Home Vestibular Descubra como concluir o ensino médio por meio do Enem

Descubra como concluir o ensino médio por meio do Enem

by Lucas Gomes

Entrar em uma universidade é o objetivo da maioria dos estudantes que fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, dentre os milhões de inscritos, existe uma parcela que está interessada em outra conquista: o diploma do ensino médio.

É isso mesmo. Com a nota alcançada no Enem é possível obter o certificado de conclusão do ensino médio, mesmo que você não tenha frequentado as aulas em uma escola regular.

Mas para conseguir este benefício é preciso cumprir algumas regras e atingir uma pontuação mínima nas quatro áreas do conhecimento cobradas no Exame e na redação.

Se você está pensando em participar do Enem para este fim, descubra o que fazer para garantir seu certificado!

 

Como ganhar o certificado do ensino médio pelo Enem?

Conseguir o certificado do ensino médio pelo Enem é uma oportunidade muito bem-vinda para aqueles que, por alguma razão, não puderam concluir seus estudos na escola formal.

Este certificado tem a mesma validade dos que são emitidos pelas escolas e é aceito em todo o território nacional. Ele serve para entrar na faculdade, fazer concurso público ou assumir cargos que exijam este nível de escolaridade.

Mas para obter o diploma é necessário cumprir alguns requisitos. Veja como funciona.

 

Quem tem direito a essa certificação?

O certificado pode ser solicitado por qualquer candidato que tenha completado 18 anos até o dia da realização da primeira prova do Enem. Não é exigido nenhum requisito de renda, idade máxima ou mesmo o certificado de conclusão do ensino fundamental.

Só é preciso marcar a opção correspondente no ato da inscrição no Enem.

Vale lembrar que os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas regulares não precisam solicitar o certificado pelo Enem, pois ao passarem de ano receberão o documento automaticamente.

Como fazer a inscrição no Enem para obter o diploma do Ensino Médio?

No momento de fazer sua inscrição no Enem é preciso marcar a opção “receber certificado do ensino médio”.

Além disso, é necessário escolher uma Instituição Certificadora, que pode ser uma Secretaria Estadual de Educação ou um Instituto Federal de Educação. É esse órgão que vai emitir o seu certificado e é lá que você terá que apresentar os documentos exigidos. No edital do Enem existe uma lista completa com todas as instituições certificadoras do País.

Fique atento aos prazos para completar sua inscrição e pagar as taxas. Normalmente o período de inscrição é aberto em maio.

 

Que nota é preciso tirar no Enem para conseguir o certificado?

Para que você tenha direito ao certificado é necessário atingir a seguinte pontuação mínima:

  • 450 pontos em cada uma das provas objetivas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática).
  • 500 pontos na redação.

Perceba que esta nota mínima precisa ser atingida em cada uma das provas e não na média total. Ou seja, se você tiver apenas 400 pontos na prova de Matemática por exemplo, não ganhará o certificado, mesmo que tenha tirado notas mais altas nas outras provas.

Estas notas precisam ser da mesma edição do Enem. Não é possível usar o desempenho de anos diferentes para completar a nota.

 

O que fazer depois que sai o resultado do Enem?

Se você atingiu as notas mínimas, é chegada a hora de receber seu certificado. Para saber como proceder daqui para a frente, entre em contato com a Instituição Certificadora escolhida, pois estas instituições são livres para definirem os documentos que irão exigir, assim como os prazos de emissão do certificado.

O Inep, instituto ligado ao Ministério da Educação (MEC) que organiza o Enem, é responsável por enviar as notas dos participantes para estas instituições. E você fica responsável por levar seus documentos até a certificadora no prazo determinado.

 

E quem não atingiu a pontuação mínima?

Se você não atingiu a nota mínima em uma das provas terá que se dedicar um pouco mais aos estudos e esperar o próximo Enem.

Ou então, pode solicitar uma declaração parcial de proficiência. Esta declaração é emitida apenas para as áreas do conhecimento em que você obteve a nota mínima exigida. Ela pode ser útil, por exemplo, para eliminar alguma matéria de um curso supletivo e assim reduzir o tempo de formação.

 

Na inscrição não marquei a opção de receber o certificado. Ainda posso obtê-lo?

Sim, existe essa possibilidade. No entanto, o processo pode não ser muito simples. Primeiro, certifique-se de que você atende às outras es outras crocesso muito ssejo o çinstitui entre em conxigências (idade e nota mínimas). Em seguida, procure uma das instituições certificadoras para descobrir o que fazer no seu caso.

Os procedimentos não são os mesmos para todas as instituições. Então, quanto antes você se informar, mais tempo terá para reunir a documentação exigida e cumprir os prazos.

 

Posso me inscrever nos programas do Governo Federal com este certificado?

Sim! Quem consegue o diploma do Ensino Médio através do Enem pode participar dos programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, caso atenda aos requisitos. Conheça os principais:

  • Sistema de Seleção Unificada – Sisu – seleciona candidatos para vagas em universidades públicas de todo o País.
  • Programa Universidade para Todos – ProUni – distribui bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em universidades privadas. Este programa é destinado a pessoas de baixa renda.
  • Fundo de Financiamento Estudantil – FIES – concede financiamentos estudantis a juros baixos para pessoas de baixa renda. O estudante começa a pagar a dívida só depois de formado.

As inscrições para estes programas são gratuitas e acontecem duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre.

 

Veja também:

Quem pode fazer o Enem?

 

Vai tentar o certificado pelo Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Posts Relacionados