Home Vestibular 6 movimentos literários para você ficar de olho para o ENEM

6 movimentos literários para você ficar de olho para o ENEM

by Lucas Gomes

Literatura faz parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

É apresentada como conteúdo multidisciplinar, e pode aparecer tanto isoladamente como mesclada com outros campos afins, como língua portuguesa, língua estrangeira, artes, comunicação, esportes, dança e muito mais.

 

Ao contrário dos vestibulares tradicionais, o Enem não pede, para a prova de Literatura, uma lista de leituras obrigatórias. Também não existe um número fixo de questões. O participante precisa ter um conhecimento global e integrado dos movimentos literários e suas associações com processos sociais, estrutura textual e a produção cultural nacional, por exemplo.

 

Por isso é tão importante saber como estudar Literatura para o Enem. Aqui, preparamos um listão com todos os movimentos literários que podem aparecer no próximo Enem e tudo o que você precisa ficar de olho para não passar apuros na próxima prova. Confira!

 

Como o Enem trata a prova de Literatura

Uma das características mais marcantes do Enem é testar a capacidade dos usuários de ler e interpretar textos. Isso está presente em todo o Exame, em todas as provas, até mesmo nas de Matemática e Física.

 

Quem não chegar no dia do Enem com essa habilidade muito bem trabalhada dificilmente terá uma boa pontuação. Ela também é fundamental na produção da redação – outra prova que mete medo em muita gente.

 

É preciso ter o olho bem aberto e a sensibilidade afiada para captar as nuances do enunciado, entender exatamente o que dizem as questões e interpretar bem as respostas.

 

A prova de Literatura está entre as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Pode aparecer de forma direta, em um enunciado tratando especificamente do tema, ou associada a outros movimentos artísticos, como pintura, dança e artes plásticas.

 

Não é raro encontrarmos uma questão, por exemplo, que debate a pintura modernista de Tarsila do Amaral, mas a resposta está na literatura de Mário de Andrade.

 

São pelo menos 4 grandes habilidades avaliadas na prova de Literatura do Enem:

1. Entendimento do texto literário na cultura contemporânea: o meio digital, o autor e os interlocutores na comunicação tecnológica, os recursos linguísticos, os gêneros digitais e a função social das novas tecnologias para a Literatura.

2. Análise dos modos de organização da composição textual, a produção escrita e a leitura em diferentes esferas sociais – públicas e privadas.

 

3. Aspectos linguísticos: recursos expressivos, construção e recepção de textos.

4. Estudo do texto literário (aqui a lista é comprida):

  • Relação entre produção literária e processo social
  • Concepções artísticas literárias
  • Construção e recepção de textos
  • Processos de formação literária e de formação nacional
  • Patrimônio literário nacional
  • Momentos da literatura brasileira
  • Gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático)
  • Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
  • Relações entre literatura, artes e outros saberes

 

 

Movimentos literários para ficar de olho no Enem

No topo da lista dos movimentos literários para ficar de olho no próximo Enem está o Modernismo – esse é um dos temas mais comuns da prova de Linguagens e tem aparecido com frequência nas provas desde 2009.

 

Veja a seguir a lista de todos os movimentos literários que devem ser estudados com carinho para a próxima edição:

 

1. Barroco – Movimento que ganhou força a partir de 1720 e que é reflexo da sociedade brasileira de então. Estude como relacionar a produção barroca nacional às características da época, marcada pelo extermínio de indígenas, colonização e escravidão.

2. Arcadismo – Foi a literatura produzida num período turbulento da nossa história, no final do século XVIII. Naquele tempo o Brasil experimentava o desgaste da exploração predatória portuguesa. Surgiram os primeiros ideais revolucionários inspirados na Revolução Francesa e na Industrial e, com eles, as revoltas populares – dentre elas, a Inconfidência Mineira. Veja como literatura e panorama social estão conectados nesse movimento.

3. Romantismo – No Brasil, o Romantismo foi marcado pelo indianismo (o índio como ideal de um Brasil romantizado), o escapismo (fuga da realidade) e o romance regionalista. Era o fim da escravidão e o início de uma nova fase, com a chegada dos imigrantes europeus e o início da industrialização. Perceba como as novas perspectivas sociais da época se refletem na literatura.

4. Parnasianismo – Ao chegar por aqui, o movimento parnasianista mudou de rumo. Se na Europa um dos princípios era o universalismo, no Brasil adotou uma pegada regionalizada, embora mantivesse os rigores das regras, incluindo a perfeição técnica (da rima, por exemplo). Foi um movimento extremamente rígido e que seria quebrado pelo que estaria por vir.

5. Modernismo – O Modernismo é, até hoje, um dos movimentos artísticos mais significativos do Brasil. Foi um “chute no traseiro” das regras formais das artes, da literatura e de qualquer outra manifestação de caráter cultural. O Brasil conheceu para valer as correntes da vanguarda europeia, como o dadaísmo, o expressionismo e o surrealismo. O Enem é fã do Modernismo porque ele mudou toda a nossa forma de pensar, seguindo parâmetros que estão em voga até hoje, como:

  • Revisão crítica do passado brasileiro
  • Busca por uma identidade nacional genuína
  • Rompimento com valores estrangeiros – inclusive o complexo de “vira-latas”
  • Aceitação da realidade e da cultura brasileiras, com todos os seus defeitos e virtudes

Fique de olho em como parte do movimento modernista descambou para o ultranacionalismo e, consequentemente, acabou recebendo uma abordagem nazifascista (é um tema contemporâneo, inclusive).

6. Concretismo, tropicalismo e movimentos marginais – é outro tema que o Enem gosta de abordar devido à transformação provocada nas artes, na música e na literatura. Fique de olho na poesia concreta e seu papel desconstrutor diante até de movimentos revolucionários, como o Modernismo. Não deixe de estudar também sobre o anarquismo do tropicalismo (e as censuras impostas a ele), o papel da ditadura militar na época, a poesia social e a marginal dos anos 1970.

 

Além dos movimentos, fique de olho também na estrutura do texto literário. Em seus estudos, dê especial atenção a:

  • Funções da linguagem
  • Relação entre textos
  • Estrutura do texto narrativo
  • Figuras e efeitos de linguagem
  • Intertextualidade e apropriação


Dicas de como fazer uma boa prova de Literatura

Anote aí algumas dicas para fazer bonito na prova:

  • Pratique os estudos com provas das edições anteriores do Enem. Elas irão ajudar a entender o formato das questões de Literatura e o grau de dificuldade do Exame.
  • Durante os estudos, dê foco àqueles movimentos literários que você tem média e alta dificuldade.
  • A prioridade, no entanto, deve ser sempre o Modernismo – porque é, até agora, o assunto que mais aparece na prova de Literatura.
  • Não se esqueça de cronometrar o tempo necessário para resolver as questões das provas anteriores. Com isso você vai ganhar ritmo para encarar a maratona que é o Enem.
  • Leia pelo menos uma obra representativa de cada movimento literário. Isso ajuda a “sentir o clima” e irá facilitar seu entendimento durante as provas.
  • Se você vai fazer o Enem pela primeira vez, talvez estranhe o formato das questões. Como já falamos, muitas têm perfil multidisciplinar, que exigem conhecimento em duas ou mais matérias. Por isso é importante treinar um olhar integrado entre a literatura e outras áreas do conhecimento.
  • É super recomendável praticar a análise de gráficos e tabelas, já que muitas questões utilizam esses recursos – mesmo na prova de Linguagens e Códigos.

 

Onde usar a nota do Enem

Uma boa quantidade de acertos em Linguagens, que geralmente está entre as provas mais difíceis do Enem, pode render uma nota acima da média.

 

E você já sabe: com uma boa pontuação, dá para concorrer com mais tranquilidade nos seguintes processos seletivos:

  • Sisu – para quem quer descolar vaga em universidade pública.
  • ProUni – para quem busca bolsas de estudos em faculdades particulares.
  • FIES – para quem pensa em financiar um curso superior em faculdade privada.
  • Ingresso direto – para entrar na maioria das faculdades particulares sem ter que fazer vestibular.

 

Veja algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que participam do ProUni e do FIES, além de aceitarem o Enem para ingresso direto:

 

Veja também:

Dicas para uma boa redação no Vestibular e Enem

 

Como está seu ritmo de estudos para a prova de Linguagens? Conte para a gente nos comentários!

Posts Relacionados