dcsimg

Descubra como usar a nota do Enem deste ano


Conheça as diversas formas de usar a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio!  

Há 20 anos atrás o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos das escolas públicas e particulares no ensino médio.  

Neste ano, em novembro, milhares de estudantes vão realizar o Enem, a prova será aplicada em dois domingos e as suas áreas se dividem em ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.  

Como usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser usada de diversas formas, um exemplo é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde Universidades Federais e Estaduais disponibilizam as suas vagas e fazem a sua seleção, de acordo com a nota no Enem. Porém, a nota do Enem não se destina apenas para o ingresso em universidades, vamos falar agora de todas as formas que você poderá usar a sua nota. Vamos lá!  

Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

Para participar do Sisu você como estudante não precisa apenas ter feito o Enem, mas precisa obter nota acima de zero na redação e verificar se a universidade que você deseja ingressar definiu alguma nota mínima para a inscrição. Depois disso, basta se inscrever no curso que optou e aguardar o resultado.  

Se acontecer de você desejar mudar de curso ou universidade, após a inscrição, basta acessar o site do Sisu,  preencher os dados e realizar as alterações. Esse processo pode ser realizado quantas vezes você quiser.

ProUni (Programa Universidade Para Todos)

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado com o objetivo de conceder bolsas integrais (100%) de estudos em faculdades particulares para estudantes que possuem renda bruta familiar de até um salário mínimo por pessoa e/ou parciais (50%) para alunos que possuem renda bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Para participar do ProUni o estudante precisa ter obtido no mínimo de 450 pontos nas provas do Exame, além de não zerar a redação. Também é necessário que o candidato atenda um dos requisitos abaixo:  

  • ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares;  
  • ser portador de deficiência física;
  • ser professor da rede pública de ensino básico e estar concorrendo a cursos de pedagogia, normal, superior ou licenciaturas (nesse caso, a renda familiar não importa.)

O ProUni também oferece as bolsas remanescentes, onde o estudante que já está matriculado em uma faculdade particular pode se inscrever e concorrer a uma vaga do mesmo curso.

Se acontecer da vaga ser bastante concorrida, disputada e limitada, tem como alternativa tentar entrar em outro curso e depois pedir a transferência. Não é necessário ter realizado o Enem no mesmo ano da seleção, mas em qualquer outro período.  

Fies (Financiamento Estudantil)

O Fies também é um programa do governo federal, onde o aluno financia  seu curso em uma faculdade particular e só começa a pagar depois de graduado. Os estudantes que ainda não se vincularam em uma faculdade, assim como aqueles que já estão matriculados em qualquer período do curso podem  solicitar o financiamento.

Os alunos que concluíram o ensino médio a partir de 2010 precisam ter realizado o Enem para entrar com a solicitação do financiamento.  

Ingressar em uma Faculdade Particular

Outra forma de utilizar a nota do Enem pode ser para ingressar em uma faculdade particular sem precisar realizar vestibular.  

Muitas faculdades já dispõem desse processo e você não precisa ter realizado o Enem no mesmo ano em que pretende se matricular, mas basta ter o número de inscrição do exame e as notas de cada prova. Em muitos casos as faculdades não exigem uma nota mínima para participar do processo.

Abaixo seguem as principais faculdades reconhecidas pelo MEC que realizam esse tipo de seleção:

Estas faculdades também oferecem financiamentos e bolsas de estudo próprias, além de participarem de programas do governo, como ProUni e Fies.

Outra forma de usar a nota do Enem:  

Sisutec (Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica)

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica) oferece vagas das instituições que disponibilizam cursos técnicos e profissionalizantes, gratuitamente, aos alunos que já concluíram o ensino médio.  

Saiba mais: Sisutec EAD

Vai realizar o Enem? Fique à vontade para nos contar como irá usar a sua nota, aqui nos comentários!


Comentários