Home Vestibular Descubra como entrar na faculdade com a nota do Enem

Descubra como entrar na faculdade com a nota do Enem

by Lucas Gomes

Já faz tempo que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do País.

Apesar de ter sido criado para avaliar a qualidade do ensino brasileiro, o Exame cresceu em importância e atualmente é uma importante porta de entrada para o ensino superior. Em 2010 tomou a forma que conhecemos hoje: dois dias de prova, com 180 questões objetivas em quatro áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e uma redação.

Universidades públicas e privadas de todo o Brasil usam o desempenho no Enem para classificar seus alunos em diversos processos seletivos. Os mais conhecidos são:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
  • Programa Universidade para Todos (ProUni)
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
  • Ingresso direto
  • Complemento à nota do vestibular tradicional

Quer saber mais sobre cada uma dessas possibilidades? Descubra a seguir como fazer para entrar em universidades públicas e privadas usando sua nota do Enem!

 

Como entrar na universidade pública com a nota do Enem

Você pode usar sua nota do Enem para entrar em uma universidade pública de duas formas:

 

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu acontece duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. As inscrições são gratuitas, devem ser feitas pela internet e o sistema é totalmente informatizado. Ao entrar com seu número de inscrição e senha do Enem, a plataforma do Sisu recupera sua nota. Aí é só escolher o curso, universidade, turno, e modalidade (ampla concorrência ou cotas).

Para se inscrever não é necessário atender a nenhum requisito de renda. Basta ter participado da edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação. Algumas vagas exigem pontuação mínima. Essa informação aparece no sistema de inscrições. Quanto maior for a sua nota no Exame, mais possibilidades de escolha você terá e maiores serão suas chances de passar!

Várias instituições já aboliram o vestibular tradicional e adotaram o Sisu como única forma de ingresso. Outras mantêm o vestibular e destinam uma parte de suas vagas para o Sisu.

São mais de 130 universidades participantes. Conheça algumas:

 

Nota do Enem junto com o vestibular

A nota do Enem também pode ser usada em diversas universidades que ainda selecionam seus alunos por meio do vestibular tradicional. O desempenho no Exame pode contar pontos a mais nesta corrida.

As regras variam bastante entre as instituições. O ideal é consultar o edital do vestibular da universidade onde você quer estudar para conhecer direitinho as regras.

 

Como entrar na faculdade particular com a nota do Enem

Cada vez mais faculdades privadas aceitam a nota do Enem para selecionar seus estudantes, seja pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou por ingresso direto. Há também a possibilidade de conseguir um financiamento estudantil a juros baixos usando o desempenho no Exame.

Saiba mais sobre essas três possibilidades:

Programa Universidade para Todos (ProUni)

Criado pelo Governo Federal para ampliar o acesso ao ensino superior, o ProUni oferece bolsas de estudos a pessoas de baixa renda em faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Para participar é obrigatório ter feito a edição mais recente do Enem, com pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. É necessário ainda cumprir alguns requisitos de escolaridade e renda.

São dois tipos de bolsa:

  • Bolsa Integral: cobre 100% das mensalidades e é destinada a quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Bolsa Parcial: cobre 50% das mensalidades e é destinada a quem tem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

O ProUni também é um processo informatizado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. São duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

Quem não conseguir vaga na universidade pública e não passar no processo seletivo do ProUni pode contar com mais um programa do Governo para ajudar a bancar os estudos: o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Criado pelo Governo Federal, é um empréstimo a juros baixos com longo prazo de pagamento. O estudante só começa a pagar a dívida depois de se formar.

Recentemente, as vagas do FIES foram limitadas e agora é necessário passar por um processo seletivo. A principal exigência é ter feito o Enem, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Você pode usar seu desempenho em qualquer edição do Exame a partir de 2010.

Para participar do FIES, a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos por pessoa.

As inscrições acontecem duas vezes por ano e são gratuitas.

Nota do Enem para ingresso direto

Sua nota do Enem também serve para entrar direto em diversas faculdades particulares sem precisar fazer vestibular.

As regras de utilização do desempenho no Exame variam. Algumas universidades pedem nota mínima, outras dão peso maior a determinadas áreas do conhecimento e há aquelas que pedem apenas que o candidato não tenha zerado na redação. Dependendo do curso, as exigências também podem ser diferentes.

O ideal é consultar o edital da universidade onde você pretende estudar para conhecer melhor as condições.

Confira algumas universidades bem avaliadas pelo MEC onde você pode entrar usando sua nota do Enem:

 

Veja também:

Entenda como é calculada a nota do Enem

Em qual faculdade você pretende entrar com sua nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Posts Relacionados