dcsimg

Descubra qual a nota mínima pra passar no Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado inicialmente para avaliar a qualidade do ensino brasileiro. Com o passar do tempo, foi ganhando importância e hoje serve também como porta de entrada para o ensino superior.

Com a nota obtida no Enem é possível entrar em universidades públicas e privadas de todo o País. Apesar disso, este Exame funciona de forma bem diferente dos vestibulares tradicionais e não faz sentido falarmos em “passar no Enem”.

É que participar dessa prova não implica em concorrência. O Enem apenas entrega a cada estudante um boletim de desempenho individual, ninguém é aprovado ou reprovado nesta etapa.

O que acontece é que diversos programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal utilizam a nota do Enem como critério de classificação. Ou seja, se você tirou uma boa nota no Exame, tem a chance de entrar em universidades públicas sem fazer vestibular, ganhar bolsas de estudo em faculdades privadas ou até conseguir um financiamento estudantil a juros baixos.

A nota mínima que você deve tirar no Enem vai depender muito do processo seletivo em que está inscrito, do curso e da universidade onde pretende conseguir a vaga. Veja a seguir qual pontuação é exigida em cada caso!

Nota mínima no Enem para entrar em universidades públicas

Diversas universidades públicas de todas as regiões do País disponibilizam suas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma iniciativa do Governo Federal.

Podem participar deste processo seletivo os estudantes que fizeram a prova mais recente do Enem e tiraram nota maior que zero na redação.

Os candidatos escolhem o curso e universidade para a qual desejam a vaga e o sistema seleciona aqueles com as maiores notas no Enem.

A nota mínima para ser aprovado (ou nota de corte) muda a cada edição e depende muito das opções escolhidas (universidade, curso, turno, modalidade de concorrência, etc.) e do desempenho dos outros candidatos que concorrem à mesma vaga.

Historicamente, os cursos de Medicina, Direito e algumas Engenharias são os que apresentam as maiores notas de corte. Nos últimos anos, as notas mais altas têm ficado acima dos 800 pontos.

Com uma média de 700 pontos é possível ser aprovado em diversos cursos. As notas de corte mais baixas costumam ficar próximas aos 650 pontos.

Nota mínima no Enem para ganhar bolsa de estudos

Quem pretende fazer uma faculdade particular mas não tem condições de arcar com as mensalidades pode se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) e tentar uma bolsa de estudos.

Só pode se inscrever no ProUni quem fez a edição mais recente do Enem, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Esta é a pontuação mínima para ter o direito a concorrer a uma bolsa. Porém, para ser aprovado, muitas vezes é preciso tirar uma nota bem mais alta que isso.

Para os cursos mais concorridos a nota de corte pode ficar entre 700 e 800 pontos. Com uma média próxima a 600 pontos é possível conseguir vaga em diversas faculdades. E em alguns casos, a nota de corte pode ficar bem próxima ao mínimo exigido.

O ProUni é destinado a estudantes de baixa renda e um dos requisitos para se inscrever é que a renda familiar bruta mensal não ultrapasse 3 salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato não pode ter diploma de nível superior.

Nota mínima no Enem para conseguir financiamento estudantil

Se você não passou no ProUni, pode contar com a ajuda de um financiamento para pagar a faculdade particular.

O FIES é o fundo de financiamento estudantil do Governo Federal. Quem consegue este benefício pode financiar o curso superior a juros baixos e começar a pagar a dívida só depois de formado.

Para se inscrever é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

É possível conseguir o FIES somente para cursos presenciais.

Pode tentar uma vaga no FIES quem cumprir as exigências de renda familiar e desempenho no Enem (os requisitos podem mudar a cada edição do processo seletivo).

Nota mínima no Enem para entrar em universidade particular

Muitas universidades privadas oferecem vantagens a quem teve um bom desempenho no Enem. Em alguns casos é possível ter acesso direto ao curso, sem precisar fazer vestibular. Descontos nas mensalidades e créditos estudantis são outras facilidades que você pode conseguir com a nota do Enem.

Cada universidade se organiza de forma diferente e define quantas vagas serão ofertadas, como será feito o cálculo da nota e se será necessário apresentar uma pontuação mínima. Para saber mais detalhes, procure se informar na faculdade de seu interesse.

Confira algumas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem:

Veja também:

Quem pode fazer o Enem?

Está se preparando para o Enem? Conte para a gente o que você pretende fazer com sua nota!


Comentários