Home Vestibular Confira o horário da prova do Enem 2019 e fique preparado

Confira o horário da prova do Enem 2019 e fique preparado

by Lucas Gomes

Inicialmente criado para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) hoje é a principal porta de entrada para o ensino superior em diversas universidades públicas e privadas.

Quem se inscreveu no exame deste ano deve ficar atento aos horários e datas estipulados pelo MEC, para não correr o risco de perder a prova.

Para te ajudar a se preparar com antecedência, mostramos qual o horário da prova e ainda montamos uma lista com faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar com a pontuação obtida. Confira:

Qual o horário da prova do Enem 2019?

Veja a seguir o cronograma completo:

1º dia do Enem: 3 de novembro de 2019

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia

No primeiro dia, serão aplicadas as seguintes provas:

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Redação

2º dia do Enem: 10 de novembro de 2019

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h30 – Início das provas
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia

No segundo dia, serão aplicadas as seguintes provas:

  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Como é o exame?

O Enem é hoje uma das principais formas de acessar o ensino superior no país. 

Diferente dos vestibulares tradicionais, a avaliação não aprova ou reprova os candidatos: todos os participantes recebem um boletim de desempenho individual com a pontuação obtida nas provas.

É por meio dessa pontuação que o aluno pode se inscrever no processo seletivo de universidades públicas e, ainda, conseguir ingressar no ensino superior privado sem a necessidade de prestar o vestibular. 

Além disso, muitas faculdades particulares oferecem bolsas de estudo e descontos para quem alcançar uma boa nota no Enem.

Formada por 180 questões objetivas e uma redação dissertativa, a prova do Enem 2019 será aplicada em duas etapas, durante a tarde dos dois primeiros domingos de novembro.

As provas são formadas por 45 perguntas de múltipla escolha, com cinco alternativas para cada questão, contemplando todo o conteúdo ministrado durante os três anos do ensino médio.

O que fazer com a nota?

Como você viu anteriormente, a nota do Enem possibilita a entrada dos alunos no ensino superior: são mais de cem universidades, em todas as regiões do Brasil, que aceitam a pontuação da prova como forma de acesso à graduação.

Com a nota obtida é possível ainda conseguir uma vaga em programas de concessão de bolsas de estudo e financiamentos oferecidos pelo Governo Federal, como o FIES e o ProUni. 

Além disso, diversas faculdades particulares também oferecem bolsas para alunos que conseguem mais de 450 pontos no exame.

Onde estudar com as notas?

Para saber onde estudar após prestar o Enem 2019, montamos uma lista com boas faculdades particulares que aceitam a nota do exame como forma de ingresso e também participam de programas governamentais. Conheça:

Todas as faculdades listadas acima são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, o que garante a validade do diploma em todo o território nacional, além da boa aceitação no mercado de trabalho. Algumas delas ainda oferecem bolsas e descontos de acordo com a pontuação obtida no Enem.

Entre em contato com a instituição desejada para saber mais sobre os benefícios!

Veja também:

Descubra qual a nota mínima para passar no Enem

Descubra quais faculdades aceitam a nota do Enem

Vai prestar o Enem 2019? Conta para a gente nos comentários em que faculdade gostaria de estudar!

Posts Relacionados