dcsimg

Veja quando sai o resultado do Enem para entrar na faculdade


O exame mais esperado pelos estudantes acontece em novembro, então veja quando o resultado estará disponível!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais esperadas para os jovens do país. Mesmo depois de feito a prova, a ansiedade permanece, pois a vontade de ver a pontuação e saber se conseguirá ingressar em uma faculdade sem precisar pagar nada, só aumenta a cada dia.

Após a prova do Enem, o aluno tem a possibilidade de participar de diversos programas do governo federal e de faculdades particulares.

Resultado do Enem

Logo após a prova, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza para os alunos os gabaritos das provas. Logo após da prova, este recurso está liberado no site do Mec, assim, o estudante já pode dá uma corrigida em casa.

É bom observar que a nota do Enem não é dada apenas pelos erros e acertos nas questões objetivas, mas sim pela dificuldade que cada uma delas têm e é bom lembrar que a nota da redação só saí no dia do resultado final, dando assim um impulsionamento na média.

O resultado final da prova saai geralmente em Janeiro, e logo após o resultado o MEC oferece as inscrições para as universidades públicas federais e estaduais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Como usar a nota do Enem

Existem diversas opções para o uso da nota do Enem. Vamos explicar melhor cada uma delas!

Sisu

Para quem sonha em ingressar em uma faculdade pública, federal ou privada, a melhor opção é essa, o Sisu.

Esse sistema já é usado em diversas universidades do país, como um método de processo seletivo. Ele dá a facilidade ao aluno de não precisar realizar diversas provas e apenas com o Enem tentar ingressar em até duas instituições.

Os requisitos para o Sisu são:

  • Candidato ter realizado o Enem.
  • Não ter obtido nota 0 (zero) na redação.

Algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Então, no ato da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies é um programa do governo federal que possibilita o financiamento da graduação presencial em uma faculdade particular.

Neste segundo semestre de 2018, os financiamentos concedidos para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos (por pessoa) terão taxa real zero de juros.

O estudante deve pagar todos os meses os valores referentes à parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Ao concluir, o estudante pagará o saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela mensal será variável de acordo com a renda e, nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O Programa Universidade para Todos disponibiliza bolsas de estudo em faculdades particulares. A seleção acontece a cada semestre e pode participar candidato que:

  • Fez o último Enem (antes do processo seletivo) e obteve nota igual ou maior que 450 pontos nas provas de conhecimentos e não ter zerado a redação.
  • E não possui curso superior.

Além desses requisitos, os candidatos que queiram concorrer às bolsas parciais devem ter:

  • Renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

E para as bolsas integrais:

  • Renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Os candidatos devem atender pelo menos um dos próximos requisitos:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino básico em efetivo exercício, integrado o quadro permanente da instituição e ter concorrido à vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

O ProUni também oferece as bolsas remanescentes, que são para quem já está ou não matriculado em uma faculdade participante e fez alguma edição do Enem, desde 2010.

Veja mais: Entenda como funcionam as vagas remanescentes do ProUni

Ingresso em faculdade particular diretamente com o Enem

Outra forma que tem sido muito usada é o ingresso nas faculdades particulares, diretamente com a nota do Enem.

O estudante dessa forma não paga taxa de inscrição e não precisa realizar prova: apenas aguardar a faculdade que, em mais ou menos 48 horas, enviará o resultado por e-mail para depois ele comparecer para realizar a matrícula.

Não é ótimo dessa forma? Então, separamos para você algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem esse tipo de processo seletivo e, além disso, possuem bolsas de estudo e financiamentos próprios.

Já sabe como vai usar a sua nota do Enem? Então conte pra gente aqui nos comentários!


Comentários