paulo
para deixar suas terras, porque um homem não se dobra ao vazio de tudo,
nem quando perde a mulher.

Em “Come gato” o contista entrança duas histórias
aparentemente díspares: a disputa política entre coronéis
e a humilhação diária do pobre Olavo, apelidado pela meninada
de Come Gato – para pintar um quadro de agudo realismo. Nestes contos
os diálogos se alongam, entrecortados por breves narrações.

Assim, no eixo desses contos vê-se a solidariedade inesperada latejar
sentimentos e nervos em “Mata-Pasto”,“Come Gato”; o
absurdo da incompreensão em “O Pato do Lilico”; a astúcia
do coronel em “Milho Empendoado”; a afeição intensa
da Velha Candoca em “Candeias” e o ódio revertido em amor
pela ave de rapina em “O Gavião”.

Nas histórias de Trapiá, a conservar alguns elementos
clássicos do realismo, com observações exatas nas cenas
sobre seres e objetos da realidade imediata, a estrutura tradicional da narrativa
curta fragmenta-se no lugar de ser desmembrada linearmente. A ação
dos personagens que, em pequenos blocos cruzam e se entrecruzam no desenvolvimento
da trama, retiram qualquer possibilidade de onisciência narrativa, da
qual aflora o drama sem desprezar a ternura.

O estilo enxuto e sintético de Caio Porfírio Carneiro projeta
densidade humana forçando o leitor participar da história, tornar-se
cúmplice do destino dos personagens com sua feição sofrida.
A intensidade que emerge do discurso feito com observações lúcidas
sustenta certa atmosfera que evolui em seus ângulos críticos na
medida em que a história caminha para o desfecho imprevisível.
O epílogo força qualquer um pensar sobre a complexidade do mistério
da existência.

Nestes contos não se vê a intenção do escritor em
fixar tipos, linguagem, valores e costumes de determinada região, transpondo
os elementos para o literário em seu espaço documental típico.
O contista não experimenta a linguagem, embora se mostre íntimo
do território humano que projeta, pouco a pouco, no texto enxuto. Não
chega a forçar em algum momento as emoções do seu fundo
a sustentar o drama. A cumplicidade que emerge do leitor em torno de alguns
dos personagens decorre da capacidade que tem Caio Porfírio Carneiro
de alcançar sentimentos verdadeiros, que são de nós humanos,
com nossas permanentes comoções. A matéria desses contos
não é outra senão a criatura humana nos incidentes, encontros
e desencontros da existência.

Fonte: Cyro de Matos, contista, poeta, cronista, ensaísta e
autor de livros infanto-juvenis.

Posts Relacionados