dcsimg

Saiba o que você pode fazer com a nota do Enem 2018


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998. Trata-se de uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio.

Além dos já conhecidos ProUni e Fies, em 2009 o Enem passou também a selecionar estudantes de todo o Brasil para o ingresso em universidades federais e, a partir de 2010, adotou o Sisu.

Existem diversas opções onde a sua nota do Enem 2018 pode ser utilizada. Conheça algumas delas:

Ingressar em uma faculdade federal

Estudar em uma faculdade federal é o sonho de muitas pessoas. Como você viu, desde 2009 o Enem foi adotado como forma de selecionar os candidatos para as universidades federais de todo o Brasil.

As instituições têm autonomia para decidir a maneira que vão utilizar o Enem em seu processo seletivo. Algumas usam a inscrição no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) como único critério para aprovação; outras preferem fazer uma combinação entre a nota do Enem e a do vestibular da instituição. Para saber como e se a universidade onde você deseja estudar usa a nota do Enem, acesse o site da instituição.

Participar do Sisu e Sisutec

O Sisu é um programa que visa selecionar participantes do Enem para as universidades federais e estaduais. A cada semestre, mais de 100 instituições em todo o Brasil disponibilizam diversas vagas, todas elas direcionadas a pessoas que desejam utilizar esse programa para entrar na faculdade.

Para participar do Sisu e concorrer a uma das vagas disponíveis no curso desejado, o candidato deve usar sua nota do Enem. O processo de seleção dura 4 dias e é feito pelo sistema online. Todos os dias, o aluno deve acessá-lo e verificar se sua avaliação no Enem atinge a nota de corte para ingressar na faculdade de interesse.

O Sisutec funciona da mesma forma, porém é direcionado para candidatos que queiram ingressar no curso técnico de alguma universidade.

Participar do ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado pelo governo federal e oferece bolsas de estudo para que estudantes de baixa renda possam ingressar em universidades privadas.

Por meio do ProUni, o candidato pode conseguir bolsa de 50% ou 100%. Para participar do programa, você deve realizar o Enem, obter no mínimo 450 pontos na prova e não zerar a redação, além ter uma renda familiar de até três salários mínimos. Caso você tenha essas condições, é necessário, ainda, se encaixar em um dos seguintes requisitos: ter estudado em escola pública, ser professor de escola pública ou ter alguma deficiência.

Participar do Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um empréstimo do governo para o estudante pagar as mensalidades da faculdade. O programa é destinado para candidatos que queiram estudar em universidades privadas ou que já estudam em uma, porém não conseguem pagar toda a mensalidade.

O programa funciona assim: você realiza o curso desejado utilizando o financiamento que conseguiu por meio do Fies e, quando estiver formado e trabalhando na sua área, devolve esse valor emprestado ao governo com juros baixos.

Utilizar o Enem como forma de ingresso na faculdade

Conforme citado acima, as universidades federais já aderiram o Enem como forma de seleção para seus cursos. Além delas, algumas universidades particulares também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Esta opção facilita muito a vida dos candidatos, visto que você não precisa fazer os vestibulares próprios das faculdades.

Onde estudar com a nota do Enem?

Como você viu, existem diversas universidades públicas que aceitam a nota do Enem. Se você deseja estudar em uma faculdade particular, saiba também que há muitas instituições que aceitam a nota do Enem para selecionar os candidatos. Além disso, várias delas participam do ProUni e do Fies, portanto você terá a chance de estudar com 50% ou 100% de bolsa ou financiar o valor do curso.

Selecionamos abaixo algumas faculdades particulares que são reconhecidas pelo MEC, estão localizadas em vários estados do Brasil e oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento, tanto na modalidade presencial quanto EAD e semipresencial:

Vale ressaltar que, além do vestibular tradicional, as universidades sugeridas contam também com a prova agendada, que ocorre várias vezes ao ano.

Dessa forma, você que tem uma rotina corrida e não consegue realizar o vestibular no horário e data tradicionais pode marcar o melhor momento para fazê-lo. Além disso, caso tenha perdido a prova tradicional, não precisará esperar até o próximo semestre para tentar novamente.

Percebeu como é importante realizar o Enem? Ele dá a você diversas possibilidades, como conseguir bolsas ou financiamentos, entrar em faculdades públicas ou privadas e até estudar fora do país e viver uma experiência incrível com a faculdade.

Portanto, mesmo que você não tenha certeza de qual caminho vai seguir, não deixe de fazer o Enem e realizar seu sonho de entrar na faculdade!

Veja também:

Descubra como usar a nota do Enem a seu favor

Saiba como funciona a nota do Enem para entrar na faculdade

Agora que você já sabe o que fazer com a nota do Enem 2018, conte para a gente quais são seus planos!


Comentários