dcsimg

Saiba o que e como estudar para a prova do Enem


O Enem acontece em novembro e você deve se preparar logo!

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece sempre uma vez ao ano e é uma das provas mais esperadas pelos estudantes que concluíram ou estão prestes a concluir o ensino médio.  

Os estudantes que desejam uma vaga em uma universidade pública também esperam muito pelo Enem, pois a prova é obrigatória para a participação em processos como o Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu).  

As 4 áreas da prova do Enem

Para realizar a prova e ter um bom desempenho, o candidato deve estudar todas as áreas de ensino que são cobradas nas provas, que são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  
  • Matemática e suas Tecnologias.  

A cada um dos dois domingos de prova, o estudante responderá a 90 questões (45 de cada área), sendo que, no primeiro dia, ainda será cobrada uma redação. Nessas áreas, estão as disciplinas de Sociologia, História, Filosofia, Matemática, Língua Portuguesa, Física, Biologia, Química e Geografia.

O que estudar para o Enem

O exame do Enem requer muita leitura de atualidades e literaturas. Nas provas, quase sempre as questões vêm acompanhadas com textos para ilustrar o assunto.  

Das disciplinas, recomendamos que você estude os assuntos que mais caem nas provas:

  • Língua Portuguesa: interpretação de textos, estrutura textual e análise de discurso, literatura, gêneros textuais, gramática.  
  • Filosofia: ética e filosofia política, quebra da disposição de texto, teoria do conhecimento, construção social da ciência, democracia e cidadania.  
  • Sociologia: movimentos socioculturais, cultura, trabalho, política, gênero e diversidade cultural.  
  • Geografia: Globalização, Analfabetismo, Geografia Humana, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento, Fuso Horário, Alimentos Transgênicos e Mudanças Climáticas.
  • História: Brasil República, Idade Moderna, Idade Contemporânea, Brasil Império e Historiografia.  
  • Matemática: grandezas proporcionais, geometria espacial, aritmética, funções e estatística.
  • Química: meio ambiente, estequiometria, equilíbrios químicos, química orgânica e eletroquímica.  
  • Física: mecânica, eletricidade e energia, ondulatória, termodinâmica, óptica.
  • Biologia: ecologia e citologia, fisiologia, microbiologia e genética.  

É muito importante está atualizado, pois as questões do Enem costumam vir com textos relacionados a atualidade. Separamos alguns desses assuntos atuais que podem está presente no Enem 2018:

  1. Incêndio no Museu Nacional
  2. Eleições 2018 no Brasil
  3. Greve dos Caminhoneiros
  4. Guerra na Síria
  5. Reforma Trabalhista
  6. Mobilidade Urbana
  7. Operação Lava Jato
  8. Centenário da Morte de Olavo Bilac
  9. Operação Carne Fraca
  10. Crise Econômica

Além das provas das disciplinas acima, a prova do Enem conta com uma redação dissertativa, em que o estudante terá 30 linhas para desenvolver um dos temas propostos.  

Como fazer uma boa redação

Para a redação do Enem, a banca avaliadora coloca duas opções de tema e o candidato escolhe uma delas para fazer o texto.  

A redação dissertativa deve ser dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Além de organização e respeito às margens da folha, o estudante precisa ter uma boa grafia. Caso o corretor não entenda alguma palavra, haverá perda de ponto.  

Outra boa dica é se informar sobre as pautas mais faladas no Brasil e no mundo. Então, é essencial que o estudante esteja sempre por dentro de tudo lendo jornais, revistas e até mesmo pelo celular.  

Faculdades que usam a nota do Enem

Além de oferecerem bolsas e financiamentos próprios, muitas faculdades particulares aderiram à nota do Enem como uma forma de ingresso em seus cursos.  

Fizemos uma lista com as principais instituições particulares que são reconhecidas pelo MEC e usam a nota do Enem no seu processo seletivo:

Veja também:  

Quanto ganha um nutricionista?  

Entendeu como estudar para a prova do Enem? Então nos conte aqui nos comentários suas técnicas de estudo!


Comentários