dcsimg

Saiba como descobrir seu local de prova do Enem 2019


Saber o local de prova do Enem 2019 é fundamental para ir bem no exame. Porque, conhecendo o endereço com antecedência, você pode se planejar para chegar dentro do horário no dia das provas, evitando assim o risco de dar de cara com o portão fechado!

O Enem abre muitas portas para quem pretende cursar uma faculdade, já que com seu resultado é possível ingressar em universidades públicas e privadas de todo o país.

Mas, para aproveitar essas oportunidades, o primeiro passo é fazer as provas do Exame, certo? E para isso, você precisa descobrir seu local de prova. Veja como a seguir!

Como descobrir o local de prova do Enem 2019?

Os locais de prova do Enem 2019 serão divulgados em outubro (data ainda não divulgada). O endereço do local onde o candidato deverá realizar as provas virá especificado no cartão de confirmação do Enem 2019.

Portanto, para descobrir seu local de prova do Enem, você precisa consultar seu cartão de confirmação. Veja como fazer:

  • Acesse a Página do Participante, no site do Enem-Inep
  • Resolva o desafio de imagem
  • Digite o número de seu CPF
  • Informe seu número de inscrição e senha
  • Na tela seguinte, procure a opção “Cartão de Confirmação de Inscrição”. Pronto, é só clicar para consultar e imprimir seu cartão

Além do local de realização das provas, o cartão de confirmação do Enem 2019 trará o número de inscrição do participante, datas e horários das provas, opção de língua estrangeira e atendimentos aprovados (caso o candidato tenha solicitado algum).

Embora não seja um documento obrigatório, o Inep (órgão responsável pelo Enem), recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação nos dias de provas.

Saiba mais sobre as provas do Enem 2019

As provas do Enem deste ano ocorrerão nos dias 03 e 10 de novembro de 2019. No primeiro dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no dia 10, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Horários 

Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)

Fechamento dos portões:

Dia 03/11: 19h

Dia 10/11: 18h30 

Como usar o resultado do Enem para entrar em uma faculdade

Existem quatro formas de aproveitar o resultado do Enem para ingressar no ensino superior:

  • Tentar uma vaga em universidades públicas pelo Sisu
  • Concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni
  • Concorrer a um financiamento pelo FIES
  • Ingressar em uma faculdade privada sem fazer vestibular e com bolsa de estudos (ingresso direto)

Confira mais detalhes sobre cada uma delas a seguir!

Sisu

O Sisu oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil, selecionando os candidatos pela nota do Enem. 

As inscrições geralmente ocorrem em janeiro e junho, são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Porém, a concorrência nesse processo seletivo costuma ser bem alta, especialmente para certos cursos, como Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia.

ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições privadas para brasileiros sem diploma de nível superior.

Um dos pré-requisitos para concorrer às bolsas do ProUni é ter participado da última edição do Enem e obtido pontuação geral a partir de 450 e nota acima de zero na redação. Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem.

Existem também critérios socioeconômicos para ter direito ao benefício, incluindo limites de renda familiar mensal por pessoa e ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede particular.

FIES

O FIES é outro programa do governo, que permite financiar cursos superiores a juros baixos ou zero, para começar a quitar a dívida só depois de concluir a faculdade.

Os pré-requisitos para tentar um financiamento são: ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com pontuação geral acima de 450 e sem ter zerado na redação. Assim como no Sisu e ProUni, a seleção dos candidato é feita a partir da nota do Enem.

Ingresso direto

Algumas faculdades oferecem bolsas de até 100% para os candidatos que escolhem usar a nota do Enem no processo seletivo (ingresso direto), como o Centro Educacional Anhanguera e a Cruzeiro do Sul Educacional.

O ingresso direto é o jeito mais simples de entrar em uma faculdade privada utilizando a nota do Enem.

Os estudantes que escolhem esse mecanismo de ingresso ficam dispensados de fazer a prova do vestibular das instituições e ainda recebem bolsas de estudo.

As bolsas são concedidas de acordo com a pontuação do estudante, com percentuais de desconto sobre a mensalidade que, em geral, variam de 30% a 100%.

Como as bolsas são distribuídas pelas próprias faculdades, sem intermediários, não é preciso enfrentar burocracia, como ocorre nos programas governamentais.

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Veja a seguir uma lista de faculdades bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para ingresso direto e possuem programas próprios de bolsas de estudo.

São instituições que oferecem cursos presenciais e a distância reconhecidos de diversas áreas, com unidades e polos de ensino em diferentes regiões do Brasil. Clique nos links abaixo para mais informações:

Veja também:

10+ dicas rápidas para estudar para o ENEM da forma correta

Saiba como são elaboradas as provas do ENEM!

Depois de saber como ver o local de prova do Enem 2019 e entender como você pode usar a nota do exame para entrar em uma faculdade, deixe sua resposta nos comentários: qual curso você quer fazer?


comentarios Comentários