Home Vestibular Melhores faculdades particulares do Brasil

Melhores faculdades particulares do Brasil

by Lucas Gomes

Uma dúvida que surge para todos os vestibulandos é em qual instituição de ensino superior ingressar. Essa questão é frequente devido à importância de se escolher uma boa faculdade para estudar, pois isso será uma das formas de se destacar no mercado de trabalho posteriormente.

Considerando a faculdade privada essa indecisão torna-se ainda maior, porque as mídias não divulgam constantemente listas das melhores faculdades particulares do Brasil, visto que dão maior crédito às universidades públicas. Entretanto, existem no país faculdades tão boas quanto as instituições públicas mais reconhecidas.

Para montar uma lista com as dez melhores faculdades privadas do Brasil usamos as notas obtidas no Índice Geral de Cursos e o Conceito Institucional pelas faculdades privadas. Assim, visamos mostrar as instituições que possuem a nota máxima 5 e a nota 4, que são consideradas pelo MEC os melhores desempenhos.

As dez melhores faculdades privadas do Brasil

  1. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE;
  2. Escola de Economia de São Paulo – EESP;
  3. Escola de Ciências Sociais – FGV;
  4. Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE;
  5. Faculdade de Administração de Empresas – FACAMP;
  6. Escola Superior de Administração e Gestão da Baixada Santista – ESAGS BS;
  7. Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic – SLMANDIC;
  8. Faculdade Capixaba da Serra – MULTIVIX SERRA;
  9. Faculdade Fucape – FUCAPE;
  10. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.

Para avaliar em qual faculdade privada você deve realizar sua graduação, é necessário saber que o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza uma lista para cada curso que já foi reconhecido com as notas do Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudantes (ENADE). Esse exame surgiu em 2004 e é aplicado de três em três anos para cada área do conhecimento e serve para avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação de todas as instituições de ensino superior, que são ingressantes e posteriormente os concluintes. Nessa prova pede-se que os alunos respondam a questões programáticas dos cursos em que estão matriculados. O ENADE é obrigatório para todos os alunos que forem selecionados e torna-se uma condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Após a divulgação do resultado do ENADE, é anunciado imediatamente pelo Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) o Índice Geral de Cursos (IGC), que é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Esse índice serve para os estudantes conhecerem o desempenho das instituições de ensino superior do país e sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

Existe ainda o Conceito Institucional (CI) que é uma avaliação in loco feita por especialistas do MEC, que visitam e examinam as instalações físicas em que o curso é desenvolvido, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), políticas de ensino, políticas de pessoal e de gestão. Desse modo, tanto o IGC quanto o CI vão conferir notas de 1 a 5. A nota 5 é a máxima, 1 é a mínima, sendo considerada insatisfatória junto com o conceito 2. Já a nota 3 é satisfatória, mas não é considerada um bom desempenho pelo MEC.

Ao escolher uma instituição de ensino é fundamental pesquisar as melhores faculdades privadas do Brasil, pois suas chances no mercado de trabalho aumentam se você fizer sua graduação em uma dessas instituições. É extremamente importante investir em uma boa formação, porque isso pode influenciar o restante da sua vida.

Você conhecia essas faculdades privadas ou já estudou em alguma? Muitas delas não são divulgadas nas mídias, mas possuem um excelente ensino superior. Conte para nós o que você pensa sobre esse assunto nos comentários.

Posts Relacionados