Home Vestibular Saiba quanto é necessário tirar no Enem pra conseguir bolsa

Saiba quanto é necessário tirar no Enem pra conseguir bolsa

by Lucas Gomes

Sabia que é possível ganhar bolsa de estudos com a sua nota do Enem?

Pois é, dá até para estudar de graça em uma faculdade particular de qualidade em qualquer parte do Brasil, e em qualquer curso que você imaginar!

Conseguir um benefício desse, por outro lado, exige dedicação. Estudar bastante para alcançar uma boa pontuação nas provas é o diferencial número um para quem anda a fim de uma bolsa.

A disputa é acirrada, mas se você souber direitinho quais são as notas necessárias para cada curso e como agir durante o processo seletivo, as chances aumentam bastante.

Quer saber quanto você precisa tirar no Enem para conseguir bolsa? Se liga aí que a gente já vai explicar!

Como posso usar o Enem para conseguir bolsa?

Para conseguir bolsa com sua nota do Enem é preciso se inscrever no ProUni, o Programa Universidade para Todos do governo federal.

O processo seletivo do ProUni ocorre duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Para participar é obrigatório ter feito o Enem mais recente — só vale o mais recente mesmo — e ter atingido pelo menos 450 pontos na média das provas.

O pulo do gato aqui é: quanto mais alta for sua nota, mais chances você tem de ganhar!

Candidatos que tiverem tirado zero na redação, mesmo que tenham uma pontuação incrível as provas, não conseguirão se inscrever.

Como o programa é voltado para pessoas que mais precisam, só pode concorrer quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, é necessário ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou ter estudado em escola particular com bolsa integral.

O candidato pode escolher duas opções de curso. A nota mínima para passar vai depender do desempenho dos candidatos que disputam vaga no mesmo curso, faculdade, turno, unidade e modalidade de concorrência.

Para se dar bem, será preciso agir com inteligência.

Quer saber como? Nós revelaremos no tópico a seguir!

Quanto é necessário tirar no Enem para conseguir bolsa?

Dos processos seletivos que usam a nota do Enem, o ProUni é um dos mais concorridos, ficando atrás apenas do Sisu, que distribui vagas em universidades públicas.

Por isso a gente falou lá em cima que é tão importante se dedicar aos estudos para obter a maior nota possível.

Aqueles cursos mais procurados, como Medicina, Engenharia Civil ou Direito, muitas vezes exigem notas próximas de 800 pontos.

Os mais tranquilos, como os de licenciatura ou de tecnologia, às vezes podem exigir apenas a pontuação mínima, de 450 na média das provas.

Vamos traçar um panorama das notas necessárias para conseguir bolsa a seguir:

  • Medicina, Engenharia Civil, Engenharia Aeronáutica, Odontologia, Direito, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo: entre 680 e 800 pontos.
  • Administração, Comunicação Social, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Engenharia de Computação, Engenharia Química, Ciências Contábeis, Enfermagem, Biomedicina, Gastronomia: entre 600 e 680 pontos.
  • Pedagogia, Artes, Serviço Social, Gestão de Recursos Humanos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Turismo, Logística, Negócios Imobiliários, Gestão de Segurança Pública, Matemática, Física, Comunicação Institucional: Entre 450 e 600 pontos.

O ProUni tem um diferencial em relação aos demais processos seletivos do governo federal que usam a nota do Enem: é o único que também dá a possibilidade de ganhar bolsas em cursos a distância!

A vantagem é que os cursos EAD são menos procurados no ProUni e a nota para passar geralmente é mais tranquila, perto do mínimo exigido. A qualidade, no entanto, é a mesma e o diploma vale tanto quanto o presencial.

Alternativas para quem não conseguir bolsa pelo Enem

Se você não se encaixa nos critérios para conseguir bolsa do ProUni, não se preocupe. Existem algumas alternativas para usar sua nota do Enem e entrar no ensino superior o quanto antes.

A primeira delas é tentar vaga no ensino superior público pelo Sisu. Para participar, basta ter feito Enem mais recente e não ter zerado a redação. A questão é que nesse processo seletivo a concorrência é maior que no ProUni, o que eleva bastante as notas necessárias para entrar.

Outra alternativa interessante é se inscrever por ingresso direto, modalidade adotada por faculdades particulares de todo país que permite a entrada com a nota do Enem de forma simples e direta: basta informar a pontuação obtida em cada prova e, caso atinja a média necessária, você já garante o direito à vaga. Muitas faculdades oferecem bolsas para candidatos com boa pontuação no Enem, em programas próprios de incentivo.

A terceira via é tentar um financiamento estudantil, o que às vezes pode ser um uma saída interessante, já que o FIES oferece juros baixos e prazo longo para pagamento. Para participar é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos, sem ter zerado a redação, e se encaixar nos perfis de renda determinados pelo MEC. O programa acontece duas vezes ao ano.

Onde estudar com as bolsas do Enem

O ProUni tem uma vantagem e tanto: o Ministério da Educação (MEC) só concede bolsas em faculdades reconhecidas e bem avaliadas.

Para quem vai tentar o benefício, essa é uma garantia de qualidade. O MEC tem um sistema de avaliação super rigoroso, que leva em conta fatores como infraestrutura das faculdades, desempenho geral dos alunos, plano pedagógico de cada curso, nível de formação de professores, etc.

A seguir, a gente escalou algumas das faculdades que aceitam o ProUni e onde você pode tentar a bolsa até de olhos fechados.

Ah, elas também trabalham com sistema de ingresso direto e com o FIES, além de terem facilidades próprias como bolsas, parcelamento, convênios e descontos variados.

Veja também:

Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?

E aí, você vai tentar bolsa pelo ProUni? Conte para a gente nos comentários!

Posts Relacionados