dcsimg

Veja tudo que você precisa saber sobre a prova do Enem 2019


Parece que o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, tem o poder de acelerar o tempo.

A impressão que a gente tem é que, depois do período de inscrições, os quase seis meses até o dia da primeira prova passam voando!

Por isso, não dá pra bobear. O segredo é conhecer o quanto antes todos os detalhes sobre a prova do Enem e ter todas as informações mais importantes bem à mão.

Preparamos um guia super completo sobre as provas do Enem 2019 para você chegar com tudo no exame mais importante do Brasil.

Confira a seguir!

Quando sai o local de prova do Enem 2019

O local de prova do Enem 2019 é divulgado no cartão de confirmação de inscrição. Esse documento, que você pode baixar a partir da página do participante ou do aplicativo oficial do Enem para celulares, fica disponível alguns dias antes da prova.

A partir da segunda quinzena de outubro, fique de antena ligada, pois o Enem deve liberar o acesso ao cartão de inscrição.

Assim que descobrir seu local de prova, a dica é fazer o trajeto e se planejar para sair de casa com bastante antecedência. O motivo de tanto cuidado? Chegar antes de fecharem os portões e poder fazer a prova com tranquilidade.

Quando é a prova do Enem 2019

O Enem 2019 acontece em dois domingos seguidos: nos dias 3 e 10 de novembro.

Atenção: os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13 h (horário de Brasília). Quem não tiver entrado não vai poder fazer a prova.

O que cai em cada dia de prova do Enem 2019

Os dois dias de Enem são bastante intensos, com pelo menos 90 (isso mesmo, noventa!) questões para resolver em cada domingo. Entenda a programação:

Primeiro dia do Enem 2019 – 3 de novembro

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • 45 questões de Ciências Humanas
  • Prova de Redação

A prova tem início às 13h30 e termina às 19h00 (horário de Brasília) – são cinco horas e meia para resolver as 90 questões, redigir e passar a limpo a redação e transferir o gabarito para o cartão de respostas.

Segundo dia do Enem 2019 – 10 de novembro

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias

A prova tem início às 13h30 e termina às 18h30 (horário de Brasília) – o que dá cinco horas para responder as 90 questões e passar o gabarito para o cartão de respostas.

Quando sai o gabarito da prova do Enem 2019

O gabarito oficial do Enem deve sair lá pelo dia 13 de novembro. Conferir as respostas pode até ajudar a baixar um pouco a ansiedade para alguns, mas é importante saber que a pontuação do exame é bem mais sofisticada do que a soma dos acertos.

Entenda melhor no tópico seguinte.

Como são corrigidas as provas do Enem 2019

As quatro provas objetivas, ou melhor, os cartões-resposta, passam por uma correção computadorizada.

Nesse esquema, são aplicados vários cálculos complexos que levam em consideração o grau de dificuldade da questão, a coerência de acertos do candidato e o desempenho geral de todos os participantes.

Por conta disso, não dá nem para saber com antecedência qual é a pontuação máxima possível em cada prova objetiva. Dica: em raríssimos casos pode passar de 1.000 pontos.

Já a prova de redação passa por dois avaliadores distintos (pessoas especializadas contratadas pelo MEC), que pontuam cinco competências do texto. Caso as notas dadas pelos dois avaliadores sejam muito diferentes, a redação vai para um terceiro corretor.

A redação do Enem vale de 0 a 1.000 pontos.

Quando sai o resultado do Enem 2019

Quem faz o Enem precisa ter nervos de aço. Depois de todo o estudo e estresse da prova, é preciso esperar uns dois meses para saber o resultado.

A pontuação final do Enem 2019 deve sair na primeira quinzena de janeiro de 2020, quando é liberado o acesso ao boletim de desempenho individual, na página do participante.

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Já que é preciso esperar bastante até sair o resultado do Enem 2019, vamos usar esse tempo de uma forma produtiva.

Que tal começar a avaliar as possibilidades de entrada na faculdade com a nota do exame?

Existem pelo menos quatro:

  • Sisu: processo seletivo nacional e bastante concorrido que oferece vagas em universidades públicas. Para se inscrever não pode ter zerado a redação. A nota de corte fica acima de 650 pontos na maioria dos casos.
  • ProUni: distribui bolsas de estudos em boas faculdades privadas. Tem requisitos de renda familiar, formação escolar e nota mínima no Enem mais recente.
  • FIES: oferece crédito estudantil a juros baixos. Também tem critérios de renda familiar e desempenho no Enem.
  • Ingresso direto: o mais descomplicado de todos, basta apresentar o boletim do Enem e fazer a matrícula, caso atinja a pontuação solicitada (bem menor que a dos outros processos seletivos).

Conheça algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você vai poder estudar com a sua nota do Enem 2019:

Veja também:

Quem pode fazer o Enem?

Guardou bem todas as informações sobre a prova do Enem 2019? Conte para a gente nos comentários!


comentarios Comentários