Home Vestibular Descubra até quando você pode usar sua nota do ENEM!

Descubra até quando você pode usar sua nota do ENEM!

by Lucas Gomes

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece todo ano, no segundo semestre. A cada edição, milhões e milhões de participantes passam dois dias fazendo as provas, torcendo para conseguir um bom desempenho.

Pode-se dizer que a nota do Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Com ela dá para conquistar vaga em universidade pública ou privada, obter bolsa de estudos e financiamento estudantil a juros baixos.

Mas será que o Enem tem validade? Se eu não passar em algum processo seletivo que usa a nota do Exame vou precisar fazer as provas novamente? Até quando dá para usar a nota do Enem?

Veja as respostas a seguir!

 

O Enem vale por quanto tempo?

Depende. O Enem em si não tem um prazo de validade definido. O que acontece é que processos seletivos que usam essa nota como critério de classificação podem exigir determinada edição do Exame. Alguns aceitam o resultado de qualquer ano, outros a partir de 2010 e há os que exigem a edição mais recente. Vamos entender melhor a seguir.

 

Quando a nota do Enem precisa ser da edição mais recente

Há pelo menos dois casos em que você só pode usar a nota do Enem para entrar na faculdade se tiver feito a edição mais recente:

 

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a mais de cem instituições públicas de ensino superior.  

 

O processo é totalmente automatizado e acontece duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Pode participar qualquer pessoa que não tenha zerado na redação do Enem do ano imediatamente anterior.

 

As inscrições são gratuitas, feitas pela internet, com o número de inscrição e senha do Exame. Caso coloque o número de inscrição de outra edição do Enem, o participante não consegue completar o cadastro.

 

O candidato ao Sisu deve selecionar duas opções de vaga e concorre somente com quem fez as mesmas escolhas de universidade, campus, curso, turno e modalidade (cotas ou livre concorrência ). As vagas vão sendo preenchidas pelos participantes com maior nota no Enem.

 

A concorrência é acirrada. É possível conseguir vaga em muitos cursos com uma média de 600 pontos, mas aqueles mais disputados, como Medicina, Direito e Engenharia, podem exigir nota superior a 800 para passar.

 

Caso não consiga se classificar, é preciso escolher outro processo seletivo ou fazer o Enem no ano seguinte para tentar novamente.

 

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O sistema do ProUni é bem parecido com o do Sisu. As inscrições também abrem duas vezes por ano, a nota do Enem precisa ser da edição mais recente, a seleção é automatizada e acontece entre os candidatos que fazem as mesmas escolhas de faculdade, unidade, curso, turno e modalidade de concorrência.

 

O objetivo e os critérios, no entanto, são bem diferentes. O ProUni usa a nota do Enem para escolher candidatos de baixa renda que vão estudar com bolsa de estudos em faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Os requisitos para participar são:

·      Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

·      Apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero no Enem mais recente.

·      Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.

·      Não ter diploma de nível superior.

 

A nota necessária para passar no ProUni vai depender do desempenho dos candidatos que disputam a mesma vaga que você, da procura pelo curso e da reputação da faculdade, entre outros fatores. Nos mais concorridos, a pontuação fica próxima a 700, enquanto nos mais tranquilos dá para passar com desempenho um pouco acima do mínimo exigido.

 

Quando a nota do Enem pode ser a partir de 2010

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Governo Federal que usa a nota do Enem para classificar candidatos a um empréstimo com condições facilitadas para pagar a faculdade. Os juros são mais baixos do que os praticados no mercado e o estudante só começa a quitar a dívida depois de formado.

 

O FIES acontece duas vezes por ano, normalmente após a divulgação do resultado do ProUni. As inscrições são gratuitas e para participar é obrigatório:

·      Apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero em qualquer edição do Enem a partir de 2010.

·      Ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

 

O sistema do FIES preenche as vagas por ordem da maior para a menor nota no Enem. A concorrência se dá entre os candidatos que fazem a mesma opção de faculdade, campus, curso e turno.

 

Quando a nota do Enem pode ser de qualquer ano

Você pode usar sua nota do Enem de qualquer ano para entrar direto em uma faculdade particular sem precisar fazer outra prova. Chamado de ingresso direto, esse processo seletivo vem se tornando cada vez mais popular – centenas de instituições privadas já fazem uso desse modelo para selecionar novos alunos.

 

Os critérios variam bastante. O ideal é consultar o edital do processo seletivo da faculdade onde você quer estudar.

 

Confira algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode entrar com a nota do Enem por ingresso direto, FIES ou ProUni:

·      Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

·      Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

·      Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

·      Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

·      Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

·      Universidade de Franca (UNIFRAN) 

·      Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) 

·      Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio) 

·      Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia 

·      Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 

Veja também:

Entenda qual é a nota mínima que você precisa para passar no Enem

 

Vai usar sua nota do Enem para entrar na faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários

Posts Relacionados