dcsimg

Saiba se é melhor fazer o Enem, o vestibular, ou os dois!


Enem, vestibular ou os dois? É mais do que normal aparecer essa dúvida quando chega o momento de entrar na faculdade. Mas tudo fica mais claro quando a gente começa a se informar e a conhecer melhor todas as opções.

Comece perguntando: “Já decidi o curso que quero fazer?”, “Já sei em qual faculdade quero entrar?”. As respostas mostrarão qual prova você deve prestar para garantir seu futuro universitário.

Saia da dúvida e descubra agora mesmo se é melhor fazer Enem, vestibular ou os dois, entenda como funciona cada prova e confira algumas dicas de faculdades!

É melhor fazer Enem ou vestibular?

Depende dos seus planos. Se você já tem certeza da faculdade e do curso que quer fazer, optar pelo vestibular é provavelmente o melhor caminho.

Mas no caso de não ter decidido ainda, o mais indicado é prestar o Enem. Isso porque várias universidades do país inteiro aceitam as notas desse exame em substituição ao vestibular.

Assim, você ganha mais tempo para fazer sua escolha e tem centenas de opções de graduações para escolher.

Outra vantagem do Enem é que ele pode ser usado para concorrer a benefícios como o ProUni (bolsas de estudos) e o FIES (financiamento das mensalidades).

Para se candidatar a essas iniciativas é preciso ter prestado o Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral e mais do que zero na redação – além de se encaixar nos demais critérios de participação.

Dá para fazer Enem e vestibular?

Sim, dá para participar dos dois sem nenhum problema. Talvez, inclusive, seja essa a melhor opção. A primeira vantagem é que o conteúdo cobrado nas provas é o mesmo: tudo aquilo que você viu nos três anos do ensino médio.

Então, pensa só: já que você vai estudar para uma prova, aproveite o esforço e se inscreva em mais de um exame. Se acha que a inscrição vai pesar no seu bolso, saiba que o Enem e quase todos os vestibulares oferecem a chance de pedir a isenção da taxa.

Outra coisa: prestando provas em mais de um lugar, suas chances aumentam. Você pode estar em um dia ruim e ir mal em algum exame, mas arrasar nas respostas da outra prova!

Um último toque: antes de se inscrever, consulte as datas das provas do Enem e das diferentes instituições para ver se os dias não coincidem. É difícil acontecer, já que as universidades estão ligadas nas datas do Enem e não costumam marcar seus vestibulares para os mesmos dias. Mas não custa verificar.

 

Como são as provas do Enem?

O Enem acontece em dois domingos consecutivos, geralmente no início de novembro. É preciso ficar esperto para não perder a inscrição, que ocorre vários meses antes, ainda no primeiro semestre (entre abril e maio).

As provas são longas e exigem preparo. No primeiro dia de provas do Enem, caem as seguintes matérias.

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

 

No segundo dia a prova inclui:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Todas as questões são de múltipla escolha. São 45 sobre cada um dos quatro temas, totalizando 180 perguntas nos dois dias de prova.

Fora isso, tem a redação. Ela é aplicada no primeiro dia, junto com as provas de Linguagens e Ciências Humanas. O texto deve ser escrito no estilo argumentativo-dissertativo e conter entre 7 e 30 linhas. O objetivo é demonstrar domínio do tema e capacidade de argumentação. E, claro, um bom nível de Português.

O tema da redação só é revelado no dia da prova e sempre tem a ver com alguma questão atual que impacta a sociedade brasileira. O assunto pode estar ligado à política, cultura, economia e comportamento, entre outros aspectos.

A prova de redação é decisiva e vale a pena se preparar bastante para ela. Um zero pode minar as chances de conseguir vaga em faculdade ou em programas do governo por meio do Enem.

Como funciona o Vestibular?

Os vestibulares não seguem um padrão único, pois cada instituição tem liberdade para preparar seus próprios processos seletivos. Mas podemos falar de modo geral como funciona o concurso.

O que cai nas provas é o conteúdo do ensino médio. As questões podem ser de múltipla escolha (para assinalar a correta), ou dissertativas (em que o candidato precisa elaborar e escrever sua resposta).

Escrever bem também vai ser necessário para conseguir sua vaga: a redação é um grande clássico dos vestibulares. Existem até algumas instituições que pedem somente uma redação para avaliar o nível do candidato. Se ele se sair bem, fica com a vaga.

Ultimamente, vem se difundido nas universidades brasileiras o vestibular agendado, oferecido principalmente no caso de graduações a distância e para preencher vagas que possam sobrar após o vestibular tradicional. Nesse modelo, você entra no site da faculdade e vê as opções de dia e horário para fazer a prova. Aí basta escolher a que melhor se encaixa na sua rotina e comparecer ao local de aplicação do exame.

Faculdades que aceitam nota do Enem e também têm vestibular

As instituições que separamos para você na lista a seguir são credenciadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Todas elas aplicam seus próprios vestibulares e também aceitam as notas do Enem para selecionar alunos. Além disso, trabalham com os programas ProUni, FIES e outras iniciativas de descontos nas mensalidades.

Veja também:

Dicas para uma boa redação no Vestibular e Enem

Já decidiu se vai fazer Vestibular ou Enem? Por que não os dois? Conte aqui para a gente!


Comentários